

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2025 começou dia 17 de março e vai até o dia 30 de maio. Os contribuntes devem ficar atentos às mudanças nas regras divulgadas pela Receita Federal para evitar erros na declaração e não correr o risco de cair na malha fina.
- Veja aqui como retificar a declaração do IR e evitar a malha fina e multas.
Durante o período de declaração do IR umas das principais dúvidas que surgem entre os contribuintes é como prosseguir com a declaração de parentes falecidos em 2024.
Quando um contribuinte falece, de acordo com Juliana Assolari, sócia do Lassori Advogados, o inventariante deve apresentar a Declaração de Espólio, que inclui os bens, direitos e obrigações deixados.
Essa declaração deve ser feita a partir do ano seguinte ao falecimento, com o processo se encerrando com a Declaração Final de Espólio, que reúne os rendimentos e bens até a data do óbito, após a partilha dos bens.
- Entenda aqui como fazer a declaração do IR após o divórcio.
Saiba quais as regras para declaração de parente falecido em 2024
O professor de administração da ESPM, Jorge Ferreira dos Santos, explica que se o falecimento ocorreu em 2024, será necessário fazer a Declaração de Ajuste Anual normalmente para o ano-calendário 2024.
Esta declaração deve ser entregue pelo responsável pelos bens do falecido ou pelo inventariante, seguindo as mesmas regras e prazos da declaração de uma pessoa viva.
Ela é obrigatória se o falecido se enquadrava nos critérios de obrigatoriedade para o ano de 2024, como ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00.
“Caso não haja inventariante nomeado, essa responsabilidade recai sobre o cônjuge, companheiro ou dependente”, informa o professor.
- Saiba qual é a data limite para a entrega da declaração do IR 2025 aqui.
Veja como consultar a restituição do IR 2025
Caso o contribuinte queira consultar a restituição ele deve acessar o site da Receita Federal, ir até a aba “Serviços” e selecionar “Consultar minha restituição”, informando seu CPF e data de nascimento.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que o crédito da restituição do IR 2025 só pode ser pago em conta corrente, conta pagamento ou de poupança em que o contribuinte seja titular.
De acordo com Daniela Vlavianos, sócia do escritório Poli Advogados & Associados, o valor da restituição do Imposto de Renda depende das informações fornecidas na declaração, incluindo rendimentos, despesas dedutíveis e eventuais retenções na fonte. Portanto, para saber o valor exato da restituição, é necessário completar o preenchimento da declaração.