Educação Financeira

LCI é um bom investimento? Saiba como avaliar

As letras de crédito possuem diversas vantagens e desvantagens que o investidor deve analisar

LCI é um bom investimento? Saiba como avaliar
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

As letras de crédito (LCs) são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras com o objetivo de captar recursos para financiar setores específicos da economia.

Elas possuem diversas vantagens e desvantagens, mas o investidor precisa entender que, ao comprar Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), por exemplo, ele “empresta” seu dinheiro a uma instituição financeira que o utilizará para financiar o mercado imobiliário durante um tempo estabelecido na hora da compra. Ao final desse período, a instituição deve retornar esse montante acrescido dos juros.

Para entender se o investimento em  LCIs é bom, o interessado deve, antes de aplicar seu dinheiro, conhecer quais são os seus objetivos e analisá-los em um planejamento financeiro. Depois de definidas as metas, basta conhecer como elas funcionam e, finalmente, avaliar se elas se encaixam nas suas expectativas.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os ativos podem ainda ser prefixados, em que o interessado sabe o valor exato que vai receber no momento em que contrata o título, e pós-fixados, em que parte do rendimento está atrelado a indicadores econômicos que podem ser o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), Índice de Preços do Consumidor (IPCA) ou a Selic, a taxa básica de juros da economia.

Vale lembrar ainda que as LCIs têm isenção do Imposto de Renda para os rendimentos e também possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que pode devolver até R$ 250 mil ao titular do ativo caso a instituição não pague o montante acrescido de juros no tempo estabelecido.

A liquidez também é um fator que pode variar de acordo com a instituição emissora bem como ao período de carência, ou seja, o tempo em que não se pode realizar movimentações na aplicação. A carência mínima é de 12 meses.

Definir um investimento como bom ou ruim depende dos objetivos e do nível de risco que o investidor está disposto a aplicar seu dinheiro. No caso das LCIs, isso não é diferente: a sua análise que medirá se esse título vale ou não a pena. Porém, se manter bem informado é essencial para seguir um bom planejamento.