O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) busca preservar o patrimônio do investidor caso a instituição financeira na qual o dinheiro está guardado ou aplicado sofra alguma forma de intervenção, liquidação ou falência. Assim, ele funciona como um “seguro” das aplicações. No entanto, o investidor deve estar atento, pois o fundo cobre apenas alguns tipos de investimentos e depósitos, além de possuir valor limite caso do LCI.
Leia também
O FGC é uma instituição privada, criada em 1995, sem fins lucrativos e feita para proteger investidores e prevenir o risco de uma crise bancária. O fundo também presta auxílio para as próprias instituições financeiras. Entenda mais sobre o ele nesta matéria.
No caso da Letra de Crédito Imobiliário (LCI), um título de renda fixa, o fundo cobre os investimentos realizados até um valor máximo de R$ 250 mil.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Caso uma pessoa física tenha dinheiro a receber do FGC, ela deve utilizar o Aplicativo FGC, realizando o cadastro na plataforma. Não há a necessidade de o credor comparecer a uma agência bancária. O pagamento será realizado diretamente em conta corrente ou conta de poupança de sua titularidade.
Já no caso das pessoas jurídicas, o responsável deverá solicitar a garantia preenchendo o formulário presente no site oficial do FGC. Em seguida, o e-mail cadastrado recebe informações sobre os procedimentos que deverão ser realizados. O pagamento será realizado por meio de uma transferência exclusivamente para uma conta de titularidade da empresa, ou seja, que esteja vinculada ao CNPJ.