• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Nada será como antes: E-Investidor ajuda em momento de incerteza

Como o E-Investidor vai te auxiliar em cenário de turbulência

Por Márcio Kroehn

21/03/2020 | 19:50 Atualização: 17/04/2020 | 15:07

Cenário de incerteza pede por credibilidade e informação (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)
Cenário de incerteza pede por credibilidade e informação (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

Sou do tempo da crise de 2008

Em setembro, uma semana depois do derretimento dos mercados globais em razão da crise dos bancos americanos, estava circulando pela bolsa de Nova York.

Leia mais:
  • Novo projeto sobre investimentos do Estadão vai ao ar
  • Miranda: "Este é o melhor momento para ajudar o investidor"
  • As ações para ficar de olho com a queda da Bolsa
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ouvi alguns operadores que, desolados, não sabiam qual seria o tamanho do estrago. Os efeitos para as  economias ainda eram incertos, mas todos tinham convicção que os investidores seriam atingidos.

Não deu outra. O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores brasileira, fechou aquele ano com queda de 41,2%, a maior em 36 anos.

Pandemia do coronavírus

Mas qual é a diferença para a crise provocada pelo coronavírus? Há 12 anos, o problema estava ligado à liquidez financeira. Agora, o inimigo é invisível.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A pandemia tende a fazer um estrago muito maior, afinal, busca-se todos os cuidados para reduzir o contágio em massa. O momento é delicado para a economia porque a prioridade é a saúde de todos nós. Assim, tudo para – e é melhor que seja assim mesmo. O mundo terá de lidar com uma provável recessão, além da depressão provocada pelo período de isolamento.

Economia atual em crise

Para o seu bolso, os problemas são ainda maiores. A taxa Selic entrou em 2009 a 13,75% ao ano. Era uma remuneração bastante generosa que minimizava os estragos de quem tinha um pé na renda variável e outro na renda fixa. Desta vez, o juro básico da economia brasileira está em 3,75% ao ano. O retorno real é irrisório; quando não, negativo. Para onde correr?

É neste momento que todos precisam de informação. Não qualquer uma digitada nos buscadores da internet, mas sim aquela com a credibilidade de uma marca como a do Estadão.

Essa confiabilidade é o alicerce do E-Investidor, o portal de conteúdo de finanças pessoais e investimentos que estreia num momento de extrema turbulência, talvez a mais difícil para o investidor brasileiro.

O que esperar do E-Investidor

Para entender os fatos, trazer análises de especialistas e, também, encontrar as oportunidades, formamos uma equipe de jornalistas altamente qualificada, com a curiosidade aguçada para encontrar o que o público quer e precisa.

O E-Investidor é multiplataforma. O site é o ponto central da distribuição de conteúdo. Mas estaremos disponíveis em diversos formatos e canais. Semanalmente no impresso, diariamente na rádio Eldorado e em todas as redes sociais. Você nos encontra no Instagram, no LinkedIn, no Twitter, no Facebook e no YouTube, além de podcasts – inclusive já pode nos seguir em todas elas.

Publicidade

No início de 2020, alguns analistas estavam otimistas e projetavam um Ibovespa aos 140 mil pontos no fim do ano. O ganho seria de 18%. Agora, para alcançar a previsão, o indicador precisaria dobrar. Mas o desastre atual não estava no radar, naquele momento. Para os novatos na bolsa, que no último ano fizeram o mercado brasileiro mais que dobrar, para 2 milhões de pessoas, a situação gera pânico momentâneo.

Olhar a carteira de investimentos com a cor predominantemente vermelha é desesperador. Para entender, refletir e agir, é natural que o interesse das pessoas pela informação cresça ainda mais neste momento. O E-Investidor vem para ocupar esse espaço.

Mas nada será como antes porque a saída não está mais na renda fixa, achatada com um juro básico de 3,75% ao ano. A história registra que em 2009, após a grave crise do mercado financeiro, a Bovespa subiu 82,6%. É impossível afirmar que vai acontecer o mesmo desta vez, mas nossa jornada é longa e estaremos atentos para informar você.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Opinião
Cotações
27/10/2025 14h24 (delay 15min)
Câmbio
27/10/2025 14h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Lula e Trump: quais são as empresas da Bolsa de olho no encontro dos presidentes neste domingo

  • 2

    Ibovespa na semana: Braskem (BRKM5) salta quase 13%; Fleury (FLRY3) lidera perdas

  • 3

    Horário de verão vai voltar em 2025? O que dizem governo e OMS, o impacto das térmicas e como economizar energia agora

  • 4

    Ray Dalio revela seu clone de IA e garante que ele será capaz de fornecer dicas de investimentos

  • 5

    Pix representa 1,6% das transações entre empresas: por que as companhias preferem pagamentos via boleto?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Geladeira cheia gasta mais energia? Entenda
Logo E-Investidor
Geladeira cheia gasta mais energia? Entenda
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: quando será feito o depósito da restituição de outubro de 2025?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: quando será feito o depósito da restituição de outubro de 2025?
Imagem principal sobre o 13º salário: saiba o valor da primeira parcela que você pode receber em 2025
Logo E-Investidor
13º salário: saiba o valor da primeira parcela que você pode receber em 2025
Imagem principal sobre o Dia de Sorte: como foi o 1º sorteio da modalidade?
Logo E-Investidor
Dia de Sorte: como foi o 1º sorteio da modalidade?
Imagem principal sobre o Passo a passo para usar o serviço de simular a aposentadoria do INSS
Logo E-Investidor
Passo a passo para usar o serviço de simular a aposentadoria do INSS
Imagem principal sobre o FGTS pode ser usado no programa Reforma Casa Brasil? Entenda
Logo E-Investidor
FGTS pode ser usado no programa Reforma Casa Brasil? Entenda
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na extração de sábado?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na extração de sábado?
Imagem principal sobre o Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Logo E-Investidor
Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Últimas:
Prova de vida: veja o prazo que aposentados têm para realizar o procedimento
Radar da Imprensa
Prova de vida: veja o prazo que aposentados têm para realizar o procedimento

A prova de vida visa prevenir fraudes após o falecimento do segurado aposentado ou pensionista

27/10/2025 | 14h20 | Por Jéssica Anjos
Super Sete de hoje (27): ainda dá tempo de concorrer aos R$ 3,3 milhões; veja como jogar
Loterias
Super Sete de hoje (27): ainda dá tempo de concorrer aos R$ 3,3 milhões; veja como jogar

O sorteio pode ser acompanhado ao vivo pelo canal da Caixa, no YouTube, a partir das 20h

27/10/2025 | 14h15 | Por Jéssica Anjos
Fundos imobiliários voltam ao radar com alta expressiva em 2025, mas ciclo ainda pede seletividade
Marco Saravalle
Fundos imobiliários voltam ao radar com alta expressiva em 2025, mas ciclo ainda pede seletividade

Com a aposta de queda da Selic em 2026, os FIIs retomam com força e registram altas expressivas, mas o movimento ainda é de correção, não de euforia

27/10/2025 | 14h10 | Por Marco Saravalle
Dupla Sena de hoje (27): até que horas posso apostar no concurso 2878? Confira
Loterias
Dupla Sena de hoje (27): até que horas posso apostar no concurso 2878? Confira

O sorteio pode ser acompanhado ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube, a partir das 20h

27/10/2025 | 14h02 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador