- O Número de Identificação Social (NIS) é uma ‘código’ para um cadastro que o governo federal cria para conseguir distinguir e identificar se um cidadão deve ou não receber um benefício social
- O NIS também é usado para identificar cada profissional para receber diversos benefícios trabalhistas, como abono salarial, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Seguro-Desemprego e outros
- O cadastro do NIS, no entanto, não deve ser feito pelo trabalhador, mas sim por seus empregadores
O Número de Identificação Social (NIS) é uma ‘código’ para um cadastro que o governo federal cria para conseguir distinguir e identificar se um cidadão deve ou não receber um benefício social.
Leia também
Dessa forma, todo cidadão que queira entrar em um programa social ou receber benefícios deve saber qual é seu número do NIS. Ele é feito pela Caixa Econômica Federal para que o empregador cadastre seus funcionários e garanta os direitos trabalhistas.
Quem tem direito ao NIS?
As pessoas que têm direito ao NIS são as seguintes:
- Trabalhadores de empresas, cooperativas ou empregador pessoa física;
- Beneficiários de Políticas Públicas;
- Diretores não-empregados;
- Beneficiários de Programas Sociais.
Os beneficiários de programas sociais ou de políticas públicas com cadastro no Ministério da Educação e Cultura (MEC) e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) também têm direito ao NIS.
No caso desse grupo de beneficiários, o número do NIS é usado não só para recebimento de benefícios, mas também para emissão de documentos e identificação para inclusão em políticas públicas.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O NIS também é usado para identificar cada profissional para receber diversos benefícios trabalhistas, como abono salarial, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Seguro-Desemprego e outros.
Como funciona o NIS?
O número do NIS é uma sequência numérica de 11 dígitos, presente em documentos como a Carteira de Trabalho. Ele funciona como uma forma de identificar cada trabalhador e facilitar o recebimento de benefícios.
O cadastro do NIS, no entanto, não deve ser feito pelo trabalhador, mas sim por seus empregadores. A pessoa pode, apenas, atualizar e manter os dados presentes no seu registro.
Para cadastrar o NIS é preciso ir em uma unidade da Caixa ou na prefeitura da cidade, no caso de beneficiários do Bolsa Família. Sem essa numeração, não é possível receber benefícios e direitos trabalhistas.
Como saber meu NIS?
Existem diversas formas de saber seu NIS. Primeiramente, é preciso saber que ele será cadastrado pelo setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa, pelo empregador ou por funcionários da prefeitura ou outros agentes públicos.
Dessa forma, essas são algumas fontes que podem te dizer qual é seu número. Além disso, o NIS estará escrito nos seguintes documentos:
- Carteira de Trabalho;
- Carteira de Trabalho Digital;
- Cartão do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família);
- Meu INSS;
- Extrato do FGTS;
- Cartão cidadão.
Também é possível ver seu NIS online:
- Aplicativo ou site do CadÚnico
- Carteira de Trabalho Digital
- Meu INSS: acessar o site, fazer o login com a conta Gov.br, ir em “Meu Cadastro”, depois em “Elos CNIS” e ver o número do NIT