A amortização é, em linhas gerais, o processo de redução do valor de uma dívida por meio de pagamentos periódicos. Esse processo é um dos mais comuns em operações de financiamento.
Leia também
Uma das principais vantagens da amortização é que ela permite acelerar o pagamento ou reduzir o valor das parcelas mensais, especialmente em operações de grande valor, como a compra de imóveis.
O pagamento da amortização é realizado de forma periódica, incluindo o montante principal da dívida a ser paga juntamente com os juros incidentes.
O que é amortizar parcelas?
A amortização pode ser utilizada como forma de antecipar o pagamento de parcelas. Ao realizá-la, a pessoa paga prestações adicionais além das estabelecidas no contrato, diminuindo o saldo e o montante total a ser quitado.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Caso a pessoa opte por essa amortização, ela terá uma quitação mais rápida da dívida ou parcelas menores. Essa prática pode reduzir o valor total dos juros a serem pagos ao longo do tempo.
No entanto, nem todos os contratos de empréstimo ou financiamento permitem a amortização de parcelas sem penalidades ou encargos.
Conforme o pagamento da amortização, a proporção entre juros e amortização vai se alterando, para que a parcela destinada aos juros diminua ao longo do tempo.
Quais são os principais tipos de amortização?
Existem diferentes tipos de amortização, que variam de acordo com a base de cálculo utilizada, o valor da dívida e o intuito que ela está sendo utilizada. Confira os principais tipos:
- Sistema de Pagamento Único
- Sistema de Pagamento Variável
- Sistema Americano de Amortização (SAA)
- Sistema de Amortização Xonstante (SAC)
- Sistema Price (sistema francês)
- Sistema de Amortização Misto (SAM)