Publicidade

Educação Financeira

O que é CDI?

A taxa existe para que os bancos encerrem o expediente no azul

O que é CDI?
Imagem: Envato Elements

Os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) são títulos que as instituições financeiras emitem com o objetivo de transferir seus recursos para outra instituição, funcionando como um empréstimo entre bancos.

Essa taxa, também conhecida como taxa DI, existe devido à exigência do Banco Central (BC) para que os bancos encerrem o expediente com mais dinheiro entrando do que saindo. Em caso de saldo negativo, os bancos realizam empréstimos para cobrir essa diferença.

Sua principal função é acompanhar a variação da taxa Selic – a taxa básica de juros da economia – e representar as condições de liquidez do mercado. Ele também é um referencial para o rendimento de investimentos de renda fixa, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Câmbio Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essas opções de títulos privados variam com uma porcentagem do índice e podem ultrapassar 100% do CDI. Assim, o dinheiro investido vai render a mesma quantidade que a taxa durante o período de aplicação, no entanto, é necessário estar ciente de que, caso a taxa sofra variação, o valor da remuneração também irá variar de acordo com essa alteração.

Vale lembrar que analisar com cuidado os investimentos baseados nessa taxa é muito importante, pois nem sempre as maiores porcentagens da taxa terão como resultado os melhores rendimentos.

Web Stories

Ver tudo
<
>