Publicidade

Educação Financeira

RLP: o que é, como funciona e as vantagens do serviço

O RLP completa dois anos no Brasil, mas muitos investidores ainda não conhecem a operação

RLP: o que é, como funciona e as vantagens do serviço
  • O Retail Liquidity Provider (RLP), ou provedor de liquidez no varejo, é um serviço recente no Brasil
  • 90% do volume de negócios realizados nos Estados Unidos são feitos por essa modalidade
  • A Bolsa de Valores do Brasil (B3) começou a autorizar operações RLP somente a partir de agosto de 2019, mas muitas corretoras ainda não oferecem a modalidade

O Retail Liquidity Provider (RLP), ou provedor de liquidez no varejo, é um serviço recente no Brasil com benefícios para os investidores pessoas físicas que operam em mercados de minicontratos futuros, como mini-índice e minidólar.

Apesar de 90% do volume de negócios realizados nos Estados Unidos serem feitos por essa modalidade, a operação ainda está em fase inicial no País. A Bolsa de Valores brasileira (B3) começou a autorizar operações RLP somente a partir de agosto de 2019, mas muitas corretoras ainda não oferecem a modalidade.

O que é RLP?

O especialista Adriano Germenink, da equipe de estratégia e inteligência de mercado da Ágora Investimentos, explica que o RLP é um mecanismo que “permite à própria corretora se tornar a contraparte da operação [de contratos futuros] em vez de outro investidor”.

As operações no mercado futuro envolvem dois tipos de investidores: um que vai vender o contrato com vencimento em um prazo posterior e o outro que vai comprar o título. Como demandam sempre a participação das duas partes interessadas, a operação oferece menor liquidez, o que pode desestimular quem quer investir.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O RLP vem para minimizar esse problema. A B3 passou a oferecer o serviço com o objetivo de incentivar o crescimento dos investidores pessoas físicas atendidos pelas áreas de varejo dos bancos e das corretoras. A modalidade é ofertada inicialmente apenas para os minicontratos de índice e dólar.

Como funciona o RLP?

Com o RLP, a parte operacional dos minicontratos futuros não muda para o investidor. “Já a corretora passa a atuar como contraparte da operação, aumentando a liquidez dos ativos”, diz Germenink.

Isso dá agilidade para a negociação e também garante melhores condições, como preços de compra ou venda em um valor igual ou melhor do que seria disponibilizado no book tradicional.

Sem o RLP, quando o investidor tem a necessidade de vender um “grande” lote de minicontratos, por exemplo, ele pode encontrar pouca liquidez dos ativos. Nessa hipótese, ele teria que realizar a venda em lotes menores, o que pode trazer diferentes preços para cada operação. O lucro, então, deverá ser calculado por meio do preço médio das negociações.

“Com o RLP, o investidor tem a possibilidade de fazer a venda de toda a sua posição, de uma única vez, com preço igual ou melhor ao negociado entre investidores”, afirma o especialista. No entanto, nesse caso, a negociação será concluída diretamente com a corretora.

As vantagens do RLP

O RLP aumenta a eficiência do mercado de contratos futuros e otimiza o preço médio desse tipo de negociação. Germenink ressalta que “o RLP é um facilitador de ordens que aumenta a liquidez dos ativos e garante preço melhor ou igual ao solicitado”. Além disso, a operação Retail Liquidity Provider tem total transparência, pois é regulamentada pela B3 e auditada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A corretora pode cobrar taxas pela operação, embora, em muitos casos, esse serviço de negociação possa ser isento. “Clientes Ágora que ativarem o RLP investem em minicontratos de índice e de dólar nos mercados futuros sem pagar taxa de corretagem”, diz Germenink.

Publicidade

As vantagens do RLP podem ser ampliadas com o tempo, segundo Germenink. “À medida que novos ativos forem contemplados na RLP, o investidor passa a se beneficiar ainda mais, já que terá um universo maior de ativos para negociar, com condições mais atraentes”, afirma.

Regras do RLP

Para garantir o funcionamento correto das ofertas RLP e as vantagens aos investidores, a Bolsa de Valores estabeleceu algumas regras. Entre elas, a que as operações só podem ser realizadas por pessoas físicas, ou seja, investidores institucionais não podem operar nessa modalidade.

Por enquanto, o serviço está disponível apenas para minicontratos de índice e de dólar. Inicialmente, o número de contratos negociados não poderia ser maior do que 15% do total negociado pelo mercado, mas esse limite foi ampliado para 50%. O valor é revisado a cada mês pela B3.

Impacto do RLP no mercado

A oferta de RLP pode provocar um círculo virtuoso com benefícios para todo o mercado. O incentivo econômico proporcionado aos intermediários pelo Retail Liquidity Provider pode atrair novos clientes de varejo, o que contribui para aumentar a liquidez dos mercados.

A atuação da carteira proprietária da corretora, contra as ordens agressoras de clientes de varejo, contribui para o fortalecimento da atividade de intermediação e é uma prática comum nos mercados da Europa e dos Estados Unidos.

A modalidade RLP aumenta a concorrência e colabora para a diminuição dos spreads ao viabilizar a participação de corretoras com fluxos de varejo menores sem grandes investimentos em tecnologia da informação. Essas organizações podem vender seus fluxos para agentes consolidadores e passarem a operar nesse mercado.

Como investir no RLP

A adesão ao RLP pode ser realizada de forma simples, gratuita e pode ser cancelada a qualquer momento. O investidor deve procurar o banco ou a corretora onde tem conta e autorizar para que as suas ofertas de minicontratos, índice e dólar sejam relacionadas contra as ofertas RLP.

Porém, antes de aderir à oferta RLP, os investidores precisam verificar se esse tipo de operação é adequada ao seu perfil, especialmente no que se refere à tolerância a riscos.

Publicidade

O RLP é indicado para os traders já acostumados a operar no mercado de futuros, que desejam executar as ordens com o melhor preço possível e obter custos operacionais mais baixos.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos