Educação Financeira

O que são Blue Chips e quais as principais ações

Blue chips são consideradas as principais ações negociadas na bolsa de valores. Saiba mais sobre esses ativos

O que são Blue Chips e quais as principais ações
Blue Chips Top Goals Priorities Stock Market Investment 3d Illustration
  • Ações da “blue' chips” são as que apresentam maior liquidez na bolsa de valores
  • Blue chips costumam apresentar altas cotações, diferentemente de ações mid caps ou small caps

(Por Mellanie Novais, especial para o E-Investidor) – O termo blue chips é bastante utilizado no mercado acionário, visto que corresponde às chamadas “ações de primeira linha”.

O que são blue chips?

As ações chamadas “blue chips” são as que apresentam maior liquidez na bolsa de valores e, consequentemente, são muito procuradas pelos investidores. O nome é inspirado no jogo de pôquer, em que as fichas azuis são as mais valiosas.

As ações blue chips são muito procuradas, pois sua liquidez está diretamente relacionada com a facilidade de converter um ativo em dinheiro.

De maneira geral, esses ativos costumam ser de empresas tradicionais, de grande porte e com boa reputação no mercado financeiro. Mais do que isso, costumam apresentar forte geração de caixa, boa governança corporativa e participação relevante no mercado em que operam.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, é preciso dizer que a classificação de blue chips é especulativa. Não há uma medida absoluta para dizer se uma ação tem (ou não) uma liquidez elevada, embora existam referências que os acionistas consideram.

Um exemplo disso é o Ibovespa, que reúne as ações com maior liquidez da B3 e que, inclusive, tem o volume de negociações diárias como um dos principais critérios para incluir ativos em sua composição.

Ainda, por conta dessa valorização de mercado, as blue chips costumam apresentar altas cotações, diferentemente de ações mid caps (boas empresas, mas com menor liquidez) ou small caps (papéis de empresa de pequeno e médio porte), que tendem a ser mais acessíveis.

Quais são as principais blue chips e como identificá-las?

Para identificar as principais ações blue chips do mercado, deve-se considerar as características desses ativos e ficar de olho nos dados da Bolsa de Valores (B3), do Ibovespa e nas listas de ações mais negociadas.

Uma dica é acompanhar essas informações em mais de um pregão, ou seja, em dias ou momentos diferentes. Assim é possível identificar quais papéis se destacam na maioria das vezes e não apenas de forma esporádica.

Além disso, considerar a cotação dos ativos e realizar a análise fundamentalista da empresa pode ser útil para identificar as melhores ações e entender o cenário atual da companhia.

Publicidade

Nesse sentido, no Brasil, algumas das principais blue chips do mercado são:

  • Petrobras (PETR4)
  • Vale (VALE3)
  • Ambev (ABEV3)
  • Itaú (ITUB4)
  • Bradesco (BBDC4)
  • Banco do Brasil (BBAS3)
  • Gerdau (GGBR4)
As ações de instituições bancárias, como o Banco do Brasil (BBAS3), costumam ter alto valor de mercado e ser consideradas como blue chips. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Já no cenário internacional, algumas ações blue chips que se destacam são:

  • Walmart (WALM34)
  • Coca-Cola (COCA34)
  • PepsiCo (PEPB34)
  • Unilever (ULEV34)
  • Johnson & Johnson (JNJB34)

Por que investir em blue chips?

Uma das principais vantagens de investir em blue chips é, justamente, a sua principal característica: a alta liquidez dos papéis. Considerando o volume elevado de negociações, esses ativos costumam ser de fácil acesso para que os investidores comprem e vendam.

A consolidação das empresas responsáveis pelas blue chips também é um ponto que motiva os investimentos, dado que há menores riscos de perder dinheiro e há mais estabilidade nas cotações — mesmo quando há eventuais resultados negativos ou crises.

Sendo assim, as blue chips são mais resistentes a variações e períodos de volatilidade no mercado.

Outro ponto de destaque é que essas ações costumam estar entre as que pagam bons dividendos aos acionistas, pois tendem a ser bem estabelecidas e relevantes em seus mercados de atuação.

Assim, muitas vezes distribuem uma parcela significativa do lucro que obtêm, já que não demandam grandes investimentos para crescer ou manter suas operações.

As ações blue chips tendem a distribuir uma porcentagem significativa de seus lucros com os acionistas, pagando bons dividendos aos investidores. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Mesmo diante desse cenário, vale dizer que ainda há riscos e até pontos negativos a serem considerados antes de investir em blue chips.

Publicidade

Um exemplo é a perspectiva de ganho com as ações blue chips, que pode não ser muito elevada: a lucratividade costuma ser estável e não apresentar grandes ganhos.

Então, diferente de ações mid caps ou small caps, que tem maior potencial de crescimento a curto prazo, é difícil que ocorra uma “virada” repentina que proporcione ganhos inesperados.

Veja também:

Qual a importância das blue chips para o mercado?

Um ponto que justifica a importância das ações blue chips para o mercado é o fato de que a maioria delas constitui o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira.

Com isso, se muitas delas caem, o Ibovespa também cai, assim como ele tende a apresentar crescimento quando a cotação desses ativos sobe. Portanto, a performance dessas ações reflete no desempenho do índice, que funciona como um termômetro da B3.

Consequentemente, as blue chips interferem na alta ou queda da Bolsa em si, uma vez que também correspondem ao maior volume financeiro negociado diariamente.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos