A previdência social paga um “salário do governo” durante a aposentadoria dos trabalhadores, e por isso é muito desejada por aqueles que possuem carteira de trabalho. Trabalhadores que nunca mantiveram vínculo empregatício regulamentado, como Microempreendedores Individuais (MEIs), ou outras categorias de trabalho autônomo, podem utilizar o NIT para conseguirem se aposentar nessas condições.
Leia também
O significado da sigla é Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e permite que o colaborador se cadastre no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para contribuir mensalmente, investindo na sua previdência. Caso o trabalhador seja contratado por uma empresa privada, o NIT servirá para cadastrá-lo no Programa de Integração Social (PIS), ou, se ingressar no serviço público, no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
Para se inscrever no NIT, é necessário que o trabalhador tenha a intenção de começar a contribuir no INSS, ser procurador ou representante legal de outra pessoa, ou pedir algum serviço.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos