Educação Financeira

Os 3 mitos mais comuns do mercado financeiro

Muitos brasileiros não aplicam ou perdem oportunidades por suposições erradas sobre investimentos

Muitos brasileiros não aplicam no mercado financeiro ou perdem oportunidades por suposições erradas sobre investimentos. Foto: Pixabay
  • Mitos sobre o mercado financeiro impedem os brasileiros de investir melhor
  • E-Investidor, junto com o WFlow, desmistificou três suposições sobre o tema

Como o processo de educação financeira do brasileiro ainda engatinha, alguns mitos sobre investimentos ainda impedem as pessoas de começar a investir no mercado financeiro e conseguir uma rentabilidade superior ao da conhecida poupança.

Em momento de crise, como o que vivemos, a falta de um bom planejamento deixou ainda mais claro a importância de uma reserva de emergência.

Mesmo quem já investe pode ter algumas ideias equivocadas sobre o mercado financeiro e pode perder boas oportunidades. O E-Investidor, junto com o WFlow – escritório Private especializado em Assessoria Financeira e Patrimonial – desmistificou três grandes mitos sobre investimentos.

3 mitos sobre o mercado financeiro

1 – Investimento é para ricos

É comum ouvir por aí que investimentos só podem ser feitos por pessoas que já possuem uma grande quantia de dinheiroEssa visão, porém, está equivocada. 

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Existem diversos produtos acessíveis no mercado, e a partir de R$ 1 já é possível comprar ações na Bolsa de Valores.

Um levantamento exclusivo feito pela Economatica, a pedido do E-Investidor, mostra que existem pelo menos 25 empresas cujas ações são negociadas por menos de R$3.

“O importante é entender que não é necessário ter muito dinheiro ou esperar sobrar um valor no orçamento para começar a investir”, diz Ricardo Czapski. “Qualquer pessoa pode se planejar para atingir esse objetivo.”

2 – Poucas pessoas podem investir na Bolsa

Apesar do número de CPFs cadastrados na B3 ter atingido o maior volume da história, com mais de 2.850 milhões cadastrados, muitos investidores ainda acreditam que qualquer pessoa pode aplicar no mercado acionário. O investimento é completamente acessível e a pessoa pode fazê-lo sozinho ou com a ajuda de uma corretora de investimentos. 

Contudo, vale ressaltar que os riscos de aplicar em ações são elevados e há produtos para todos os perfis de investidores.

“A Bolsa é acessível para o público em geral, mas o perfil de investidor moderado ou agressivo é o que mais atua nesse modelo de investimento, pois conhece os riscos que essa operação envolve”, afirma Czapski.

3 – É possível ganhar dinheiro rápido e fácil

Não faltam pessoas divulgando “fórmulas mágicas” para ganhar dinheiro de maneira fácil e rápida. A realidade, no entanto, é bem diferente e a ansiedade de acumular patrimônio rapidamente pode prejudicar no momento de investir. 

“Muitas pessoas aplicam o dinheiro em pirâmides financeiras acreditando que terão um retorno financeiro rápido, mas, na verdade, acabam caindo em um golpe e perdendo dinheiro. Precisamos ficar atentos e desconfiar daquilo que parece ser bom demais”, explica o sócio da WFlow.

Esse é o caso dos investimentos que oferecem rentabilidade garantida acima de 0,30% ao mês. Na renda variável, é improvável assegurar uma rentabilidade fixa ao mês.