A Caixa Econômica Federal (CEF) vem realizando, desde o último dia 15, os repasses do abono salarial a trabalhadores da iniciativa privada nascidos nos meses de setembro e outubro. Os pagamentos tiverem início ainda em fevereiro para quem nasceu nos dois primeiros meses do ano. Os benefícios pagos têm como ano-base 2021 e serão realizados até 28 de dezembro.
Os valores recebidos pelos trabalhadores variam de acordo com o número de dias trabalhados durante o ano-base 2021. Nascidos em novembro e dezembro devem aguardar até 17 de julho, data em que serão liberados os valores para esse grupo.
Quem tem direito
Podem requerer o pagamento do abono salarial no valor de até um salário mínimo nacional (R$ 1.320) os trabalhadores inscritos há no mínimo cinco anos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Também é necessário que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no PASEP recebem pelo Banco do Brasil (BB), nas mesmas datas de pagamentos do PIS. Em ambos os casos, o valor é disponibilizado até 28 de dezembro. Passado o período, o saldo retorna ao caixa do governo federal.
Como é feito o depósito
A Caixa Econômica Federal realiza o depósito dos valores em contas-corrente ou poupança para todos aqueles que são clientes da instituição. As quantias podem ser movimentadas tanto por meio de cartão, internet banking ou pelo aplicativo da Caixa.
Trabalhadores que não são clientes da Caixa devem solicitar o pagamento dos valores em uma conta poupança digital. O dinheiro pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.
Nos casos em que o valor não pode ser depositado na conta da Caixa é possível que o trabalhador saque o dinheiro, tendo em mãos o Cartão do Cidadão e a senha. Basta se dirigir a terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou ainda agências bancárias da Caixa para sacar o recurso.
Calendário PIS 2023
Os trabalhadores nascidos entre janeiro e outubro já podem solicitar os valores referentes ao abono salarial. Confira a tabela abaixo para mais detalhes sobre as datas de pagamento do benefício.