O pagamento do 13° salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a começar. Na próxima quarta-feira (24), segurados que ganham até um salário mínimo e têm benefício com dígito final 1 serão os primeiros a receber os valores.
Leia também
Vale lembrar que o pagamento do 13° do INSS foi antecipado pelo governo federal em 2024, a partir do decreto 11.947, de 12 de março, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes, o dinheiro costumava ser pago no segundo semestre de cada ano, mas desde a pandemia de covid-19 tem sido adiantado para estimular a economia.
De acordo com os cálculos do governo, a antecipação do 13° do INSS deve chegar a 33,6 milhões de benefícios e gerar uma movimentação de R$ 33,68 bilhões na economia brasileira em abril. Esse número é uma estimativa feita com base na folha de pagamentos fechada no final do mês de março.
Como será feito o pagamento?
O 13° do INSS será distribuído em duas parcelas. A primeira corresponderá a 50% do valor do pagamento do mês de abril e será repassada junto com o benefício desse período. Nessa fatia, não incidem descontos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já a segunda parcela, que representa a diferença entre o valor total do benefício e o valor da parcela antecipada, será paga em conjunto com os benefícios da competência do mês de maio. Nessa parcela, incidirão descontos, como o Imposto de Renda (IR), se for o caso.
Quando vai ser pago?
O pagamento da primeira parcela do 13° do INSS será realizado entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda parcela será distribuída entre os dias 24 de maio e 7 de junho. O cronograma segue os dígitos finais dos benefícios dos segurados:
Quem tem direito ao 13° do INSS?
Podem acessar o dinheiro os beneficiários que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, ao longo de 2024.
Quem ganha salário-maternidade também tem direito ao 13º salário proporcional. Nesse caso, o valor é pago junto com a última parcela do benefício e, por isso, a pessoa não tem acesso ao valor extra na mesma data em que os demais beneficiários. Já quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao valor adicional.
Como consultar os valores?
Pelo aplicativo ou site do Meu INSS, o segurado deve ir em “Entrar com gov.br”, depois informar o CPF e clicar em “Continuar”. Na seção seguinte, precisa digitar sua senha e selecionar o botão “Entrar”.
Ao acessar a página inicial, o próximo passo é ir em “Extrato de Pagamento”, onde estará informado o valor do pagamento mensal (código 101) e o valor do 13º salário (código 104). É possível gerar o PDF do documento, clicando no final da página em “Baixar PDF”.
Publicidade