Aqueles que investem em renda fixa são geralmente atraídos pela sua rentabilidade, que pode ser acima da taxa Selic, e pelo baixo risco. As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), por exemplo, podem ser ainda mais atraentes por estarem isentas do Imposto de Renda, asseguradas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), além de trazer melhores retornos do que a poupança.
Leia também
Contudo, para saber quando investir em uma letra de crédito, é importante saber a diferença entre os tipos de títulos disponíveis. Existem os prefixados, em que o interessado sabe o valor exato que vai receber no momento em que contrata o título, e os pós-fixados, com parte do rendimento atrelado a indicadores econômicos como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), Índice de Preços do Consumidor (IPCA) ou a Selic, a taxa básica de juros da economia. Os híbridos combinam essas duas modalidades.
Existe momento ideal para comprar LCIs?
Mesmo em épocas de cortes na Selic, os investimentos de renda fixa seguem com baixo risco, o que mantém seu interesse alto, especialmente entre os investidores iniciantes. No entanto, é importante que a aplicação supere a variação da inflação do País porque assim o aplicador garante que seu poder de compra está aumentando, e não se reduzindo ou ficando estável.
Nos títulos pós-fixados, por exemplo, o investidor não tem a certeza de um retorno exato, mas de uma valorização que vai oscilar conforme a taxas de juros básicos. Dessa forma, o ideal é que o rendimento tente superar esses indicadores ou, pelo menos, segui-los.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O método híbrido, por sua vez, é aconselhável para cenários de longo prazo, pois o investidor obtém a garantia do aumento de poder de compra, com uma valorização real já definida. Vale destacar novamente que um investimento que apenas se iguale à variação da inflação não traz retornos reais.
É importante lembrar ainda que seguir um bom planejamento, com objetivos claros estabelecidos, pode ajudar a escolher o melhor momento para investir em ativos de crédito imobiliário. Portanto, a educação financeira é o ponto chave para incluir esse investimento na sua carteira.