Publicidade

Educação Financeira

Quanto rende uma LCI da Caixa hoje?

Para aplicar neste ativo de renda fixa no banco estatal, o investidor precisa de uma conta corrente; veja como fazer

Quanto rende uma LCI da Caixa hoje?
Aplicativo da Caixa. Imagem: Adobe Stock

Entre os investimentos de renda fixa na plataforma da Caixa Econômica Federal estão as LCIs. Elas são atrativas porque representam uma vantagem em relação a gastos para os investidores com a isenção de impostos e taxas administrativas. Para saber quanto rende essa aplicação na Caixa, é necessário observar as condições adotadas pelo próprio banco.

Antes de investir nas LCIs, sigla para Letras de Crédito Imobiliário, no entanto, é essencial identificar seu perfil de investidor e ler atentamente as condições descritas na nota de negociar a aplicação. Além disso, saber se o investimento faz sentido para os seus objetivos traz mais eficiência para o planejamento financeiro.

Para aplicar em LCI na Caixa, o investidor precisa ter uma conta corrente para pessoa física. Assim, ele pode investir pelo internet banking, aplicativo – disponível nas versões Android e iOS –, ou nas agências da Caixa com o gerente da conta.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo a instituição, seus títulos de crédito imobiliário são da modalidade pós-fixada, com rendimento vinculado a um porcentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), definido no momento da contratação.

Além disso, esses produtos possuem uma carência legal de 365 dias e, após esse prazo, passa a ter liquidez diária, caso não tenha sido negociada uma condição de carência maior pelo banco.

Na data de vencimento, o valor que ainda não tenha sido resgatado será creditado diretamente na conta corrente do investidor, acrescido do rendimento. Vale lembrar que os resgates das LCIs podem ser parciais ou totais, desde que mantido o saldo mínimo da aplicação, definido em cada ativo.

Veja quanto rende uma LCI na Caixa

Em relação à rentabilidade das LCIs disponibilizadas pelo banco, vale lembrar que todos os títulos são pós-fixados, ou seja, atrelados a um indicador econômico. No caso, os investimentos rendem a partir do CDI – ou taxa DI –, que acompanha a taxa básica de juros brasileira, a Selic.

Segundo a B3, atualmente, o CDI está em 10,40% ao ano. Isso significa que uma LCI que rende 100% do CDI vai valorizar em 10,40% a.a. o montante aplicado.

No entanto, com perspectivas de cortes da Selic, o valor da taxa DI também pode cair. Mas atenção: o valor investido não estará no prejuízo. A queda da Selic e, por consequência, do CDI diminui apenas o quanto o seu dinheiro vai render, mas ele continuará se somando aos juros.

Ainda, o acompanhamento da evolução dos rendimentos das LCIs pode ser feito por meio dos demonstrativos mensais no internet banking da Caixa.

Publicidade