O Banco do Brasil (BBAS3) disponibiliza diversos investimentos para seus clientes por meio de sua plataforma. Entre as opções de renda fixa, estão as LCIs e LCAs. Essas aplicações chamam a atenção por serem isentas de impostos e taxas administrativas.
Leia também
Após o investidor analisar se funcionamento de uma letra de crédito está em linha com seus objetivos financeiros, as opções disponíveis variam conforme o setor a ser financiado. Vale lembrar que as LCIs, sigla para Letras de Crédito Imobiliário, financiam o mercado imobiliário, enquanto as LCAs, as Letras de Crédito do Agronegócio, o mercado do agronegócio.
Segundo o banco, os únicos títulos disponíveis de crédito imobiliário em renda fixa são os pós-fixados, com os rendimentos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). O resgate desses ativos só pode ser feito após a carência de 370 dias – vale lembrar que a carência mínima para as LCIs é de 12 meses.
Já os títulos do agronegócio possuem três modalidades: prefixados, pós-fixados com resgate e pós-fixados sem resgate – nos dois últimos, o rendimento também é atrelado ao CDI. No que se refere ao período de carência, os pós-fixados ficam sem a opção de resgate por 280 dias e os prefixados por 1080 dias, contados da data de aplicação – a carência mínima para LCAs é de 9 meses.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O BB ainda oferece o LCA Verde, um produto prefixado que financia iniciativas sustentáveis do agronegócio e cujos recursos captados são direcionados exclusivamente para linhas de crédito que atendam aos critérios ASG – ou ESG, siglas que se referem a ações de responsabilidade ambiental, social e de governança. Nessa opção, a carência é de 360 dias.
Qualquer cliente pessoa física pode investir em LCI ou LCA a partir de um valor mínimo de R$ 500. Além disso, o BB permite colocar o investimento em resgate automático, em que o banco aplica uma regra de seleção com as melhores condições de rentabilidade: dando prioridade primeiro a aplicações com as menores taxas de remuneração, seguida dos menores saldos, e, por último, as mais antigas.
Qual a rentabilidade das LCIs e LCAs no Banco do Brasil?
A rentabilidade das letras de crédito disponibilizadas pelo banco varia de acordo com o tipo de título – se é prefixado ou pós – e também da opção de resgate escolhida. Para ambas as LCs, quanto mais rápido o resgate, menos rentável o ativo será.
Nas LCAs prefixadas, o dinheiro rende a partir da taxa de juros oferecida no momento da contratação, que varia por produto.
Porém, os ativos pós-fixados das LCAs e também LCIs, rendem a partir do CDI, que acompanha a taxa básica de juros brasileira, a Selic. Segundo a B3, atualmente, o CDI está em 10,40% ao ano. Isso significa que uma LC que rende 100% do CDI vai valorizar em 10,40% a.a. o montante aplicado.
- Veja mais: O que é CDI?
Vale lembrar ainda que nem sempre o investimento oferecido vai render 100% do CDI, especialmente para opções de resgate imediato ou menor ao padrão mínimo.
Ainda, com perspectivas de cortes da Selic, o valor da taxa DI também pode cair. Mas atenção: o valor investido não estará no prejuízo. A queda da Selic e, por consequência, do CDI diminui apenas o quanto o seu dinheiro vai render, mas ele continuará se somando aos juros.
Publicidade
Por fim, as opções oferecidas pelo Banco do Brasil não são as únicas do mercado financeiro. O investidor deve estar atento não somente a outras LCIs e LCAs das instituições, mas também a se esse investimento faz sentido ao seu planejamento e objetivos.