A caderneta de poupança é a aplicação de renda fixa mais popular entre os brasileiros, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Leia também
No entanto, a rentabilidade da poupança está submetida à seguinte regra: quando a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, estiver acima de 8,5% ao ano, o retorno do invetimento será de 0,5% ao mês, ou 6,17% ao ano, mais o valor da Taxa Referencial (TR). Hoje, a Selic se encontra em 11,75%.
Considerando as condições apresentadas, se um investidor aplicasse R$ 50 mil na caderneta de poupança pelo período de um ano, seu rendimento seria pouco superior a R$ 3 mil, sem levar em conta a inflação do período.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que existem outras opções de renda fixa (como títulos do Tesouro Direto, por exemplo) que apresentam riscos baixos e retornos mais vantajosos do que aqueles auferidos com a poupança.
Para tomar conhecimento e aprender mais sobre produtos disponíveis no mercado financeiro, a busca por profissionais especializados é altamente recomendada, visto que o perfil de cada investidor é determinante na hora de escolher onde investir.