• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Mensalidade das escolas particulares pode subir até 10% neste ano

Ainda não há definição para a retomada das aulas presenciais em grande parte dos estados

Por Luiz Felipe Simões

05/01/2021 | 9:16 Atualização: 05/01/2021 | 10:43

Escola vazia devido a pandemia da covid-19. Foto: Alex Silva/Estadão
Escola vazia devido a pandemia da covid-19. Foto: Alex Silva/Estadão

Com a chegada de um novo ano, também começa a época dos temidos reajustes nos preços. Um dos serviços que sofre com aumentos anuais é o prestado pelas escolas particulares que, assim como as públicas, tiveram um ano atípico por conta da pandemia provocada pela covid-19, com a suspensão de aulas presenciais e os desafios da digitalização.

Leia mais:
  • Conta de luz ficará mais cara em 2021. Veja como se organizar
  • Conta de água pode ficar até 6% mais cara em 2021. Veja como se preparar para o reajuste
  • Onde Investir em 2021: Tudo o que você precisa saber para se planejar
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os reajustes das instituições de ensino normalmente estão descritos no contrato assinado pelos consumidores. No documento, é normal encontrar detalhado o índice de preços que a escola pretende seguir, que pode ser tanto o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), como o IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado).

A má notícia para os contratos baseados no IPCA é que, no acumulado de 12 meses, o índice passa de 4,3% – um pouco acima da média projetada pelos especialistas, de 4,19%. O índice é a principal referência para o reajuste de preços no país.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com um levantamento realizado entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro de 2020 pela consultoria Meira Fernandes, especializada em gestão de instituições de ensino, 68% das escolas brasileiras pretendem aumentar o valor da mensalidade em 2021. Além disso, 35% das instituições ouvidas farão o reajuste na ordem de 5% a 6%. Enquanto 26% deverão repassar um aumento de 3% a 4%.

Vale lembrar que não existe teto para o reajuste das mensalidades escolares. Os colégios particulares podem decidir livremente sobre o aumento com base nas suas despesas administrativas.

O E-Investidor conversou com especialistas para entender como o preço das escolas particulares pode subir neste ano.

Reajuste da mensalidade das escolas particulares

O final do ano letivo marca o início do processo de rematrícula nas escolas. Contudo, os colégios particulares devem comunicar o reajuste da mensalidade até 45 dias antes do prazo final da matrícula.

Para Tiago Kaplan, economista da Warren Investimentos, o reajuste das escolas particulares deve ficar na casa dos 4% a 6%. “Não imagino as escolas repassando um aumento maior para as famílias, porque vai ser difícil arcar com esse reajuste”, afirma.

Publicidade

O grande problema para as escolas que apostarem em um reajuste muito alto está relacionado à oferta. Ao contrário das contas de água e energia, em que não é possível trocar o fornecedor, os colégios particulares não têm essa oportunidade, e dependendo do valor do reajuste, podem acabar perdendo alunos para outras instituições.

Christian Coelho, CEO do grupo Rabbit, que presta consultoria para mais de 1480 escolas, acredita que o aumento ficará um pouco acima do IPCA. “Em média, as mensalidades terão reajuste de 5% a 8%”, diz.

Ao longo de 2020, as escolas ofereceram uma série de descontos como forma de manter os alunos matriculados durante a pandemia. Para Coelho, assim que a situação da pandemia se normalizar, os descontos serão renegociados e, possivelmente, retirados

Segundo George Sales, professor de finanças e mercados da Fipecafi, os reajustes devem seguir a linha do IPCA e ficar na faixa dos 4%. “Não há muito espaço para as escolas recuperarem as perdas de 2020. Se subirem muito os preços sempre existe a possibilidade da troca de instituição”, afirma o professor.

Publicidade

Para Lorelay Lopes, head de operações na UP Consórcios e educadora financeira pela DSOP, as escolas particulares foram bastante impactadas pela pandemia, tanto com a fuga dos alunos, como também com a inadimplência. “Por conta dos problemas tidos ao longo do ano, os reajustes devem se manter na faixa dos 10%”, diz.

Procure negociar

Em linhas gerais, as escolas particulares oferecem bons descontos para quem decide pagar o ano inteiro adiantado. Na visão dos especialistas, renegociar os preços será fundamental para evitar o impacto nas contas das famílias.

Com a pandemia, as relações entre as escolas e os familiares se estreitaram, o que possibilitou que as duas partes negociassem alternativas que não fossem tão onerosas, nem para um, nem para o outro.

“A grande maioria das pessoas consegue negociar com desconto. Vale a pena conversar com o diretor ou secretaria para pleitear um abatimento no preço da mensalidade”, explica Lopes.

O início do ano é um momento excelente para organizar as contas. “O mais importante é fazer um planejamento financeiro e se organizar para conseguir oportunidades nas antecipações das mensalidades”, diz Kaplan

Publicidade

Para Lopes, o consumidor deve, pelo menos, tentar negociar um desconto que seja superior ou igual ao reajuste, para que as contas não fiquem tão pesadas para as famílias e lembra que quem tem mais de um filho na mesma instituição possui melhores chances de negociações.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • 1Bilhão Educação Financeira
  • Conteúdo E-Investidor
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Inflação
Cotações
22/01/2026 6h55 (delay 15min)
Câmbio
22/01/2026 6h55 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?

  • 2

    Ibovespa hoje bate recorde histórico e tem maior alta diária desde abril de 2023

  • 3

    Ibovespa fecha acima de 166 mil pontos e bate novo recorde em meio a cenário externo tenso

  • 4

    CDBs do Will Bank já preocupavam mercado antes de BC decretar a liquidação; entenda o caso

  • 5

    Como ficam os clientes do Will Bank, que têm R$ 7 bi em CDBs e LFs, após a liquidação da fintech pelo Banco Central?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Imagem principal sobre o Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Logo E-Investidor
Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Imagem principal sobre o Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Logo E-Investidor
Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Imagem principal sobre o Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Logo E-Investidor
Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Imagem principal sobre o Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Logo E-Investidor
Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Últimas: Educação Financeira
Como investir em CDBs com segurança após casos Master e Will Bank: liquidez, Basileia, rating e sinais de alerta
Educação Financeira
Como investir em CDBs com segurança após casos Master e Will Bank: liquidez, Basileia, rating e sinais de alerta

Casos do Banco Master e do Will Bank mostram que FGC e liquidez diária não substituem análise de solidez, governança e modelo de negócio

22/01/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Liquidação do Will Bank perdoa dívidas de cartão de crédito e empréstimos?
Educação Financeira
Liquidação do Will Bank perdoa dívidas de cartão de crédito e empréstimos?

Encerramento das operações do banco digital trouxe dúvidas entre os clientes quanto aos pagamentos de dívidas; veja o que acontece a partir de agora

21/01/2026 | 14h40 | Por Daniel Rocha
Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?
Educação Financeira
Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?

Decisões do BC e Mastercard interrompem serviços da fintech; especialistas explicam como ficam faturas, Pix e dinheiro em conta

21/01/2026 | 13h22 | Por Camilly Rosaboni
Will Bank fora do ar hoje após liquidação pelo Banco Central: sua conta corrente tem proteção do FGC?
Educação Financeira
Will Bank fora do ar hoje após liquidação pelo Banco Central: sua conta corrente tem proteção do FGC?

Com a liquidação extrajudicial, as operações foram interrompidas, mas os saldos seguem protegidos pelo FGC dentro dos limites legais

21/01/2026 | 12h29 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador