Educação Financeira

Reduflação: o que significa e como afeta as suas compras?

Estratégia tem sido comum nos supermercados; veja também o que diz a lei no Brasil

Reduflação: o que significa e como afeta as suas compras?
Foto: Pixabay
  • A reduflação é uma tática comercial para não precisar aumentar os preços, diminuindo a quantidade ou até mesmo a qualidade dos produtos
  • Esse é um fenômeno que ocorre no mundo inteiro, principalmente em períodos de alta na inflação, como o que é visto nos dias de hoje
  • Dados da consultoria Horus mostram, por exemplo, que o sabão em pó para roupas chegou a aumentar 20% entre julho de 2021 e julho de 2022, enquanto o volume médio da embalagem caiu 5,4%

Imagine uma noite no restaurante favorito e, ao ver o prato de sempre chegar à mesa, o cliente nota que a refeição está um pouco menor do que de costume. Tal situação pode ser definida, em linhas gerais, como um caso clássico da reduflação, uma tática comercial para evitar aumentar os preços por meio da diminuição da quantidade – ou até mesmo a qualidade – do produto.

Empresas do mundo inteiro utilizam essa prática, principalmente em períodos de alta na inflação, como os atuais. Nos Estados Unidos, a reduflação recebe o nome de shrinkflation (shrink = encolher; inflation = inflação).

No supermercado, são comuns as reduções de pesos, medidas ou unidades em barras de chocolate, alimentos da cesta básica, papel higiênico, shampoo e outros itens. Veja aqui os produtos que recentemente reduziram de tamanho nas gôndolas.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) afirma que o principal motivo para as marcas adotares a estratégia está na redução do poder de compra da população – cerca de 30% nos últimos cinco anos.

Ou seja, o consumidor está pagando o mesmo, ou até mais, por um produto que foi colocado no mercado com menor quantidade ou qualidade, às vezes os dois. Essa medida, no entanto, não fere a lei e é utilizada por empresas como forma de manter sua posição no mercado. A alteração, porém, precisa estar descrita de forma evidente na embalagem do produto.

Com a colaboração de Luiz Araújo: [email protected]

Web Stories

Ver tudo
<
5 passos para comprar passagens aéreas baratas e voar com desconto
Usa Airbnb? Esta mudança pode afetar o seu bolso
Quem ganha R$ 3 mil é de qual classe social?
Como sacar o prêmio da Quina?
Ganhou na Dupla-Sena? Veja como sacar seu prêmio
Como sacar o prêmio da Mega Millions?
Lotofácil da Independência 2024: ainda dá tempo de sacar meu prêmio?
Rock in Rio: 6 dicas para economizar antes e durante o festival
Imóveis: como mulher mais velha do mundo deu prejuízo a comprador de apartamento?
Black Friday 2024: confira as 7 roubadas e pegadinhas mais comuns
Crédito consignado: confira as novas regras para aposentados do INSS
Governo decide o que fazer com o dinheiro esquecido nos bancos; ainda dá para resgatar?
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos