A partir das 10h da próxima quarta-feira (24), os contribuintes já poderão consultar os valores que receberão no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. A quantia deve ser paga no dia 31 de maio, enquanto os próximos lotes serão liberados nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Nesta matéria, explicamos como conferir a restituição.
Leia também
O retorno dos valores pagos em Imposto de Renda podem ser uma boa possibilidade para quem quer começar a investir. Mas algumas ponderações importantes precisam ser levadas em consideração antes de começar a fazer as aplicações.
O E-Investidor pediu ajuda a Alexandre Santiago, mentor e planejador financeiro Fiduc, para explicar como o investimento com a dedução pode ser feito.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Antes de começar a investir qualquer valor, é muito importante ter a consciência do atual momento financeiro pessoal”, diz Santiago. O especialista recomenda que investidores iniciantes consultem profissionais de planejamento para conseguirem diagnósticos sobre sua atual saúde financeira.
Ele ainda avalia que quitar dívidas de curto prazo, como cheques especiais, cartões de crédito ou empréstimos pessoais, deve ser uma prioridade caso um dinheiro extra chegue no caixa, já que os juros cobrados nesse tipo de negócio dificilmente serão superados por qualquer investimento.
Nesta reportagem, você pode conferir recomendações e simulações de investimentos para três cenários diferentes.