A consulta ao 4˚ lote da Restituição do Imposto de Renda 2023 está prevista para o dia 24 de agosto, às 10h. O serviço é liberado pela Receita Federal uma semana antes dos repasses serem realizados aos contribuintes.
Leia também
O pagamento das restituições, por sua vez, está previsto para o dia 31 de agosto, seguindo o calendário estipulado pela Receita. Vale lembrar que os repasses são realizados na conta corrente informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Em casos nos quais a quantia não possa ser depositada na conta (quando há desativação da mesma, por exemplo), o dinheiro será disponibilizado por 12 meses no Banco do Brasil (BB).
Calendário IR 2023
- 1º lote: 31 de maio (prazo para entrega da declaração) – pago;
- 2º lote: 30 de junho – pago;
- 3º lote: 31 de julho – pago;
- 4º lote: 31 de agosto – próximo a ser pago;
- 5º lote: 29 de setembro.
A ordem das restituições segue alguns critérios prioritários: maiores de 80 anos, maiores de 60 anos e pessoas com deficiência ou moléstia grave, respectivamente.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na sequência, vêm aqueles que tiveram no magistério sua maior fonte de renda, seguidos de quem optou pela declaração pré-preenchida e pela restituição via Pix. A ordem de entrega da declaração serve como critério de desempate, quando houver.
Consulta aos lotes
Quando for liberada, a consulta poderá ser feita pelo site da Receita Federal. Na página do órgão, o contribuinte deve selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, ir à lista de serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. É preciso ter em mãos o número de CPF e informar data de nascimento e ano da declaração – no caso, 2023.
Também fica à disposição dos contribuintes um pesquisa mais detalhada na plataforma Meu Imposto de Renda, no Portal e-CAC ou no aplicativo para celulares, disponível para plataformas Android e iOS.