Educação Financeira

Tape reading: o que é e como usá-lo em seus investimentos

Entenda o que é a modalidade, como funciona e em que casos é imprescindível

Tape reading: o que é e como usá-lo em seus investimentos
O tape reading é muito usado em operações rápidas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • Tape reading é uma técnica usada por grandes investidores para movimentar ativos a partir do comportamento de outros atores, sobretudo grandes players, que são os que mais impactam o ritmo do mercado
  • Quem deseja operar com tape reading deve ir além do home broker comum, usado por investidores de menor porte para negociar ativos

No mundo dos investimentos, estar informado é fundamental para a melhor tomada de decisão. Porém, a depender do montante de dados com que você precisa trabalhar e a velocidade que eles exigem, não basta contar com a percepção pessoal. É aí que entra o tape reading.

Como você deve imaginar, ele não funciona mais com fitas, como a tradução do inglês poderia sugerir. Trata-se de um sistema complexo, que monitora uma série de informações. Mas, então, o que é essa técnica? Como funciona?

O que é tape reading?

como funciona o tape reading
Ferramenta é indicada para perfis com mais disposição de correr riscos em compras e vendas de ativos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Tape reading é uma técnica usada por grandes investidores para movimentar ativos a partir do comportamento de outros atores, sobretudo grandes players, que são os que mais impactam o ritmo do mercado.

Segundo Stefany Oliveira, analista de investimentos da Toro, é usado tanto por pessoas físicas quanto por instituições do setor.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O sistema também é chamado de Análise de Fluxo de Ordens, o que permite entender um pouco melhor sua dinâmica. A ideia é compreender as oportunidades para orientar a operação com ativos e auxiliar na definição de estratégias.

Como funciona o tape reading?

Quem deseja operar com tape reading deve ir além do home broker comum, usado por investidores de menor porte para negociar ativos.

De acordo com Oliveira, seu funcionamento exige um software de negociação diferenciado, que pode estar integrado à conta da corretora com casas parceiras que oferecem sistemas especializados.

Assim, os sistemas de tape reading são úteis para observar um grupo enorme de dados em tempo real e com apoio de métodos mais precisos. Isso é fundamental porque as ordens se somam rapidamente e os valores variam em questão de segundos, gerando bull e bear markets, ou seja, tendências de baixa ou de alta na bolsa

Para quem o tape reading é indicado?

O tape reading é “uma mão na roda”, mas não é indicado a todos os perfis. Para a analista da Toro, ele é útil para investidores com mais apetite ao risco, a exemplo de quem opera com day trade e scalping trade.

Se o day trade passa por negociar ações dentro do período de funcionamento da bolsa, o scalping tem ainda mais velocidade. É um tipo de day trade que envolve compras e vendas muito rápidas a partir de fundamentos técnicos de observação do mercado.

Para Oliveira, essas atividades se beneficiam muito do tape reading, mas ele exige longas horas de análise. Então, nada de achar que ele faz o trabalho sozinho: a função é apenas auxiliar na leitura.

Quando o tape reading surgiu?

O avô do tape reading nasceu em 1867. Na época, o telégrafo era responsável por passar informações de Nova York para outros locais. O preço e o volume de ações negociadas eram transmitidos em pequenas fitas de papel, que dão nome ao sistema até hoje.

Publicidade

Desde o século 19, diversos modelos do sistema já foram empregados. O pregão viva-voz, por exemplo, já operava com apoio de gráficos e sistemas de acompanhamento em tempo real — da forma que era possível com métodos analógicos. Para se ter ideia, os telefones eram usados para a comunicação das expectativas de compra e venda.

Entenda os prós e os contras do tape reading

A imagem mostra uma mulher em frente a um notebook analisando gráficos e aplicando as técnicas de tape reading.
O tape reading monitora o comportamento do mercado em busca de oportunidades de compra e venda. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os pontos acima são o beabá do tape reading. Mas, afinal, quais são os prós e os contras?

Prós

  • Leitura de fluxo: o sistema de tape reading permite identificar rapidamente os agressores de mercado e, assim, as melhores opções de compra e venda. Se o trader souber ler gráficos, sai na frente.
  • Melhora nos resultados: identificar o movimento dos grandes investidores ajuda a otimizar os processos e alavancar os ganhos.
  • Viabiliza o scalping: as negociações rápidas precisam de elementos sólidos para a tomada de decisão. O tape reading é fundamental para quem procura esse modo de investimento.
  • Plataformas integradas: Oliveira comenta que outro ganho do tape reading é o fato de seus sistemas serem integrados com os das principais corretoras. Assim, é possível operar negociações no mesmo ambiente.

Contras

  • Perfil de investimento: o tape reading muitas vezes não faz sentido para pequenos investidores ou para grandes players que não procuram negociações de curtíssimo prazo.
  • Custo: algumas plataformas são pagas, e esse é um custo que pode não ter retorno. É preciso colocar na balança se o investimento vale a pena.
  • Falta de expertise: o funcionamento do tape reading exige estudo e experiência. Sem conhecer a técnica em detalhes, o investidor pode encontrar falsos pontos de compra e venda. E aí o barato sai caro novamente.

Com ou sem tape reading, vale a pena ficar de olho na movimentação dos grandes investidores, que são um bom termômetro das tendências de mercado e fazem parte do dia a dia de quem opera com ativos.

Fonte: Stefany Oliveira, analista de investimentos da Toro, Riconect, Scalper Trader, Blog da Toro.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos