Educação Financeira

Day trade para iniciantes: o que você precisa saber para investir

Day trade é uma das estratégias mais rápidas de negociação de ações na Bolsa de Valores. Entenda como funciona

Day trade para iniciantes: o que você precisa saber para investir
  • Day trade se tornou mais popular entre investidores individuais após o advento do home broker e das negociações eletrônicas
  • Mas, diferente do que muita gente pensa, a estratégia não é simples e demanda muita análise e estudo
  • Utilizar simuladores, contratar uma corretora e ter um setup de operações  são caminhos possíveis para se dar bem fazendo day trade

O day trade era uma prática realizada majoritariamente por investidores profissionais que trabalhavam para bancos ou empresas de investimento. Com o advento do home broker e das negociações eletrônicas, a estratégia está cada vez mais popular entre os investidores individuais, mas ainda requer muito tempo e dedicação para gerar lucro.

Saiba o que significa day trade e o que você precisa saber para começar a investir.

O que é day trade?

O day trade é a compra e venda de ações dentro de um mesmo pregão. O investidor deve zerar as posições antes do fechamento do mercado para evitar os riscos de perda, que podem ocorrer devido a eventos imprevistos durante o horário de não negociação.

Esse tipo de operação funciona capitalizando pequenos movimentos do mercado. Os day traders buscam flutuações rápidas nas cotações. Quanto maior o nível de volatilidade, mais oportunidades aparecem. Com mais negociações por dia, aumenta o potencial de lucro. Entretanto, o risco de perdas também cresce.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

É por isso que os traders precisam de habilidades avançadas de gerenciamento de risco. Os investidores bem-sucedidos geralmente terão pontos de entrada e saída predeterminados antes mesmo de abrir o pregão.

O day trade é considerado o oposto das estratégias de investimento de longo prazo, em que o objetivo é lucrar com o crescimento das empresas listadas na bolsa de valores. A operação também é mais rápida que o swing trade, uma forma de negociação que envolve dias, semanas ou meses.

Quem pode fazer day trade?

Em teoria, qualquer pessoa pode ser day trader. (Fonte: Adam Nowakowski/Unsplash/Reprodução)

Qualquer pessoa pode fazer day trade. No entanto, apenas uma pequena parcela consegue lucrar com as operações. Um estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que 97% dos investidores que adotaram essa estratégia de negociação ficaram no prejuízo. Mais de 86% dos day traders que lucraram obtiveram menos de R$ 300 por dia.

Isso acontece porque a maioria das pessoas vê a estratégia como um hobby e age como se estivesse apostando, contando apenas com a sorte e palpites. O day trade requer conhecimento técnico profundo do mercado, tolerância a grandes riscos e uma dedicação profissional.

Além disso, o trader deve ter um perfil psicológico para operar. O controle emocional, autoconfiança e paciência também são características essenciais para quem vende e compra ações no mesmo pregão. Ao contrário do que se imagina, os resultados positivos com a técnica podem demorar algum tempo.

Como fazer day trade?

De forma geral, os operadores de day trade precisam ter experiência de mercado. Os investidores iniciantes podem realizar cursos para se aprofundar na área. O ideal é aprender diferentes métodos e estratégias para escolher o caminho que o investidor mais se sente à vontade.

Confira abaixo as principais dicas para você começar a fazer day trade.

Utilize simuladores

Uma dica importante é utilizar simuladores para realizar negociações sem risco e acelerar o aprendizado. Essa atividade permite que o investidor verifique quais seriam as suas chances de lucrar com as operações, identificar e corrigir seus erros, e garante uma maior segurança na hora de operar no mercado real.

Contrate uma corretora

O primeiro passo para fazer day trade é abrir uma conta em uma corretora. A maioria das instituições oferece um home broker para realizar as operações.

Publicidade

Entretanto, como esse serviço pode apresentar certo atraso de informações, são mais indicadas plataformas de day trade para obter os dados de negociações da bolsa de valores em tempo real.

Tenha um setup de operações

O setup é o plano que o investidor deve elaborar para atingir seus objetivos. É totalmente desaconselhável operar com um setup de outros day traders, pois cada pessoa tem um perfil próprio de operações. Essa ferramenta auxilia a tomar decisões mais rápidas de compra e venda, com base na análise técnica e fundamentalista.

Considere utilizar o mecanismo de alavancagem

Como as operações de day trade são liquidadas no mesmo dia, os investidores podem utilizar o mecanismo de alavancagem, uma espécie de “empréstimo” sem juros.

O day trader recebe ou paga apenas a diferença entre as negociações, o que permite ampliar as operações com recursos de terceiros e aumentar o lucro, mas também eleva o risco de prejuízo.

Tenha uma margem de garantia

O crédito concedido para alavancagem não é infinito. Os bancos de investimentos costumam pedir uma garantia para ser utilizada em caso de perdas.

Cada instituição define uma margem, normalmente um percentual da operação alavancada em forma de saldo em conta, investimentos em renda fixa ou ações.

Conheça as ferramentas de stop gain, stop loss e stop móvel

O stop gain é uma ferramenta utilizada para vender automaticamente uma ação quando ela atinge uma cotação estipulada pelo investidor previamente. A estratégia visa vender o ativo antes que o mercado reverta a tendência de alta e corrija o preço, garantindo o lucro na operação e evitando a perda da valorização obtida.

O stop loss funciona de forma semelhante ao stop gain, no entanto, em sentido contrário. O objetivo da ferramenta é vender a ação antes que ela desvalorize. Assim, o mecanismo permite reduzir o prejuízo nas quedas, conforme a perda tolerada pelo investidor.

O mercado de ações é extremamente dinâmico e as ordens automáticas fixas podem não ser a melhor ferramenta para operar. O stop móvel permite que o investidor configure, de forma manual ou automática, o stop loss à medida que o ativo vai sendo valorizado. Dessa forma, o day trader consegue aproveitar os lucros, limitando ainda mais as perdas.

Atente-se aos custos e impostos

O day trader deve ficar atento aos custos envolvidos nas operações, especialmente a taxa de corretagem, devido ao grande volume de negócios realizados por dia.

Publicidade

Algumas plataformas não realizam a cobrança. Além disso, quem faz day trade deve pagar o Imposto de Renda, que incide 20% sobre os ganhos líquidos de cada operação.

Quais são as estratégias de day trade?

Price Action acompanha as ordens de compra e venda dos grandes players. (Fonte: Joshua Mayo/Unsplash/Reprodução)

Existem diversas estratégias utilizadas para fazer day trade. Algumas permitem que os traders iniciantes identifiquem de forma mais fácil boas oportunidades do mercado.

A análise técnica estuda gráficos do passado para tentar projetar oscilações de preços a partir da identificação de pontos de resistência, suporte e tendência.

Já o Price Action é uma modalidade de análise técnica a partir dos candles, representações gráficas da variação de cotação em um determinado período, que indicam tendências de baixas e altas. As decisões de compra e venda são baseadas apenas nos movimentos realizados pelos preços em um curto período.

Outra estratégia de day trade é o Tape Reading, que consiste em acompanhar as ordens de compra e venda do pregão. A partir da identificação das mudanças de preços criadas por grandes traders, o investidor pode acompanhar a tendência do mercado.

Fazer day trade vale a pena?

Para saber se o day trade vale a pena, o investidor deve balancear riscos e benefícios desse tipo de negócio. A operação permite que o day trader invista sem ter, necessariamente, todo o recurso necessário para comprar ações, de forma ágil, com a possibilidade de obter lucro com liquidez em um curto período e controle das perdas.

Ainda assim, as operações de day trade oferecem um alto risco para o capital, que sempre estará exposto ao mercado.

Publicidade

O negócio requer uma atenção total durante o pregão para que as oportunidades e ameaças sejam identificadas, sem contar uma capacidade emocional para não perder o patrimônio em dias mais difíceis.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos