A busca para descobrir qual investimento é o melhor para você deve ser feita com calma. Conhecer mais informações sobre os ativos alinhados com os seus objetivos é fundamental. As letras de crédito, por exemplo, são investimentos de renda fixa indicados para metas que exigem menor risco.
Leia também
Elas funcionam como um empréstimo do seu dinheiro à instituição financeira. O interessado compra uma “dívida” de uma instituição e, depois de determinado tempo, recebe o valor de volta acrescido dos juros.
As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) sustentam o mercado imobiliário por meio do “dinheiro emprestado” dos investidores com o lastro de imóveis sob domínio do banco ou corretora emissor da LC.
- Veja mais: O que é LCI?
As LCIs estão disponíveis em duas modalidades: os títulos prefixados, que mostram o valor a receber no momento da contratação, e os pós-fixados, que possuem parte do rendimento atrelado a indicadores econômicos. Esses indicadores podem ser o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), Índice de Preços do Consumidor (IPCA) ou a Selic, taxa básica de juros do País.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A capacidade de trocar o produto pela quantia aplicada, ou seja, a liquidez, também é um ponto de atenção. Isso porque ela é variada e depende do banco ou corretora contratados, ainda que existam opções com resgates diários e outras com tempo de carência maior.
Conheça as vantagens das LCIs
Um dos principais benefícios desse investimento é que ele tem isenção do Imposto de Renda (IR), com ausência de taxas administrativas, tornando-se uma boa alternativa para quem procura redução de outros gastos. Assim, os rendimentos conseguem crescer sem ter uma parte tragada pelo leão. No entanto, a declaração dos rendimentos é obrigatória – veja nesta matéria como fazer a sua.
Outra vantagem é que a LCI é coberta pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade que garante a devolução de até R$ 250 mil por CPF caso a instituição financeira não consiga honrar o pagamento do título.
Esses dois benefícios juntos são interessantes, porque a única aplicação em renda fixa nas mesmas condições é a poupança – que não possui forte rentabilidade e, cada vez mais, perde investidores.