Investimentos

Acionistas da Berkshire já pensam num futuro sem Buffett e Munger

A companhia tem um plano de sucessão em vigor

Warren Buffett e Charlie Munger em conferência da Berkshire Hathaway em 2013 (Foto: Rick Wilking/Reuters)
  • Buffett, talvez o maior investidor do mundo e com o poder de atrair fãs de todo o planeta, tem 91 anos. Seu vice-presidente de longa data, Charlie Munger, tem 98
  • Greg Abel, 59, vice-presidente que supervisiona as operações não relacionadas a seguros, substituiria Buffett como presidente-executivo quando necessário, enquanto o vice-presidente Ajit Jain, 70, provavelmente continuaria liderando as operações de seguros
  • Buffett resistiu ferozmente aos pedidos de melhorias dos acionistas, uma batalha que alguns analistas consideram mais fácil de vencer na era pós-Buffett

Os acionistas da Berkshire Hathaway enfrentam uma questão que Warren Buffett procurou abordar na reunião anual da empresa: como a Berkshire se sairá quando ele não estiver mais por perto?

Buffett, talvez o maior investidor do mundo e com o poder de atrair fãs de todo o planeta, tem 91 anos. Seu vice-presidente de longa data, Charlie Munger, tem 98.

A Berkshire, cujas dezenas de negócios incluem a ferrovia BNSF, o seguro de carro Geico e muitas empresas de energia, manufatura e varejo, tem um plano de sucessão em vigor.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Greg Abel, 59, vice-presidente que supervisiona as operações não relacionadas a seguros, substituiria Buffett como presidente-executivo quando necessário, enquanto o vice-presidente Ajit Jain, 70, provavelmente continuaria liderando as operações de seguros.

O filho mais velho de Buffett, Howard, se tornaria presidente não executivo. E os gerentes de portfólio de Buffett, Todd Combs e Ted Weschler, assumiriam os investimentos.

Questionado por um acionista sobre como a Berkshire pode mudar ao longo do tempo, Buffett disse que seus negócios sobreviverão após a partida dele.

“Você tem um conselho de administração que entende que nossa cultura é 99,9% da administração do negócio”, disse ele. “Se tivermos a mesma cultura, estaremos aqui em 100 anos.”

Buffett prometeu que a Berkshire preservaria seu “relacionamento especial” com os acionistas e que ele foi construído para durar.

Ele reconheceu que pode haver mudanças na forma como a Berkshire opera, observando sua própria autonomia para tomar decisões importantes.

Buffett disse que Abel, por outro lado, pode enfrentar mais perguntas e restrições de outros membros do conselho porque eles o conhecem menos. “Eles não precisam, mas sentirão que têm de fazer.”

A Berkshire também pode enfrentar mais pressão para fazer melhor em questões ambientais e de diversidade e governança corporativa.

Buffett resistiu ferozmente aos pedidos de melhorias dos acionistas, uma batalha que alguns analistas consideram mais fácil de vencer na era pós-Buffett. Isso porque ele ainda controla 32% do poder de voto da Berkshire, apesar de possuir apenas 16% de suas ações. Ele já doou metade de suas ações para a filantropia.