- Os BDRs são certificados de depósito de ações do exterior negociados na bolsa brasileira
- Os ETFS são investimento de renda variável que segue o desempenho de um índice financeiro.
- Os ativos disponibilizados pela BlackRock tem variações com o tipo de risco e retorno oferecido, no intuito de atender todos os tipos de investidores
A BlackRock lança nesta segunda-feira (8) quatro Brazilian Depositary Receipt (BDR)s de Exchange Traded Fund (ETFs) que permitem ter renda fixa e variável de diferentes países investindo em um só produto.
Leia também
Os BDRs são certificados de depósito de ações do exterior negociados na Bolsa de Valores brasileira, enquanto ETFS são investimento de renda variável que segue o desempenho de um índice financeiro.
Dessa forma, os BDRs de ETFs são papéis de ETFs internacionais vendidos na B3. Será possível investir a partir de R$ 50 em carteiras de índices que contêm empresas e setores não representados na bolsa brasileira. Esses são os primeiros ativos dessa modalidade no Brasil.
Publicidade
Os BDRs de ETFs no País davam acesso apenas à renda fixa ou à renda variável, não aos dois ao mesmo tempo.
Quais são esses ativos?
Os ativos disponibilizados pela BlackRock tem variações com o tipo de risco e retorno oferecido, no intuito de atender todos os tipos de investidores. Todos eles são chamados de BDRs de ETFs iShares Multiativos. Confira os detalhes.
iShares Core Conservative Allocation ETF (BAOK39): tem perfil conservador e investe 70% em renda fixa e 30% em renda variável. O índice que ele acompanha é o S&P Target Risk Conservative Index.
iShares Core Moderate Allocation ETF (BAOM39): perfil moderado e investe 60% em renda fixa e 40% em renda variável. O índice que ele segue é o S&P Target Risk Moderate Index.
iShares Core Growth Allocation ETF (BAOR39): perfil arrojado e investe 60% em renda variável e 40% em renda fixa. O índice que ele acompanha é o S&P Target Risk Growth Index.
Publicidade
iShares Core Aggressive Allocation ETF (BAOA39): perfil mais arrojado e investe 80% em renda variável e 20% em renda fixa. O índice que ele segue é o S&P Target Risk Agressive Index.
Tributação de BRDs de ETFs
Os BDRs de ETFs têm tributações específicas, de acordo com a sua composição. No caso dos oferecidos pela BlackRock, o BAOA39, de perfil mais agressivo, tem tributação igual de renda variável, com alíquota de 15% sobre o ganho de capital, com auto-recolhimento pelo investidor via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Para os demais, a regra de tributação aplicada é a de BDRs de ETFs de renda fixa, com alíquota de 15% sobre o ganho de capital, mas com recolhimento pela corretora na fonte.