Publicidade

Investimentos

CDB e Tesouro Direto: especialista indica opção de maior rentabilidade

Christopher Galvão, da Nord Research, destaca em live opções mais seguras para quem busca cautela ao investir

CDB e Tesouro Direto: especialista indica opção de maior rentabilidade
Fonte: Pixabay
  • Alta da Selic tem atraído investidores para renda fixa
  • Tesouro Direto traz mais segurança de investimento do que CDB

Roberta Picinin – Com a renda fixa mais atrativa após uma nova alta na taxa Selic, de 13,25% para 13,75%, a renda fixa tem se tornado alvo para investidores. Segundo Christopher Galvão, analista de renda fixa da Nord Research, em live com o E-Investidor nesta quarta-feira (10), o fim do ciclo de alta da Selic está mais próximo, mas ainda deve haver algumas altas que devem levar os juros para acima dos 14%.

Em recomendação, Galvão afirma que é interessante deixar parte dos investimentos em Tesouro pós-fixado e outra parte em CDBs de bancos confiáveis, a depender de quanto o investidor pretende arriscar. “É importante as pessoas olharem nas corretoras não só o CDB que tem a maior taxa, mas entender a relação de risco e retorno para investir”, alerta.

As empresas privadas devem oferecer o CDB com alta taxa de juros para uma melhor remuneração, já que o risco dos títulos privados para o investidor é maior. “O que vai diferenciar o Tesouro Direto dos CDBs são os riscos. Financiar o governo é mais seguro do que financiar uma empresa ou um banco na nossa economia”, afirma Galvão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o especialista, quando uma empresa oferece um CDB a menos de 100% do CDI, não faz sentido que o investidor coloque seu dinheiro ali. “Nesses casos é melhor colocar o dinheiro no Tesouro Selic rendendo 100%.”

 

Para quem busca guardar um dinheiro de emergência, o mais indicado é o tesouro selic, tanto por sua segurança quanto pela liquidez, sem a marcação que existe em investimentos pré-fixados, podendo assim, usar o pós-fixado, onde o investidor resgata o valor no momento que precisa.

“Os pós-fixados são uma boa opção justamente pela selic estar nesses patamares e poder ficar por um período maior de tempo. Estar pré-fixado ou indexado à inflação é mais complicado e mais arriscado, além do efeito de marcação do mercado, que é a atualização da precificação dos investimentos.”

Publicidade

Galvão comenta também que esse é um bom momento e uma porta de entrada para quem nunca investiu e busca segurança, liquidez e a não volatilidade do mercado perante ao tesouro pós-fixado. Uma dica do especialista para quem ainda não investe é começar justamente pelo tesouro selic até que o investidor entenda se seu perfil é mais conservador, moderado ou agressivo.

Investimentos com isenção no IR

“As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são algumas opções de investimentos com isenção no imposto de renda (IR). O que vai diferenciar uma da outra são os tipos de lastros, mas para o investidor isso não faz diferença”, comenta.

Isentos, esses títulos são uma boa opção para quem busca não pagar impostos após a declaração do IR. Além disso, estes muitas vezes podem render mais que os CDBs, entretanto, é preciso calcular os custos de rendimento e também da isenção entre os títulos.

Galvão sinaliza também a possibilidade do investimento em CRIs e CRAs, que também contam com o risco de empresas ou bancos, mas que podem gerar bons rendimentos com isenção de impostos.

Publicidade

Investimentos de médio a longo prazo

Especialista aponta que pode ser interessante fazer investimentos pré-fixados ou atrelados ao IPCA para quem pretende investir a médio e longo prazo. Entretanto, visando o não mediatismo do investimento, essa não é a melhor opção para quem busca retorno para um dinheiro de emergência.

“O pré indexado à inflação não serve como reserva de emergência, somente para médio e longo prazo. É importante diferenciar a carteira de investimentos, em que o investidor pretende tomar riscos, da carteira de emergência”, diz Galvão.

CDBs x Tesouro Direto

De acordo com Galvão, uma das diferenças entre CDB e Tesouro é também que o CDB possui geralmente mais opções de prazos para investir em pouco tempo, como por exemplo de seis meses ou um ano, diferente do tesouro que hoje o prazo menor deve estar para 2024.

Publicidade

“O CDB traz a possibilidade de fazer investimentos a prazos menores de forma pré-fixada. Essa é a vantagem de pegar via banco”, conta.

Mudanças na carteira

Hoje, a bolsa de valores está animada, segundo Christopher. “Se o investidor já estava planejando vender as ações dele que estão valorizadas, é possível aproveitar esse momento do mercado com as bolsas subindo para fazer essa alteração”, comenta.

Se a pessoa ainda está começando a pensar nessa mudança, para o especialista, o mais indicado é analisar o cenário para ver se compensa mesmo fazer alterações na carteira.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos