Investimentos

Qual é o melhor título do Tesouro Direto para investir?

A expectativa é que o número de participantes tenha ultrapassado 2 milhões em junho

Qual é o melhor título do Tesouro Direto para investir?
Para quem pretende ingressar ou apostar mais no aumento dos rendimentos, é interessante saber como investir no Tesouro Selic.
  • Com a alta da Selic jogando a rentabilidade dos títulos públicos para o maior nível dos últimos cinco anos, muita gente decidiu investir neles
  • Esse reajuste nos juros veio para conter a inflação, que acumula 11,89% de alta em 12 meses. Com isso, o conservador Tesouro Selic, que acompanha justamente a variação dos juros, está entregando mais de 1% ao mês e sem risco

Em maio de 2022, o número de investidores ativos no Tesouro Direto era de 1,9 milhão – uma alta de 54,8% em dois anos (desde maio de 2020) e de 90,8% nos últimos três anos (desde maio de 2019). Apesar de os números oficiais não terem sido divulgados, a expectativa é que o número de participantes tenha ultrapassado 2 milhões em junho.

Essa escalada de investidores no programa de compra e venda de títulos públicos de Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil ocorre por dois fatores. Na visão de Christopher Galvão, analista da Nord Research, o primeiro deles diz respeito ao maior interesse da população brasileira por investimentos de modo geral.

Mesmo em um ambiente econômico incerto e com o Ibovespa caindo 6% em 2022, o número de investidores da B3 também não parou de aumentar mês a mês.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Hoje, são mais de 5,2 milhões de CPFs cadastrados na bolsa, ante 1,7 milhões no final de 2019. “Ainda tem muito a ser feito para democratizarmos os investimentos no Brasil, mas esse maior interesse vem sendo criado principalmente por parte dos jovens”, afirma Galvão.

Novo cenário para investidores

Com a alta da Selic jogando a rentabilidade dos títulos públicos para o maior nível dos últimos cinco anos, muita gente decidiu investir neles. A taxa básica da economia saiu do patamar de 2% ao ano, em março de 2021, para os atuais 13,25% ao ano.

Esse reajuste nos juros veio para conter a inflação, que acumula 11,89% de alta em 12 meses. Com isso, o conservador Tesouro Selic, que acompanha justamente a variação dos juros, está entregando mais de 1% ao mês e sem risco.

Os prefixados (taxa fixa ao ano) e IPCA+ (que paga a variação da inflação mais uma taxa prefixada) também estão com prêmios bastante elevados.

Os títulos ficaram mais atrativos e com a volatilidade nas bolsas há uma saída de ativos voláteis para ativos menos voláteis”, ressalta Yuri Cavalcante, sócio e assessor da Aplix Investimentos.

Essa também é a visão de Orlando Bachesque, assessor de investimentos da Alta Vista Investimentos. Ele explica que entre 2016 e o início de 2020, as taxas de juros no Brasil caíram bastante, o que fez com que as pessoas buscassem mais ativos de renda variável.

Publicidade

“Porém, pós-covid-19, os investidores sofreram demais com a volatilidade, muitos passaram a voltar para a renda fixa. E depois que a inflação veio, as taxas de juros dispararam e isso começou a dar notoriedade para esses a renda fixa, principalmente para o Tesouro, que é o melhor pagador. O melhor pagador de um país é o próprio país”, salienta Bachesque.

Como investir no Tesouro Selic?

Para Galvão, da Nord, a melhor opção para o momento é o Tesouro Selic, o mais conservador entre as três categorias de títulos disponibilizadas pelo Tesouro Direto. Isto porque tanto o prefixado quanto o IPCA+ podem dar prejuízo ao investidor se forem vendidos antes do vencimento.

Esses ativos sofrem a chamada ‘marcação a mercado’, ou seja, podem apreciar ou desvalorizar conforme as expectativas macroeconômicas. Em termos gerais, quando é esperado que os juros subam, os títulos prefixados e IPCA+ tendem a desvalorizar. Quando o inverso acontece, o esperado é que os preços se elevem.

Os papéis com vencimentos mais longos são os que apresentam as maiores oscilações e podem imputar as maiores perdas em caso de vendas antecipadas. O Tesouro IPCA+ 2045, por exemplo, já acumula uma desvalorização de 29% em 12 meses.

Isso significa que se o investidor que comprou o IPCA+2045 em julho de 2021 precisar vender esse título hoje, em vez de resgatar no ano acordado, amargará prejuízos de quase 30%.

Em um cenário de incertezas, eleições e risco fiscal, pode acontecer movimentação nas taxas de mercado. Então é melhor o Tesouro Selic, que tem liquidez e estará pagando quase 14% ao ano”, afirma Galvão.

Publicidade

Esses cuidados são ressaltados por Caio Tonet, head de renda variável da W1 Capital. “Os pós-fixados acabam sendo os mais seguros de todos. Para prefixados e IPCA+, o investidor deve cuidar em relação ao prazo, porque existem prazos muito longos, especialmente nos indexados à inflação. E se o investidor precisar desse dinheiro antes do vencimento, deve considerar a marcação a mercado.”

A carteira recomendada de títulos públicos da Ágora Investimentos para julho traz uma distribuição de 65% para títulos indexados à inflação com vencimento em 2026 (o mais curto disponível para compra) e 35% em Tesouro Selic. Novamente, os cuidados quanto ao vencimento dos papéis IPCA+ são ressaltados.

“Reiteramos que a nossa sugestão é manter o título até o vencimento, sendo que se não for essa a estratégia de investimento, a alocação somente em Tesouro Selic deve ser analisada”, diz a Ágora em relatório.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos