Publicidade

Investimentos

Quais são as vantagens e desvantagens de investir em CDB?

O investidor deve ter cuidado com alta de inflação e resgate antecipado

Quais são as vantagens e desvantagens de investir em CDB?
(Foto: Getty Images/Reprodução)

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são títulos de créditos bancários. As instituições financeiras emitem esses títulos para captar dinheiro e emprestar outros valores monetários para seus clientes.

Segundo Rafael Lacerda, Superintendente de Investimentos do Banco Pan, uma das vantagens de investir no CDB é obter ganhos em linha com o mercado com segurança. “No CDB o cliente consegue ter ganhos superior a uma taxa de mercado, o CDI, e também conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que garante ao investidor sólida segurança para valores até R$ 250 mil”, explica Lacerda.

Ele também comenta que o investidor pode escolher o melhor CDB de acordo com a sua estratégia, seja o pós-fixado ou o pré-fixado. A modalidade pós-fixada segue a variação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que normalmente fica 0,1 ponto porcentual abaixo da taxa básica de juros da economia, a Selic, que está em 11,25%. Sendo assim, o CDI está em 11,15%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já o CDB pré-fixado estipula um juros a ser pago ao ano no final da aplicação. Atualmente, é possível pegar um CDB pré-fixado que pague 12% ao ano. Como os CDBs do Banco Master com vencimentos em 2027 e 2028.

No entanto, o investidor deve entender que se ele quiser resgatar o seu título antes do prazo, ele pode sofrer risco com a marcação a mercado, que pode fazer com que ele tenha perda de parte de sua rentabilidade.

Denis Medina, economista e professor da Faculdade do Comércio, alerta o investidor justamente para isso. “É preciso entender que o banco paga uma rentabilidade maior porque ele sabe que o investidor vai ter o dinheiro aportado ali por mais tempo. Se ele tirar antes, o ganho fica comprometido”, afirma.

Essa seria uma desvantagem do CDB, que é visível no pré-fixado. A segunda desvantagem é um caso de disparada da inflação com os juros não tão elevados. Nesse caso, o investidor teria sua rentabilidade absorvida pela inflação, o que seria ruim. Tirando essas duas pedras no caminho, o investidor pode encontrar bons lucros no CDB.

Web Stories

Ver tudo
<
>