• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Por que os investidores devem olhar para os fundos de crédito privado

Segundo analistas, esses ativos devem garantir bons retornos aos investidores em 2022

Por Daniel Rocha

25/01/2022 | 3:00 Atualização: 25/01/2022 | 7:56

Devido à perspectiva de rentabilidade, o número de cotistas nos fundos de crédito privado cresceu 66% em um ano (Foto: EnvatoElements)
Devido à perspectiva de rentabilidade, o número de cotistas nos fundos de crédito privado cresceu 66% em um ano (Foto: EnvatoElements)

Alta taxa de juros, inflação a dois dígitos e a necessidade das companhias de investimento ofereceram um cenário ideal para os fundos de crédito privado em 2021. De acordo com um levantamento feito pela Quantum, disponibilizado com exclusividade ao E-Investidor, a maioria dos fundos encerrou o ano passado com saldo positivo. A perspectiva, na avaliação de especialistas em renda fixa, é que o bom desempenho siga ao longo deste ano devido à projeção do aumento da Selic e ao período eleitoral.

Leia mais:
  • Como rebalancear sua carteira em ano de eleições?
  • 'Até o investidor superconservador terá de mexer no portfólio', diz Kairós Capital
  • Três lições que a renda fixa deixou em 2021
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O estudo analisou a captação líquida, patrimônio líquido, número de cotistas e a rentabilidade de 1.912 fundos de crédito privado presentes no mercado. O resultado das observações é que esse tipo de investimento apresentou um crescimento de 66% no número de cotistas de 1.º dezembro de 2020 até o dia 23 de dezembro de 2021. O aumento é ainda mais expressivo para a captação líquida dos fundos, com um salto de 978% durante o mesmo período. Já o patrimônio líquido cresceu cerca de 59,6% em um ano.

Segundo Luiz Corrêa, sócio da Nexgen Capital, com o aumento da Taxa Selic e da inflação, os investidores viram oportunidades de bons retornos em investimentos na renda fixa. Por isso, os fundos de crédito privado se tornaram uma opção atrativa no mercado. “Com a baixa performance da bolsa de valores, o investidor tem um risco de alocar os seus investimentos em renda variável. Por isso, estão fazendo essa migração”, explica Corrêa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em janeiro de 2021, a Selic estava no menor patamar da história a 2% ao ano. No entanto, com o crescimento da inflação, o Copom decidiu aumentar a taxa de juros que chegou a 9,25% em dezembro. Apesar das sucessivas altas, a expectativa é de novos aumentos, podendo chegar a 11,5% a.a até o fim deste ano, segundo a projeção do Boletim Focus.

Já em relação à inflação, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no acumulado de 12 meses referente ao mês de dezembro de 2021, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 10,06%.

No entanto, esses indicadores não foram as únicas causas do rebalanceamento das carteiras. Rodrigo Caetano, especialista em investimentos na Toro, cita o processo de retomada da economia como outro fator para o aumento do interesse dos investidores pelos fundos de crédito privado. De acordo com ele, as empresas precisaram de investimentos para atender a alta demanda com a flexibilização das restrições de isolamento social. Uma das formas de alavancar recursos encontrada pelas empresas é a emissão de crédito privado. “Todo esse contexto favoreceu muito o investidor que em 2021 decidiu investir em fundos de crédito privado”, ressalta Caetano.

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), as emissões de renda variável em 2021 chegaram a R$ 467,9 bilhões. O valor foi considerado o maior da série histórica. As debêntures foram os maiores destaques com um volume de R$ 253,4 bilhões, mais do que o dobro do que foi registrado em 2020.

Rentabilidade

A rentabilidade dos fundos de crédito privado no acumulado de 2021 também foi positiva. De acordo com o levantamento da Quantum, os fundos Ayka Fic Multimercado Crédito Privado, da Titan Capital, e Mercado Livre I Fi Multimercado Crédito Privado, da Captalys, foram os investimentos nesta categoria com os melhores desempenhos ao registrar retornos de 92,7% e de 85,3%, respectivamente.

Publicidade

A boa notícia é que os fundos de crédito privado devem continuar com boas performances em 2022. De acordo com Rafael Freitas, planner do TC, como a taxa de juros está bem precificada no mercado neste momento, a projeção para o crédito privado é de bons rendimentos. “Por estar no começo de um ano cheio de incertezas, tudo é possível. No entanto, o cenário é positivo para a renda fixa”, ressalta Freitas.

Por esse motivo, Stefan Castro, sócio e gestor da AF Invest, acredita ser interessante ter uma parte dos seus investimentos aplicados em fundos de crédito. “Essa é uma classe de ativos que pode te defender de momentos mais desafiadores. Se tivermos um cenário eleitoral não benéfico, a gente deve ter taxas de juros elevadas por mais tempo”, avalia Castro.

O gestor da AF Invest acrescenta ainda que os fundos de crédito privado permitem aos investidores de pessoas físicas o acesso a investimentos mais diversificados. “A gente tem fundos, por exemplo, que só compram papéis de empresas com a melhor qualidade de crédito. Você tem acesso a fundos com gestores qualificados, que investem em ativos bancários, títulos estruturados e debêntures”, detalha Castro.

Confira os cinco fundos com os maiores retornos em 2021

Nome Gestão Rentabilidade em 2021
AYKA FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO Titan Capital 92,7%
MERCADO LIVRE I FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO Captalys 85,3%
RORAIMA FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO Icatu Vanguarda 82,9%
107 FI RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO Western Asset 62,6%
AXSP FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO Eagle Capital 61,3%

Fonte: Quantum Finance

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Crédito privado
  • Fundos de crédito privado
  • Investimentos
  • Renda fixa
Cotações
21/04/2026 18h36 (delay 15min)
Câmbio
21/04/2026 18h36 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje fecha em leve alta com tensão no Oriente Médio e disparada do petróleo; dólar cai ao menor valor em 2 anos

  • 2

    Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY

  • 3

    Inflação projetada para 2026 sobe e influencia Tesouro Direto; entenda o impacto dos juros mais altos sobre os títulos públicos

  • 4

    Petróleo hoje dispara e fecha acima de 5% com tensão no Oriente Médio e pressiona cenário global

  • 5

    Bolsa cara ou barata? Onde encontrar dividendos de até 13%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Logo E-Investidor
Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Imagem principal sobre o Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Logo E-Investidor
Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Imagem principal sobre o Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Logo E-Investidor
Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Últimas: Investimentos
Bolsa cara ou barata? Onde encontrar dividendos de até 13%
Investimentos
Bolsa cara ou barata? Onde encontrar dividendos de até 13%

De setores perenes a commodities, veja como montar aportes mais eficientes em um mercado mais seletivo

21/04/2026 | 05h30 | Por Katherine Rivas
Inflação projetada para 2026 sobe e influencia Tesouro Direto; entenda o impacto dos juros mais altos sobre os títulos públicos
Investimentos
Inflação projetada para 2026 sobe e influencia Tesouro Direto; entenda o impacto dos juros mais altos sobre os títulos públicos

Revisões no Focus elevam projeções de inflação e Selic, pressionando títulos prefixados e IPCA+ e mudando o humor do mercado

20/04/2026 | 10h23 | Por Isabela Ortiz
Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY
Investimentos
Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY

Pesquisa feita pela EY-Parthenon aponta as razões por trás do maior interesse por esse tipo de ativo

20/04/2026 | 05h30 | Por Marília Almeida
Risco moral pode ser mais relevante do que o de crédito, diz co-CEO da RB Asset
Investimentos
Risco moral pode ser mais relevante do que o de crédito, diz co-CEO da RB Asset

Para Marcelo Michaluá, episódios recentes reforçam a importância da governança das empresas na análise de crédito das dívidas corporativas

20/04/2026 | 03h00 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador