Investimentos

Boom das criptomoedas é “mania especulativa”

Para funcionário do Banco do Canadá, moedas digitais não têm qualidades para se tornarem o dinheiro do futuro

Boom das criptomoedas é “mania especulativa”
O segmento de criptoativos pode ser uma boa saída para quem procura finanças descentralizadas - ou DeFI, na sigla em inglês.(Foto: Envato Elements)
  • Os bancos centrais de todo o mundo estão tentando se familiarizar com as tecnologias emergentes de pagamento
  • O Banco do Canadá está monitorando cenários em que poderia decidir emitir sua própria moeda digital
  • Além das criptomoedas, iniciativas do setor privado, como a Libra, do Facebook Inc., estão aumentando a urgência do debate sobre como as moedas digitais devem ser tratadas

(Shelly Hagan/Wp Bloomberg) – Um alto funcionário do Banco do Canadá chamou o aumento nos preços das criptomoedas de “mania especulativa” e disse que esses ativos não têm as qualidades para se tornarem o dinheiro do futuro.

Em um discurso sobre “inovação em pagamentos”, Tim Lane disse que métodos caros de verificação e instável poder de compra tornam as criptomoedas, como o bitcoin, um método de pagamento “falho”.

“O recente aumento nos preços parece menos uma tendência e mais uma mania especulativa – uma atmosfera em que um tuíte com alto engajamento é suficiente para desencadear um salto repentino no preço”, disse Lane, que é vice-governador do Banco do Canadá, de acordo com declarações fornecidas aos repórteres.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os bancos centrais de todo o mundo estão tentando se familiarizar com as tecnologias emergentes de pagamento. Além das criptomoedas, iniciativas do setor privado, como a Libra, do Facebook Inc., estão aumentando a urgência do debate sobre como as moedas digitais devem ser tratadas.

Por vários anos, o Banco do Canadá tem analisado quais circunstâncias podem levar o Canadá a decidir emitir uma moeda digital como um tipo de contingência, caso seja necessário. Em seu discurso, Lane disse que a mudança para atividades on-line causada pela pandemia está forçando o banco central a acelerar esses esforços.

“Nossa visão permanece inalterada: uma moeda digital não é de forma alguma uma conclusão precipitada”, disse Lane. “Dito isso, o mundo está mudando ainda mais rápido do que esperávamos.”

O Banco do Canadá está monitorando cenários em que poderia decidir emitir sua própria moeda digital. Por exemplo, se o uso de dinheiro for restringido ou eliminado ou se ativos privados semelhantes a dinheiro vierem a fazer sérias incursões.

As stablecoins – cujo valor está atrelado a algum ativo externo – podem ser mais estáveis ​​do que criptomoedas, disse Lane. Mas se a demanda por esses títulos semelhantes a dinheiro surgir devem ser os bancos centrais que os emitem, afirmou ele.

Publicidade

“Somente um banco central pode garantir total segurança e acesso universal, e com o interesse público – não os lucros – como prioridade máxima”, afirmou Lane. “Só emitiremos essa moeda se e quando for a hora certa.”

Para avançar seu trabalho em uma moeda digital, o banco se engajou em um projeto com três equipes universitárias de forma independente. Os relatórios da pesquisa ajudarão a direcionar o pensamento do banco, disse Lane.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos