Investimentos

A cura da covid-19 virá. O alto retorno dos investimentos, não

Quem comprou ações de biotechs esperando retorno alto provavelmente se frustrará

A cura da covid-19 virá. O alto retorno dos investimentos, não
Foto da banco de imagens combina uma seringa de vacina e algumas notas de dólares: investidores mundo afora apostaram alto em empresas que sinalizaram avanço no tratamento do coronavirus. (Gerd Altmann/ Pixabay)
  • Mercados do mundo todo se animaram nas últimas semanas diante de avanço nas pesquisas pelo tratamento do coronavírus
  • Avanço nos estudos indica que a solução provavelmente virá de grandes laboratórios, não de pequenas biotechs
  • Ações que explodiram com bons resultados começam a retomar níveis pré-covid-19 na Europa

(Morwenna Coniam, The Washington Post/ Bloomberg) – As empresas médicas que estão tentando desenvolver tratamentos ou vacinas para combater a covid-19 tiveram alguns dos melhores desempenhos do mercado de ações na Europa este ano. Mas é provável que os investidores acabem decepcionados.

A necessidade urgente de domar o vírus que prejudicou as economias em todo o mundo estimulou uma enxurrada de empresas a anunciar pesquisas sobre vacinas ou tratamentos. Os investidores se concentraram nas ações dessas empresas, gerando ganhos quádruplos em ações de pequeno porte, como a Tiziana Life Sciences Plc e a Bergenbio ASA. Muitas das empresas aproveitaram os surtos para vender novas ações.

Oficiais de governo estão depositando a maior parte de suas esperanças em grandes empresas farmacêuticas, como a AstraZeneca Plc e a Sanofi. Os investidores, no entanto, podem estar superestimando a oportunidade para empresas menores, de acordo com Daniel Mahony, gerente de fundos de saúde da Polar Capital LLP, em Londres.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Parece-me que algumas delas parecem supervalorizadas”, disse ele sobre empresas que tentam desenvolver uma vacina. “Quando você olha para as avaliações, quais são os dados implícitos que alguns investidores estão colocando para justificar esse aumento de valor?”

Apenas 10% dos medicamentos são bem sucedidos em testes em humanos

Uma estatística preocupante: apenas 14% de todos os medicamentos em ensaios clínicos acabam sendo aprovados pela Food and Drug Administration dos EUA, mostrou um estudo de 2018 da MIT Sloan School of Management. As vacinas normalmente levam de 10 a 15 anos para serem desenvolvidas, de acordo com Adam Barker, analista da Shore Capital Group Ltd., e cerca de 10% são bem sucedidas quando entram em testes em humanos.

As grandes empresas farmacêuticas e seus parceiros de pesquisa estão tentando acelerar o desenvolvimento da vacina devido à urgência da pandemia de coronavírus. Ainda assim, qualquer sucesso mensurável permanece longe de ser certo, especialmente para empresas menores que não dispõem de recursos significativos para realizar grandes ensaios clínicos. Cerca de 100 vacinas experimentais contra o novo coronavírus estão sendo trabalhadas globalmente.

Os obstáculos incluem encontrar a resposta imune correta e verificar se há reações adversas. As verificações de segurança são de particular importância ao testar uma vacina, pois são projetadas para serem dadas a pessoas saudáveis. O tempo gasto nesse estágio será mais difícil de compactar do que os primeiros que tiveram rápido progresso, de acordo com Barker.

Mesmo uma vacina aprovada não trará grandes margens de lucros

E mesmo que um teste de vacina seja bem-sucedido, não há necessariamente grandes margens de lucro a serem encontradas. A AstraZeneca, do Reino Unido, que é vista como uma das líderes nas pesquisas, planeja fornecer sua vacina a custo durante a pandemia.

“É melhor feito por grandes empresas”, disse Mahony. “Eles estão fazendo isso para o bem maior da sociedade e de seus negócios. A única razão pela qual eles não estão fazendo isso é ganhar dinheiro”.

“De um modo geral, é normalmente um lugar difícil para uma pequena empresa jogar, apenas porque você precisa realizar testes enormes”, acrescentou, observando que as grandes empresas também têm a vantagem de poder executar vários programas em paralelo – quando você está lidando com um vírus amplamente desconhecido.

Publicidade

Enquanto isso, ações de empresas como a Synairgen Plc e Abivax SA subiram após anúncios de que estão testando tratamentos para pessoas que adoecem com o vírus.

“Sou bastante cético em relação à maioria deles”, disse Barker. “Um vírus que aparece não muda a chance de sucesso de uma droga. Mesmo que haja otimismo em relação a essas drogas, a base de evidências não existe para apoiá-las.”

Essas avaliações provavelmente permanecerão infladas até que os investidores sejam afastados por dados ruins ou atraídos para outros lugares, disse Barker. Avaliações baseadas na esperança de uma terapia também correm o risco de se tornar menos relevantes se uma vacina for encontrada, acrescentou.

Mahony é um pouco mais otimista. “Eu suspeito que não teremos uma terapêutica com bala de prata”, disse ele, embora alguns medicamentos possam retardar a doença e potencialmente melhorar a taxa de sobrevivência.

Aqui estão algumas das empresas europeias nas pesquisas pela cura do coronavírus

Oxford Biomedica

A empresa de células e terapia genética Oxford Biomedica Plc viu suas ações subirem 40% desde que ingressou em um consórcio em abril, liderado pela Universidade de Oxford, que está testando rapidamente uma possível vacina (inclusive no Brasil). A Oxford Biomedica será o parceiro de fabricação caso os testes sejam bem-sucedidos. Desde então, a AstraZeneca concordou em trabalhar com o grupo da universidade.

Publicidade

Para a Oxford Biomedica, “a economia da colaboração será significativa apenas se a segurança e a eficácia do candidato à vacina forem confirmadas em ensaios clínicos”, escreveu Amy Walker, analista da Peel Hunt. Uma porta-voz da Oxford Biomedica se recusou a comentar sobre a probabilidade de sucesso.

Synairgen

As ações da empresa de microcap do Reino Unido subiram mais de 1.100% desde o início do ano para um pico em meados de abril, depois que começou a testar uma formulação do interferon beta de proteína humana para tratar doenças respiratórias em pessoas hospitalizadas com covid-19. As ações recuaram desde o início de maio, embora a capitalização de mercado da empresa de cerca de US$ 71 milhões (57 milhões de libras) ainda esteja acima do seu valor de 6,4 milhões de libras no início do ano.

A empresa de Southampton, na Inglaterra, não teve receita no ano passado, não tem produtos no mercado e perdeu dinheiro todos os anos, exceto dois, desde a abertura de capital em 2004.

A Synairgen está confiante de que seu medicamento pode fazer “algo útil” para pacientes com produção comprometida de interferon-beta, que provavelmente serão os mais afetados pela covid-19, com base em rastros anteriores em pacientes com asma, disse o diretor executivo Richard Marsden em um comunicado. entrevista por telefone.

A segurança do medicamento está bem estabelecida e “sabemos que podemos ativar as defesas nos pulmões com a droga”, disse ele. A empresa ainda está mirando dados de ensaios hospitalares em julho, disse Marsden.

Abivax

Um dos participantes mais recentes é a empresa francesa de biotecnologia Abivax SA, cujas ações subiram 16% desde que anunciou em 14 de maio que começaria a testar um medicamento experimental contra a colite, o ABX464, em pacientes com alto risco de covid-19. A empresa recebeu 36 milhões de euros em financiamento da empresa de investimentos estatal BPIFrance e disse que em 25 de maio também recebeu a aprovação regulatória da Alemanha para testes.

A droga tem ação anti-inflamatória e antiviral que pode torná-la “um divisor de águas na terapia da covid-19”, escreveu Chris Redhead, analista da Goetzpartners Securities Ltd., em nota aos clientes no mês passado. No entanto, “a incerteza em torno da progressão da doença e o potencial impacto de uma vacina dificultam a modelagem da oportunidade”, disse ele. O projeto deve pelo menos expandir as oportunidades de parceria e financiamento para a Abivax no curto prazo, disse ele.

Publicidade

A Abivax decidiu testar o medicamento na covid-19 porque demonstrou ação anti-inflamatória e reparo de tecidos na colite ulcerosa, disse o CEO Hartmut Ehrlich em entrevista por telefone. “Dito isto, não estamos reivindicando vitória nesta fase”, afirmou. “Estamos apenas dizendo que a lógica científica para avaliar o ABX464 na covid-19 é forte e que este estudo fornecerá a resposta sobre se podemos retardar a progressão da doença com hiperinflamação e dificuldade respiratória, ou não”.

Bergenbio

As ações da Bergenbio aumentaram 81% desde que o bemcentinib da empresa norueguesa foi selecionado para ser acelerado no Reino Unido como um tratamento potencial, com dados do estudo da Fase 2 esperados no final do verão europeu (setembro no Brasil). Uma falha em mostrar resultados positivos provavelmente levaria as ações de volta ao seu nível pré-covid-19, disse Pal Falck, analista da Arctic Securities, em um e-mail. Como é o primeiro estudo humano com bemcentinib para o tratamento da covid-19, “obviamente existem incertezas se o efeito pré-clínico se traduzirá em benefício clínico”, disse ele. A empresa não respondeu a um pedido de comentário.

Tiziana Life Sciences

As ações da Tiziana Life Sciences subiram 166% em 11 de março, quando a empresa afirmou que desenvolveria um anticorpo monoclonal, o TZLS-501, para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. O medicamento tem o mesmo mecanismo de ação que dois medicamentos anti-inflamatórios, Actemra, da Roche Holding AG, e Kevzara, da Sanofi e Regeneron Pharmaceuticals Inc., que estão sendo estudados na covid-19. A empresa levantou US$ 10 milhões por meio de uma oferta de ações dos EUA no dia seguinte.

As ações retornaram rapidamente aos níveis pré-anúncio até o final de abril, quando Tiziana disse que estava buscando uma patente para o TZLS-501 em combinação com um tratamento antiviral como terapia potencial. A empresa, que não teve receita em 2018, e, segundo a Bloomberg tem um analista apenas seguindo suas ações, disse que não realizou nenhuma pesquisa clínica ou pré-clínica sobre o uso dos medicamentos como tratamento para o vírus.

O presidente e fundador, Gabriele Cerrone, e o CEO Kunwar Shailubhai têm experiência em levar medicamentos ao mercado, tendo obtido aprovação regulatória para três medicamentos de empresas anteriores, afirmou Cerrone em entrevista por telefone. “Tudo é um tiro no escuro, mas estamos muito focados no fato de que o mercado não é apenas focado em vacinas”, disse ele. “As terapias medicamentosas serão mais examinadas e apreciadas porque haverá uma grande parte da população que nunca será vacinada”.

As ações reduziram alguns de seus ganhos em junho, embora ainda continuem acima de 100% este ano, com um valor de mercado de cerca de 142 milhões de libras.

Ose Immuno

As ações da biotech francesa Ose Immuno aumentaram quase 50% no início de maio, depois que a empresa disse que estava desenvolvendo uma vacina contra o novo coronavírus. A empresa disse que espera os primeiros resultados pré-clínicos no início do segundo semestre do ano e, se possível, iniciar um ensaio clínico antes do final de 2020. As ações apagaram esses ganhos em meados de maio e voltam a operar em torno de 6 euros por ação. A empresa não respondeu a um pedido de comentário.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos