• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Diversificação é chave para retorno em fundos

Fundo de Investimento Bradesco Ações Dividendos mostra reação positiva de 5,10% em abril

Por Ernani Fagundes

13/04/2020 | 19:43 Atualização: 13/04/2020 | 19:43

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Em tempos de risco elevado nas aplicações financeiras até mesmo naquelas mais conservadoras, a recomendação é a diversificação. “Converse com o seu consultor de investimentos, com o seu gerente de investimentos. Mantemos o otimismo para o médio e longo prazo e destacamos principalmente a importância da diversificação, que depende de cada perfil de risco”, orienta Marcelo Nantes, superintendente da Bradesco Asset Management (Bram).

Leia mais:
  • Com perdas em março, fundos de renda fixa vão continuar instáveis
  • Dois fundos passivos listados em bolsa valorizaram mais de 9% em 2020
  • Inflação baixa vai fazer investidor ganhar dinheiro com títulos públicos
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na visão dele, após a queda de 29,9% do Ibovespa em março, os fundos de ações devem reagir em abril. “Temos o fator pandemia, muita coisa influencia nos preços dos ativos. Estamos vendo uma estabilização dos casos na Itália e na Espanha, mas a situação nos EUA ainda é grave. Mas as bolsas tendem a registrar uma performance melhor, deveria andar mais em abril”, aponta.

Questionado sobre os motivos para uma reação das bolsas em abril, Nantes relacionou essa possibilidade aos diversos pacotes econômicos em andamento ao redor do mundo e no Brasil. “Mas se os casos (de Covid-19) começaram a aumentar muito, a situação muda”, alerta Nantes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesse cenário, para quem possui um horizonte de curto prazo e para investidores de perfil conservador, a Bram recomenda fundos DI. “Já nos multimercados, como há uma diversificação maior, é possível capturar essa perspectiva de reação dos juros nas posições de renda fixa”, afirma. Nesse exemplo de multimercados, ele menciona a família de fundos Bradesco Alocação, para quem possui um horizonte de tempo pelo menos seis meses e até um ano.

Na renda fixa, para o investidor de perfil moderado, Nantes cita os fundos de crédito privado. “Temos o fundo Bradesco RF Debêntures Incentivadas, onde há ativos de companhias de excelente qualidade na carteira, com muitas oportunidades interessantes (de preços) nesse momento”, diz. A carteira em questão mostra queda de 1,54% no mês e de 1,02% no ano de 2020, de acordo com dados do Broadcast.

Aos investidores de perfil arrojado, Nantes cita carteiras de maior volatilidade e maior risco como o fundo Bradesco Inflação Longa, que está com perdas de 0,71% em abril até o dia 9, e baixa de 6,72% no ano. E para o investidor com apetite ao risco, mas com horizonte para médio e longo prazo, a sugestão do superintendente é a carteira de dividendos.

“O fundo Bradesco Ações Dividendos reúne companhias que pagam regularmente os dividendos, são empresas com balanço mais sólido e robusto”, diz. Ele exemplifica que o fundo também é composto por papéis defensivos, como de companhias de energia, saneamento e de concessões rodoviárias. “São empresas de muita geração de caixa”, afirma. Pelos dados da Bram, a carteira Bradesco Ações Dividendos mostra reação positiva de 5,10% em abril, mas ainda acumula baixa de 32,15% no ano até o último dia 9.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos de ações
  • Fundos de renda fixa
  • Fundos DI
  • Multimercados
Cotações
22/02/2026 8h45 (delay 15min)
Câmbio
22/02/2026 8h45 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O ouro está se tornando o “novo dólar”, diz um dos gestores de fundos de hedge mais temidos de Wall Street

  • 2

    A reação do mercado à derrubada das tarifas de Trump pela Suprema Corte

  • 3

    Brasileiros cruzam a fronteira em busca de menos impostos; vale a pena?

  • 4

    Ibovespa fecha em patamar recorde, acima dos 190 mil pontos, após Suprema Corte derrubar tarifas de Trump

  • 5

    Ibovespa hoje: Vale (VALE3) e Santander (SANB11) saltam mais de 3%; Raízen (RAIZ4) tomba

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Foi demitido e aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Veja o que fazer
Logo E-Investidor
Foi demitido e aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Veja o que fazer
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil: veja quais são os Pacotes VIP e preços
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil: veja quais são os Pacotes VIP e preços
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (21)?
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (21)?
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil: veja os setores e os valores dos ingressos
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil: veja os setores e os valores dos ingressos
Imagem principal sobre o PREVBarco do INSS: 6 cidades recebem atendimento ainda em fevereiro de 2026
Logo E-Investidor
PREVBarco do INSS: 6 cidades recebem atendimento ainda em fevereiro de 2026
Imagem principal sobre o Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Logo E-Investidor
Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Imagem principal sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Logo E-Investidor
Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Últimas:
Por que os ultra-ricos estão disputando espaço com seus megaiates no mar em Miami
Comportamento
Por que os ultra-ricos estão disputando espaço com seus megaiates no mar em Miami

Mega iates estão cada vez mais extravagantes, mas falta espaço para alocar os veículos na costa da Flórida, nos Estados Unidos

22/02/2026 | 06h30 | Por Tristan Bove, Fortune
Existe um custo invisível nas compras em dólar; descubra os cartões que escapam dele
Educação Financeira
Existe um custo invisível nas compras em dólar; descubra os cartões que escapam dele

Taxa pouco mencionada pelos bancos, o spread aumenta o custo das compras em dólar, mas há cartões que não cobram esse adicional

22/02/2026 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Agenda de dividendos da semana de 23 a 27/02: empresas de energia, papel e combustíveis lideram pagamentos
Tempo Real
Agenda de dividendos da semana de 23 a 27/02: empresas de energia, papel e combustíveis lideram pagamentos

Confira o calendário completo, os retornos para o acionista (dividend yield) e quem tem direito ao recebimento

22/02/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Calendário econômico da semana: inflação, atividade e falas do Fed no radar
Tempo Real
Calendário econômico da semana: inflação, atividade e falas do Fed no radar

Agenda entre 23 e 27 de fevereiro concentra dados de inflação, PIB, emprego e decisões de juros nos EUA, Europa, Brasil e Ásia

22/02/2026 | 04h30 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador