Investimentos

Estratégia mensal: carteira dividendos – maio 2020

Estratégia mensal: carteira dividendos – maio 2020
(Foto Marcelo Min/Estadão)
  • A Carteira Dividendos, composta por cinco ativos, é focada na alta previsibilidade do fluxo de caixa gerado pelas empresas de sua composição, sendo a mais indicada para o investidor com perfil conservador, mas que tolere os riscos do investimento em renda variável
  • Ela é a mais indicada para o investidor com perfil conservador
  • A expectativa é de retorno médio via dividendos de 6,5% para 2020

A Carteira Dividendos, composta por cinco ativos, é focada na alta previsibilidade do fluxo de caixa gerado pelas empresas de sua composição, sendo a mais indicada para o investidor com perfil conservador, mas que tolere os riscos do investimento em renda variável.

Ressaltamos a expectativa de retorno médio via dividendos de 6,5% para 2020 (medido pelo dividend yield médio da carteira).

Entendemos que em momentos de maior aversão ao risco, os investidores buscam empresas que possuem bom apelo pela ótica da distribuição dos lucros (dividendos). Para o mês de maio, optamos por não realizar nenhuma alteração na composição do portfólio.

Itaú | ITUB4

Os bancos devem continuar a enfrentar condições de mercado extremamente desafiadoras nos próximos anos, com as margens com intermediação financeira pressionadas por taxas de juros mais baixas e receitas com tarifas desafiadas pela concorrência provavelmente mais acirrada. Os lucros dos bancos devem, portanto, crescer modestamente nos próximos anos, em média 3,5%. Entretanto, no momento atual com pandemia de Coronavírus, os bancos de grande porte podem ser agora os melhores candidatos para os investidores terem em seu portfólio nesta turbulência do mercado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A pior visibilidade e as crescentes incertezas econômicas devem reduzir o apetite por risco dos bancos, fazendo com que as margens com intermediação financeira diminuam mais gradualmente do que esperávamos anteriormente. Isso poderia amortecer qualquer pressão proveniente de uma possível deterioração da qualidade dos ativos (que não deveria ser material, em nossa opinião).

Assim, as novas condições de mercado poderiam surpreendentemente liberar parte da pressão que estava pesando sobre os grandes bancos. Resultados mais resilientes nos próximos trimestres em comparação com outros nomes e setores poderiam ser suficientes para justificar uma mudança dos investidores para as ações dos bancos. Neste setor, a nossa preferência é pelo Itaú. Nos múltiplos atuais (1,5x Preço/Valor Patrimonial) e com potencial de valorização atraente, vemos o Itaú como um dos melhores nomes em nossa cobertura para enfrentar a turbulência do mercado.

Tenda | TEND3

Levando em consideração a pandemia de Coronavírus e os impactos econômicos, preferimos uma exposição na Construção Civil em players de baixa renda. Em nossa opinião, as vendas do segmento de média-alta renda estão altamente correlacionadas com dados macroeconômicos, tais como índice de confiança, taxa de desemprego, etc e podem sofrer mais, enquanto as vendas no segmento de baixa renda são muito mais resilientes, com demanda estrutural. Consideramos lançamentos e vendas 40% menores para players de média e alta renda e 25% menores para players de baixa renda (semelhante ao ocorrido na crise de 2008/09). Neste segmento de baixa renda, mantemos nossa preferência pela Tenda.

A empresa divulgou resultados sólidos nos últimos trimestres, surpreendendo o mercado de forma favorável no que se refere aos indicadores de lançamentos, vendas líquidas, velocidade de vendas, dentre outros. Apesar dos desafios com o programa MCMV, a companhia tem se mostrado mais eficiente e, portanto, tem ganho participação de mercado. Acreditamos que a Tenda está preparada com um balanço saudável para ultrapassar o momento atual mais adverso.

Taesa | TAEE11

A Taesa é uma boa opção para Carteiras com foco nos dividendos. Como já comentado em outros momentos, o segmento de transmissão de energia elétrica não depende da demanda por energia, uma vez que suas receitas são pré-estabelecidas, com reajustes por inflação (destacamos que a Taesa não possui dívida atrelada ao dólar).

Com alavancagem controlada (dívida líquida/Ebitda em 2,0x), a empresa pode investir em novos projetos e ainda assim seguir com 100% de payout, levando a um dividend yield de 9,0%/9,7% em 2020/21. As units da Taesa seguem em um patamar de preço interessante, oferecendo um desconto real em relação à títulos brasileiros de inflação de 10 anos.

TIM | TIMP3

Vemos a TIM em uma posição favorável para tirar proveito de uma potencial consolidação do setor. Acreditamos que a venda potencial da operação móvel da Oi poderia resultar em mais atenção para o setor, levando a oportunidades específicas. O segmento de fibra também tem potencial de consolidação, que pode ter um grande impacto nas estratégias de opex/capex para as grandes operadoras. Além disso, ressaltamos o caráter defensivo do setor de telecomunicações

Sanepar | SAPR4

Acreditamos que a empresa deva enfrentar um cenário desafiador no curto prazo, mas seu valuation os fundamentos justificam a escolha do ativo para a Carteira. As premissas atuais refletem quatro principais impactos no fluxo de caixa da companhia:

i) aumento na provisão para devedores duvidosos;

Publicidade

ii) maior necessidade de capital de giro (isto é, dias a receber);

iii) aumento no custo da dívida; e

iv) os reguladores e governos tomarão medidas para preservar os consumidores, como o recém anúncio do adiamento do reajuste tarifário por 60 dias, o que não mudou a nossa visão sobre o ativo. Ainda assim, vemos as units da Sanepar em patamar de preços atraente, e acreditamos que a empresa possui condições de atravessar esse período de incertezas. Mesmo assumindo que o reajuste anual da tarifa não ocorra, a Sanepar parece atraente sob as diversas métricas de avaliação, até mesmo pelo dividend yield na casa dos 4% para 2020/21.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos