Investimentos

Investimento com FGTS na Eletrobras já rende acima da inflação? Veja

Índices apontam rendimento na companhia que já é mais que o dobro do que a TR do FGTS

Investimento com FGTS na Eletrobras já rende acima da inflação? Veja
Compra de ações da Eletrobras com dinheiro do FGTS completa um mês e fundo mútuo já rende. Foto: REUTERS/Brendan McDermid
  • Ainda que tenha se passado pouco mais de um mês desde que essa nova oferta foi para o mercado, os sinais são promissores
  • Para quem comprou as ações diretamente da Eletrobrás, há uma cláusula de “lock-up”, que proíbe a venda dos dividendos por um ano

(Isabella Alonso Panho, especial para o E-Investidor) – A possibilidade de compra de ações da Eletrobras (ELET3) com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) animou investidores de todo o Brasil. Ainda que tenha se passado pouco mais de um mês desde a estreia na bolsa da companhia privatizada, os sinais são promissores: a ação subiu 5,26% até as 15 horas desta sexta-feira (22), tendo chegado a 5,55% durante a semana. Esse patamar é mais que o dobro da TR (taxa referencial) do FGTS.

“Em apenas pouco mais de um mês de negociações na B3, as ações chegaram a valorizar 5,55%, valor esse acima de toda a inflação acumulada de 2022, de 5,49%”, explica Jeferson Lana, professor da Univali. Aqui você confere o quanto o rendimento do FGTS está perdendo da inflação.

Contudo, é precoce dizer que esse crescimento será constante. “Se mantiver o ritmo de 5,55% ao mês, daria 91% no ano. Ou seja, em 12 meses, a pessoa praticamente dobraria o que colocou”, aponta. Outro alerta feito por Lana é de que o mercado de ações é volátil, ou seja, alta deste momento podem virar para o terreno negativo de uma hora para a outra, da mesma forma que pode subir muito mais. “É o risco que se corre”, diz.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

José Vitor Kohler, assessor de investimentos, ingressou no fundo mútuo de privatização motivado pela possibilidade de diversificar sua carteira de investimentos. “No passado, já foram feitos fundos de privatização semelhantes, com a Petrobras e com a Vale, e ambos tiveram um excelente desempenho, bem acima da rentabilidade tradicional do FGTS”, pontua o investidor.

Para quem comprou as ações diretamente da Eletrobras, há uma cláusula de “lock-up”, que proíbe a venda dos papeis por um ano. Contudo, de acordo com Lana, “no caso de quem aplicou via Fundos, existem algumas alternativas, que podem variar conforme a instituição financeira. Por exemplo, em um fundo que conheço, o resgate é possível a partir do sexto mês, mas ele precisa ser feito para outro fundo de uso semelhante ao FGTS (como o da Petrobrás ou da Vale) e Clubes de FGTS”. Todavia, como explica o professor, o dinheiro poderá voltar para a conta de FGTS do investidor apenas após 12 meses do investimento.

O preço de cada ação na oferta da Eletrobras foi estipulado em R$ 42,00. Às 15 horas (sexta-feira, 22), as ações estavam sendo negociadas a R$ 44,21. Kohler, que se considera um investidor de perfil mais agressivo, se espelha também em experiências internacionais, de modelos parecidos, para avaliar de forma positiva a oferta. “Quem está em apenas um tipo de investimento acaba refém daquela rentabilidade e, diversificando um pouco, começa a ter um apetite maior de risco, para buscar uma rentabilidade melhor no longo prazo”, pondera.

A reportagem também entrou em contato com a Eletrobras para saber quais são as perspectivas de rentabilidade dos papeis. Contudo, a empresa afirmou que não tem política de divulgação de guidances.

A discussão em torno da TR do FGTS está sob judice no Supremo Tribunal Federal (STF). Confira em que pé está este julgamento e se ainda vale a pena entrar com uma ação sobre o tema.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos