Publicidade

Investimentos

Saiba quanto o rendimento do seu FGTS perde para a inflação

Com os anos, a atualização do FGTS ficou cada vez mais distante do seu objetivo de acompanhar a inflação

Saiba quanto o rendimento do seu FGTS perde para a inflação
Taxa Referencial do FGTS tem rendido a metade dos índices de inflação no Brasil. Fonte: Agência Brasil/Reprodução
  • A detração do poder de compra do FGTS vem se agravando desde 1999, diante de mudanças traçadas pelo Banco Central para calibragem da Selic

(Isabella Alonso Panho, especial para o E-investidor) – Quando a taxa referencial (TR) foi instituída, no início dos anos 90, o objetivo era fixar um índice de correção para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que fosse capaz de acompanhar a inflação, repondo as perdas dos trabalhadores. Contudo, esse cenário se inverteu por completo e o rendimento das contas do FGTS hoje representa cerca de metade da inflação.

Como explica Jeferson Lana, professor da Univali, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro a julho de 2022 está acumulada em 5,49%. Já o FGTS rende um total de 3% ao ano, mais a variação da Taxa Referencial, que, em 2022, está acumulada em 0,53%. Ou seja, enquanto a inflação do País atinge 5,49%, o dinheiro do trabalhador rendeu cerca de 2,25%.

Os trabalhadores que fizeram investimentos na Eletrobras com os recursos do FGTS estão conseguindo ganhos. Veja mais detalhes aqui.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A detração do poder de compra do FGTS vem se agravando desde 1999, diante de mudanças traçadas pelo Banco Central para calibragem da Selic, a taxa básica de juros da economia. A incidência da TR prevista na Lei do FGTS está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2014, quando foi ajuizada uma Ação Declaratória de Inconstitucionalidade sobre o assunto.

O E-Investidor mostra em que pé se encontra a ação no STF e conversou com especialistas para entender se vale a pena entrar com o processo sobre o tema.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos