• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

O que esperar dos fundos ESG com a mudança de governo em 2023?

Segundo dados do TradeMap, apenas 22% dos fundos de ESG negociados no mercado acumulam ganhos acima do IBOV

Por Daniel Rocha

07/12/2022 | 3:00 Atualização: 07/12/2022 | 13:27

(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

Os investidores com objetivos alinhados às pautas socioambientais não tiveram muitos motivos para “comemorar“ ao olhar para os resultados dos fundos de ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa, em inglês). Segundo dados do TradeMap, apenas 22% do total desses produtos apresentaram ganhos de até 27,4% acima do Ibovespa, principal índice da B3, no acumulado deste ano. O restante amargou desvalorizações que chegam a 40%.

Leia mais:
  • B3 vai exigir mais diversidade em empresas listadas
  • Falta de transparência limita investimentos ESG, diz estudo da CVM
  • As controvérsias do investimento ESG
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, a mudança de governo com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, traz expectativas para o mercado de que a nova gestão pública terá mais responsabilidade com as pautas ambientais, com repercussão no desempenho desses investimentos. A percepção foi reforçada pela presença do presidente eleito na Cúpula do Clima (COP-27) da Organização das Nações (ONU), no mês passado.

O evento foi sediado em Sharm el-Sheik, no Egito, ao longo do mês de novembro. Durante o seu discurso, Lula reafirmou o seu compromisso com as pautas ambientais e prometeu zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. Veja os detalhes nesta reportagem. Com a nova postura, os ativos brasileiros alinhados ao tema ESG podem ficar atrativos para os investidores diante dos desdobramentos das políticas ambientais adotadas no próximo governo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Enquanto esse cenário não se concretiza, a situação não parece passar otimismo para quem segue de olho nesta classe de ativos. De acordo com os dados do TradeMap, 77,8% dos fundos de ESG apresentaram performance negativa em comparação ao Ibovespa. O restante conseguiu oferecer ao investidor um prêmio de até 27,4% no acumulado de 2022.

Os dados fazem parte de um levantamento do TradeMap, a pedido do E-Investidor, que acompanhou a performance de 95 fundos negociados no mercado brasileiro com performance desde o início do ano. Isso quer dizer que os produtos lançados após o dia 1º de janeiro de 2022 não foram considerados na amostra.

Neste intervalo de tempo, os fundos que conseguiram apresentar performances positivas foram aqueles que estavam posicionados em empresas alinhadas às pautas ESG tanto no Brasil quanto no exterior. “Empresas do setor elétrico que trabalham com fontes de matriz energética renovável ou que estão trabalhando com novas tecnologias, empresas como a Nex Energy”, afirma Felipe Paletta, sócio-fundador e analista da Monett.

O que esperar daqui para frente?

O discurso de Lula na COP27 mostrou ao mundo que o Brasil deve seguir comprometido com as pautas ambientais. Na ocasião, o presidente eleito fez a promessa de zerar o desmatamento da Amazônia até 2030. Embora o novo governo não tenha tomado posse, a participação de Lula no evento sinalizou ao mundo que a agenda ambiental deve permanecer entre as prioridades a partir de 2023.

Publicidade

A postura traz de volta ao Brasil o protagonismo nas discussões ambientais durante os eventos internacionais. Com a mudança, Marcella Ungaretti, head de ESG do Research da XP, acredita que as empresas devem ficar mais atentas a essa agenda com objetivo de reduzir os riscos e também de capturar as oportunidades no mercado. “As companhias vencedoras serão aquelas cujo comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança são colocadas em primeiro plano, o que deve se refletir também no melhor desempenho dos produtos focados no tema”, afirma.

No entanto, o efeito das políticas públicas ambientais pode enfrentar alguns problemas até chegar na Bolsa de Valores. A piora do cenário fiscal, o que poderia causar na continuidade de altas dos juros, pode impedir que a agenda ESG avance com “força” no mercado acionário. “Quando vemos juros mais altos, temos mais discussões no ponto teórico do que na prática, porque mudar o processo produtivo custa. Pode trazer um retorno no longo prazo, mas pesa no curto prazo”, diz Paletta.

Onde investir?

Os analistas avaliam que alguns segmentos da bolsa devem se destacar nos próximos anos em virtude do protagonismo do Brasil nas discussões sobre políticas ambientais, mas principalmente pela sua relevância para o mercado. No entanto, isso não significa que o investidor deve destinar os recursos para qualquer empresa ou produto financeiro classificado como ESG.

A sigla, embora remeta a ideia de sustentabilidade, abrange outras temáticas, como as boas práticas de governança corporativa e políticas de impacto social. Por esse motivo, Gabriel Tussato, especialista em investimentos da Ágora, recomenda ao investidor analisar a temática que o fundo, índice ou a companhia está posicionado antes de investir. Trata-se de uma medida para entender se aquela estratégia segue adequada aos objetivos financeiros e critérios para compor portfólio do investidor.

“Há fundos com um filtro negativo e vai excluir, por exemplo, as empresas de tabaco. Outras buscas empresas com uma estratégia mais ativa nas agendas de ESG, enquanto há produtos mais focados em pautas ambientais”, afirma. A visão “generalista” costuma ser presente em gestoras internacionais na hora de comprar títulos emitidos pelo governo. Segundo Tussato, a escolha se baseia no comprometimento do estado com os critérios ESG, responsáveis por selecionar os ativos para compor seus portfólios.

Publicidade

Já Ungaretti enxerga oportunidades em ativos alinhados ao compromisso de redução da emissão de CO2, em mudanças de matriz energética para fontes mais sustentáveis e também para o mercado de crédito de carbono (ativo financeiro ambiental e representativo para redução de uma tonelada de dióxido de carbono). “O mercado de crédito de carbono como uma importante solução alternativa para combate às mudanças climáticas, com destaque para o potencial do Brasil de liderar o tema, o que exigirá atenção tanto dos investidores quanto das empresas”, diz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Environmental Social and Governance (ESG)
  • Governo
  • Investidores
  • Investimentos
Cotações
16/11/2025 10h37 (delay 15min)
Câmbio
16/11/2025 10h37 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como montar uma carteira de fundos imobiliários equilibrada entre FIIs de tijolo e papel

  • 2

    Os 4 erros financeiros que levam aposentados a ficar sem dinheiro na velhice – e como evitá-los

  • 3

    Contas globais ganham força no Brasil; entenda os cuidados antes de escolher uma

  • 4

    Nubank surpreende com lucro robusto e desempenho superior aos bancos tradicionais: a análise dos resultados do 3T25

  • 5

    ‘Show de horrores’ na B3: conheça ações que, assim como a Hapvida, tombaram mais de 40% em um único pregão

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como montar uma reserva de emergência para o seu pet em 2025
Logo E-Investidor
Como montar uma reserva de emergência para o seu pet em 2025
Imagem principal sobre o Fies: quem pode aderir à renegociação?
Logo E-Investidor
Fies: quem pode aderir à renegociação?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: beneficiários têm até dezembro para fazer acompanhamento em saúde; veja onde
Logo E-Investidor
Bolsa Família: beneficiários têm até dezembro para fazer acompanhamento em saúde; veja onde
Imagem principal sobre o Detran-SP: o que é a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos
Logo E-Investidor
Detran-SP: o que é a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos
Imagem principal sobre o INSS: veja como pedir a devolução de descontos no novo prazo
Logo E-Investidor
INSS: veja como pedir a devolução de descontos no novo prazo
Imagem principal sobre o INSS: aposentados têm novo prazo para pedir devolução de descontos
Logo E-Investidor
INSS: aposentados têm novo prazo para pedir devolução de descontos
Imagem principal sobre o Fies: veja como fazer para renegociar a sua dívida
Logo E-Investidor
Fies: veja como fazer para renegociar a sua dívida
Imagem principal sobre o Fies: até quando estudantes podem renegociar dívidas? Veja prazo
Logo E-Investidor
Fies: até quando estudantes podem renegociar dívidas? Veja prazo
Últimas: Investimentos
Tesouro Nacional lança plataforma para monitorar investimentos em projetos sustentáveis
Investimentos
Tesouro Nacional lança plataforma para monitorar investimentos em projetos sustentáveis

Plataforma que busca ampliar a transparência sobre os investimentos e projetos ligados ao programa Eco Invest

15/11/2025 | 18h59 | Por Daniel Rocha
COP30: Brasil e mais 12 países lançam Hub de Plataforma para coordenar investimentos climáticos
Investimentos
COP30: Brasil e mais 12 países lançam Hub de Plataforma para coordenar investimentos climáticos

Iniciativa busca alinhar entre as nações investimentos ligados ao desenvolvimento sustentável; lançamento aconteceu neste sábado (15) na COP30

15/11/2025 | 18h11 | Por Daniel Rocha
Como montar uma carteira de fundos imobiliários equilibrada entre FIIs de tijolo e papel
Investimentos
Como montar uma carteira de fundos imobiliários equilibrada entre FIIs de tijolo e papel

Especialistas explicam como combinar fundos de imóveis físicos e de crédito imobiliário para equilibrar renda previsível e potencial de valorização

14/11/2025 | 09h22 | Por Murilo Melo
Permuta de imóveis ganha força entre investidores, mas exige atenção redobrada; entenda
Investimentos
Permuta de imóveis ganha força entre investidores, mas exige atenção redobrada; entenda

Com avanço das plataformas digitais e o aumento da procura por negociações sem intermediação de dinheiro, a troca de imóveis se consolida como estratégia para diversificar o portfólio e reduzir custos

13/11/2025 | 10h26 | Por Murilo Melo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador