Investimentos

Os fundos mais rentáveis de 2022 e o que esperar do próximo ano

Volatilidade e juros em alta fizeram dos multimercados o destaque do ano; cenário pode se repetir em 2023

Os fundos mais rentáveis de 2022 e o que esperar do próximo ano
Cenário de inflação e juros altos impactou os fundos. (Foto: Envato)
  • Segundo especialistas consultados pelo E-Investidor, a classe de fundos que conseguiu transformar as turbulências do ano em oportunidades foram os multimercados
  • “Os multimercados vinham sofrendo nos anos anteriores, mas, ao longo de 2022, boa parte deles conseguiu boas performances”, diz Eduardo Cubas, sócio e diretor de alocação da Manchester Investimentos
  • Vania Cervini, da Ágora Investimentos, afirma que os multimercados macro continuam em alta para 2023

Encontrar uma boa oportunidade de investimento, ponderando o próprio perfil de risco com o cenário macroeconômico e político do País, pode não ser tarefa fácil. Muitos investidores preferem delegar essa função a gestores profissionais e fazer suas alocações diretamente em fundos de investimentos.

Em 2022, esses gestores tiveram que lidar com um ambiente volátil na Bolsa de valores, além de juros elevados no Brasil e no mundo. Segundo especialistas consultados pelo E-Investidor, a classe de fundos que conseguiu transformar as turbulências do ano em oportunidades foram os multimercados, especialmente os chamados fundos macro.

Esses ativos buscam se apropriar de grandes tendências macroeconômicas, com estratégias que incluem câmbio, renda fixa e variável.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Os multimercados vinham sofrendo nos anos anteriores, mas, ao longo de 2022, boa parte deles conseguiu boas performances”, diz Eduardo Cubas, sócio e diretor de alocação da Manchester Investimentos.

Cubas explica que a virada de chave veio com o cenário de inflação e juros altos, que gestores brasileiros já estão acostumados a lidar por não ser uma novidade na história do País. “Eles têm ferramentas para se beneficiar disso e conseguiram capturar muito bem a subida da perspectiva de taxa de juros nas principais economias do mundo, principalmente nos Estados Unidos”, afirma.

Esta também é a visão de Dan Kawa, sócio da TAG Investimentos e especialista em fundos de investimento. Ele destaca que, a despeito da volatilidade que atingiu em cheio os mercados globais de renda variável em 2022, a estratégia de juros globais e câmbio conseguiu segurar a rentabilidade.

“Tivemos tendências menos agudas em outros mercados”, diz o sócio da TAG. “Fundos de ações, por exemplo, tiveram um ano muito ruim. Ações cíclicas sofreram muito por questões macro e micro, os fundos sofreram várias semanas seguidas de resgate. Foi um ano difícil”, destaca.

A pedido do E-Investidor, a Quantum Finance levantou os fundos multimercados com melhor desempenho em 2022. Foram considerados apenas fundos com número de cotistas igual ou superior a 100, em funcionamento normal na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e não exclusivos.

Fundo Retorno acumulado em 2022*
BDR AVARGA FI MULTIMERCADO 101,10%
BTG PACTUAL ECONOMIA REAL FEEDER I FI MULTIMERCADO 62,10%
CSHG VALOR VENTURE CAPITAL INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO 62,05%
BTG PACTUAL ECONOMIA REAL FEEDER FIC MULTIMERCADO 61,90%
SPX RAPTOR FEEDER INVESTIMENTO NO EXTERIOR FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO 49,20%
SPX RAPTOR F-22 INVESTIMENTO NO EXTERIOR FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO 49,20%
CSHG ALLOCATION SPX RAPTOR CSHG INVESTIMENTO NO EXTERIOR FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO 48,80%
SPX RAPTOR PVT INVESTIMENTO NO EXTERIOR FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO 48,60%
BTGP THUNDERBOLT ACCESS INVESTIMENTO NO EXTERIOR FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO 48,40%
VITREO PETRÓLEO FI MULTIMERCADO 40,50%

Fonte: Quantum Finance *Dados coletados entre 3 de janeiro e 14 de novembro de 2022

O que esperar de 2023

Na reta final de 2022, havia a expectativa de que o Banco Central pudesse começar os cortes na taxa de juros já no primeiro semestre de 2023. No entanto, diante da incerteza fiscal com o novo governo, entrou no radar a perspectiva de que a Selic deve permanecer em alta por mais tempo.

Publicidade

Em paralelo, no exterior, os bancos centrais das economias desenvolvidas devem seguir com o aperto monetário por um tempo. Este cenário mantém os fundos multimercados macro como boas opções para o ano.

Essa reportagem faz parte do especial “Como investir em 2023”, um guia gratuito com a indicação dos principais especialistas do mercado para os melhores investimentos do próximo ano. Baixe o material exclusivo para continuar a leitura e ver o que esperar dos fundos de investimento em 2023!

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos