Investimentos

5 temas que vão definir o cenário de investimentos após o coronavírus

A projeção foi feita pelo estrategista global do Bank of America

NILTON FUKUDA/ESTADÃO

A pandemia de coronavírus deixará como legado uma economia global em que as oportunidades e decisões de investimentos serão guiadas predominantemente por cinco fatores: geopolítica e globalização; nova tecnologia; mais Estado; investimento público em saúde; ascensão da geração Z.

A projeção, cujos efeitos irão perdurar por décadas, foi feita pelo estrategista global do Bank of America, Haim Israel, em relatório aos clientes do banco.

“A covid-19 é um dos raros eventos da história, com a Grande Depressão e a queda do Muro de Berlim, que vão definir completamente a geopolítica, a sociedade e os mercados”, escreveu.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As informações são do Business Insider.

Geopolítica e globalização

A pandemia trouxe, de imediato, severos danos econômicos à maioria dos países. O efeito seguinte será um olhar maior para dentro, com apoio a produtores locais, maiores barreiras ao comércio exterior e simplificação das cadeias de produção, com maior atenção à tecnologia, privacidade de dados e áreas essenciais.

“O legado mais significativo da covid-19 será redefinir a ordem mundial em manufatura, fornecimento, comércio, tarifas, sanções e tecnologia, impulsionada pela geopolítica”, escreveu Levy.

Novas tecnologias

As medidas de distanciamento social deixaram milhões de pessoas muito mais tempo em casa, o que levou ao crescimento do trabalho remoto, streaming e comércio eletrônico. Uma realidade que veio para ficar e será sustentada por computação em nuvem, capacidade de banda de internet, geração e gestão de dados dos usuários. Quem dominar essas frentes será mais atraente para investidores e terá grandes vantagens competitivas.

“Isso pode impulsionar a comercialização de tecnologias moonshot, como veículos autônomos, computação quântica e agricultura vertical, à medida que os países buscam uma vantagem na corrida pela supremacia tecnológica”, escreveu o analista do Bank of America.

Mais Estado

O cenário de colapso econômico e sanitário imposto pela pandemia exigiu ações imediatas e abrangentes dos governos. Onde o Estado foi mais presente e eficiente, a proliferação do coronavírus foi contida mais rapidamente. O legado deve ser a estabilização dos gastos públicos em um nível maior, com os cidadãos sendo prioridade em relação ao retorno a investidores.

“Semelhante ao socorro após outras crises econômicas e de defesa, os gastos de governo para proteger cidadãos permanecerão elevados por anos em comparação aos níveis pré-coronavírus”, projeta Levy.

Investimento público em saúde

Os sistemas públicos de saúde sairão fortalecidos da pandemia. Países precisarão reforçar suas redes e gastar mais dinheiro com elas. Oportunidade para medicina preventiva e tecnologia aplicada à saúde.

“A covid-19 vai amplificar a importância dos cuidados de saúde e seu papel social. Isso vai acelerar a pressão global sobre outras fatores associados ao tema: preços de medicamentos, resistência a antibióticos, prevenção futura a pandemias, acesso universal a vacinas, etc.”, escreveu Levy.

A ascensão da geração Z

Os millennials foram atingidos em cheio por uma das maiores crises econômicas da história no exato momento em que deveriam se tornar protagonistas no mercado de trabalho e consumo. Isso deve acelerar uma transição geracional em um momento de empobrecimento da população.

“A geração Z – juntamente com a dos millennials – é a mais exposta a um potencial de ganho reduzido a longo prazo. Essa pandemia global pode resultar em uma desaceleração ou reversão da marca de décadas para tirar bilhões da pobreza”, escreveu Levy.

Embora as duas gerações estejam mais expostas a estes efeitos, o estrategista global do Bank of America vê a os zoomers com mais condições de se adaptar às novas condições, por já terem nascido em uma era puramente tecnológica. Empresas que entenderem melhor essa geração e sua relação com a tecnologia estarão à frente na captação de investimentos.