• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Esqueça o IPCA+6%: veja os títulos que pagam até IPCA+10% ao ano

Embora rentáveis, analistas alertam que títulos que pagam até IPCA+10% são bastante arriscados

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

10/07/2024 | 19:38 Atualização: 11/07/2024 | 9:55

Descubra quais são as debêntures que pagam a rentabilidade de IPCA + 10% ao ano (Foto: Envato Elements)
Descubra quais são as debêntures que pagam a rentabilidade de IPCA + 10% ao ano (Foto: Envato Elements)

As taxas dos títulos do Tesouro Direto atrelados à inflação com vencimento para 2035 recuaram 0,40 ponto porcentual em apenas uma semana. As taxas do Tesouro IPCA 2035 recuaram de IPCA+6,65% no fechamento da última quarta-feira (3) para IPCA + 6,25% nesta quarta-feira (10). A queda ocorreu após dados da inflação abaixo do esperado, o que trouxe alívio para o mercado.

Leia mais:
  • Renda fixa para aposentadoria cai até 30% no ano. O que houve?
  • Veja empresas que pagaram dividendos acima da Selic
  • Oi (OIBR3) fecha acordo com Anatel para desligar telefones fixos; veja como fica a situação para milhões de brasileiros
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao longo da última semana, o governo também anunciou um corte de gastos de R$ 25,9 bilhões, o que também animou a Faria Lima. Nesse sobe e desce, o investidor pode encontrar títulos que pagam muito mais que os ofertados pelo Tesouro Direto – alguns chegam a ter uma taxa de rendimento de IPCA+10% ao ano.

Segundo levantamento feito pela Economatica a pedido do E-Investidor, existem títulos de dívidas de empresas que pagam até IPCA + 10% ao ano. No entanto, o investidor deve entender que esses ativos não possuem a mesma garantia que os papéis do Tesouro Direto. Para Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master, se o investidor tiver um perfil mais conservador, o ideal é aportar somente nos títulos do Tesouro e evitar esses investimentos mais apimentados.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Nos títulos do Tesouro o risco é praticamente zero. Se uma empresa tem a necessidade de colocar a taxa de juro real em 10% ao ano, é porque ela não consegue captar dinheiro de uma forma saudável. Isso mostra também que a companhia não está saudável e que ela precisa de uma taxa muito alta para se financiar”, explica Gala.

Entenda as classificações do títulos de dívidas

Bruno Corano, economista e investidor da Corano Capital, também explica que para uma empresa honrar um título de IPCA+10% ao ano o fluxo de caixa dela precisa ser muito equilibrado e, por isso, o ideal é o investidor sempre acompanhar a companhia e ver qual é o rating (classificação) dela. Segundo ele, cada perfil de investidor deve adotar um rating máximo para si.

  • IPCA+6,5%: analistas veem oportunidade ‘rara’ em mais de uma década

O especialista recomenda que o investidor conservador aporte em empresas com rating apenas AAA, ou o famoso triplo A. Esse primeiro perfil é composto por empresas de grau elevado de investimentos e que o mercado confia muito. No entanto, a taxa de rendimento acaba ficando próxima à dos títulos do Tesouro. Sendo assim, a recomendação final para quem for aportar é de respeitar seu perfil conservador e fugir de qualquer tentação.

Já para os investidores moderados, a recomendação é de aportes em títulos BBB. Na visão de Corano, as companhias classificadas nessa linha são empresas boas, mais expostas a algumas sazonalidades – mesmo assim elas possuem um risco controlado. De acordo com a classificação da Standard & Poor´s (S&P) e Fitch, companhias da classificação BBB+ até BB são consideradas empresas de grau médio a até grau não especulativo, estando no limite da segurança.

Ainda na visão de Corano, o investidor mais arrojado, aquele que não teme perder dinheiro em busca de bons retornos, pode aplicar em uma empresa com rating de CCC+. Essa classificação é vista pelos demais analistas como muito perigosa, mas Corano afirma que a rentabilidade para quem é muito arrojado compensa. Segundo as empresas de rating, as companhias com classificação CCC+ apresentam um risco substancial de calote.

Veja o título com a maior rentabilidade atrelada ao IPCA

Conforme o levantamento da Economatica, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) possui uma debênture (CASN23) com vencimento para 16 de julho de 2033, com uma remuneração de IPCA+10,3% ao ano. De acordo com a Fitch, a classificação desse ativo é de BB+(bra). Ou seja, com base na avaliação de Corano, o investidor moderado e o arrojado possuem perfil para essa debênture.

Corano também comenta sobre os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). O título com vencimento para o dia 15 de maio de 2030 tem um rendimento de IPCA+9,79% ao ano. No entanto, o especialista reforça que esse ativo não é recomendado para o investidor mais conservador, aquele que teme perder dinheiro. Já Beto Saadia, economista e diretor de investimentos da Nomos, argumenta que o investidor não deve se aventurar tanto quanto Corano recomendou. Para ele, o investidor arrojado e moderado pode ficar somente entre o duplo A (AA) ou o único A (A). Isso porque o risco é muito alto abaixo do grau A.

  • Série de calotes com CRIs aumenta risco para o investidor; saiba como se proteger

“Eu não vejo sentido para o investidor em querer buscar um rating tão arriscado. Atualmente, é possível encontrar debêntures que pagam um juro real acima do pago pelo Tesouro, sendo de 6%. Acho que se o investidor pegar uma debênture incentivada, a qual é isenta de Imposto de Renda (IR), a rentabilidade pode ser muito atrativa. O risco do IPCA+10% ao ano não vale a pena”, afirma Saadia.

Publicidade

Ricardo Matte, sócio fundador e CEO da Vincit Capital, acredita que o investidor deve se propor a um pouco mais de risco. Para ele, o conservador deve aportar em títulos triplo A ou duplo A. Já o moderado pode ir do único A até o triplo B, enquanto o arrojado deve investir até o único B. Ele também não recomenda o investidor ir para ativos de qualquer classificação do nível C pelo fato de eles estarem muito próximos do grau D, o qual a companhia pode pedir moratória ou recuperação judicial e não pagar o valor devido.

“Esses títulos que pagam próximo do IPCA+10% devem ser somente para o investidor arrojado e, ainda assim, eles devem procurar os papéis na classificação B. O ideal é o investidor prestar muita atenção e ver quem é o emissor e como anda a saúde financeira dessa empresa. Seguindo esse caminho, as chances de o investidor ser bem-sucedido são altas”, aponta Matte.

Marcação a mercado pesa sobre títulos que pagam até IPCA+10%

Outro ponto levantado pelos quatro especialistas é que o investidor também deve procurar um título com um vencimento mais próximo e não com uma taxa de vencimento muito longa. Isso porque a chamada marcação a mercado, que impacta a rentabilidade dos ativos ao longo do tempo.

A volatilidade tende a ser maior em investimentos de renda fixa com maior duração, ou seja, que tenham um prazo de vencimento mais longo. Caso o investidor queira resgatar o dinheiro antes do prazo, ele terá de olhar como está essa volatilidade. Se o papel que ele comprou pagava IPCA + 10% quando o investimento foi feito, o ideal é que, no momento do resgate antecipado, ele esteja pagando um juro menor ou um juro igual ao do período investido.

Isso porque, se os juros do mercado estiverem abaixo do valor pago pelo investimento, a tendência é de a pessoa ganhar um prêmio ao vender o seu investimento. O ganho ocorre pelo fato de o mercado pagar a mais para ter um rendimento acima da média. Todavia, se os juros de mercado estiverem acima do que as debêntures, CRI ou CRA pagam para o investidor, ele tende a ter uma perda do valor investido para conseguir resgatar a aplicação.

Publicidade

A perda existe pelo fato de o investidor ter de entregar um certo prêmio para quem for comprar o seu título, que está pagando um juro abaixo da média do mercado.  “Ou seja, o ideal é sempre o investidor levar o ativos até o prazo de vencimento”, argumenta Paulo Gala, do Banco Master.

O levantamento a seguir, da Economatica, inclui títulos de dívidas de empresas que podem pagar ou IPCA+10% ao ano, ou um nível próximo ao IPCA + 10%. Vale lembrar que, antes de comprar esses papéis, o investidor deve ter em mente qual o seu perfil e qual seria a melhor data de vencimento para o título.

Outro ponto importante é que a Economatica fez o levantamento apenas para mostrar os ativos de dívida privada que pagam esses juros. A companhia não faz nenhuma recomendação de compra ou venda de títulos. O levantamento também levou em consideração as debêntures disponíveis nos últimos 12 meses.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Debêntures
  • Economia
  • Empresas
  • Fitch
  • Mercados
  • Renda fixa
  • Tesouro Direto
Cotações
01/07/2025 14h50 (delay 15min)
Câmbio
01/07/2025 14h50 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    Dólar fecha junho com queda de 4,99%; o que o investidor deve esperar em julho?

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Guardou algum? 6 brinquedos do McDonald’s que podem valer uma fortuna
Logo E-Investidor
Guardou algum? 6 brinquedos do McDonald’s que podem valer uma fortuna
Imagem principal sobre o Quanto você vai pagar a mais na conta de luz em julho de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto você vai pagar a mais na conta de luz em julho de 2025?
Imagem principal sobre o Como poupar desde jovem para garantir a aposentadoria? Veja 3 dicas práticas
Logo E-Investidor
Como poupar desde jovem para garantir a aposentadoria? Veja 3 dicas práticas
Imagem principal sobre o Está aposentado, mas quer seguir trabalhando? Veja 9 trabalhos para ter uma renda extra
Logo E-Investidor
Está aposentado, mas quer seguir trabalhando? Veja 9 trabalhos para ter uma renda extra
Imagem principal sobre o Vai se aposentar? Veja como as novas regras do INSS afetam seu benefício
Logo E-Investidor
Vai se aposentar? Veja como as novas regras do INSS afetam seu benefício
Imagem principal sobre o Você já tem esses 10 itens essenciais para a aposentadoria? Faça o checklist
Logo E-Investidor
Você já tem esses 10 itens essenciais para a aposentadoria? Faça o checklist
Imagem principal sobre o 6 sinais que indicam que sua aposentadoria será mais tranquila que a de muita gente
Logo E-Investidor
6 sinais que indicam que sua aposentadoria será mais tranquila que a de muita gente
Imagem principal sobre o Está na hora de pedir aumento? Estes 5 sinais mostram que sim
Logo E-Investidor
Está na hora de pedir aumento? Estes 5 sinais mostram que sim
Últimas: Investimentos
TRX Real Estate (TRXF11) arrecada mais de R$ 1 bilhão com 11ª emissão de cotas
Investimentos
TRX Real Estate (TRXF11) arrecada mais de R$ 1 bilhão com 11ª emissão de cotas

A operação, segundo o fundo imobiliário, será responsável pela redução da alavancagem para 24,65%

01/07/2025 | 11h11 | Por Daniel Rocha
Equatorial anuncia 9ª emissão de títulos de dívida; veja valor e data de vencimento
Investimentos
Equatorial anuncia 9ª emissão de títulos de dívida; veja valor e data de vencimento

Recursos serão usados para custear a ampliação e modernização da infraestrutura de distribuição da Equatorial

01/07/2025 | 08h39 | Por Amélia Alves e Manuela Miniguini
CBA aprova 2ª emissão de debêntures no valor de R$ 530 milhões; veja data de vencimento
Investimentos
CBA aprova 2ª emissão de debêntures no valor de R$ 530 milhões; veja data de vencimento

Recursos serão usados para resgatar debêntures da 1ª emissão e para fins corporativos gerais da CBA

01/07/2025 | 08h37 | Por Isabela Mendes e Manuela Miniguini
Randon anuncia 12ª emissão de debêntures bilionários; veja valor e data de vencimento
Investimentos
Randon anuncia 12ª emissão de debêntures bilionários; veja valor e data de vencimento

Randon usará os recursos para reforçar o caixa e antecipar o pagamento de dívidas existentes

01/07/2025 | 08h35 | Por Amélia Alves e Manuela Miniguini
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador