• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

183 fundos de renda fixa falharam em 2024 e renderam menos do que o CDI

Ainda assim, há um fundo que deixou os rivais no chinelo; entenda a estratégia que dá retorno de 23% até agora

Por Leo Guimarães

27/12/2024 | 3:00 Atualização: 27/12/2024 | 9:00

(Imagem: marketlan em Adobe Stock)
(Imagem: marketlan em Adobe Stock)

A forte volatilidade dos juros e do câmbio ao longo do ano mexeram com a rentabilidade dos fundos de renda fixa. No geral, aqueles atrelados a títulos prefixados com prazo médio de retorno (duration) mais longo deram retornos ruins e até negativos. Enquanto isso, os de vencimento de curto prazo, vinculados à Selic e ao CDI – principal parâmetro de rendimento de investimentos – pagaram melhor aos cotistas (veja a lista no final do texto).

Leia mais:
  • O 1% ao mês está de volta: por que 2025 será o ano da renda fixa (de novo)
  • Dividendos x renda fixa: há 8 ações que batem a rentabilidade do Tesouro Direto
  • Com juros em alta histórica, é hora de encher o carrinho com investimentos em CDI?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O fundo que deu o melhor retorno em 2024, no entanto, tem um duration relativamente longo, de sete anos, e é composto de títulos prefixados de dívidas emitidas pelo governo brasileiro, justamente um dos produtos que mais perderam na marcação a mercado este ano. A diferença é que o Bradesco Fundo de Investimento Renda Fixa Dívida Externa Crédito Soberano, como o nome sugere, está atrelado ao câmbio. “A grande atribuição de resultado desse fundo no ano é o dólar“, admite Rafael Wajman Gruner, gestor do fundo.

No ano, o dólar valorizou 27% em relação ao real, enquanto esse fundo do Bradesco deu retorno de 23,28%, segundo levantamento da Economática realizado em 16 de dezembro. Esse desempenho o coloca bem a frente dos melhores resultados do ano, na média entre 10% e 12% de retorno em 2024.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Gruner diz que o resultado do fundo poderia ter sido ainda melhor, mas  o prazo mais alargado de vencimento dos títulos prefixados atrapalhou. Na média, os papeis as quais esse fundo está exposto têm vencimento para depois de 2030.

Quando os juros sobem, como ocorreu durante este ano, a marcação a mercado faz com que o valor dos títulos prefixados caia. Isso acontece porque os novos títulos oferecem taxas mais altas, tornando os antigos menos atrativos. “A gente começou o ano com [título pagando] dólar + 5,70% e termina o ano com dólar + 6,70%. Abriu 1,1% o carrego do fundo. Por isso a gente não está rentabilizando tanto quanto a moeda americana”, afirma.

Carrego é o termo usado para descrever o ganho ou perda que o fundo obtém ao manter seus ativos ao longo do tempo.

Imprevisibilidade custa caro

O fundo do Bradesco está focado nas dívidas soberanas do Brasil emitidas na bolsa americana, que pagam os mesmos juros dos títulos emitidos aos investidores brasileiros. Na prática, quem investe neste produto de varejo do Bradesco adquire suas cotas em real para que o gestor faça o câmbio e compre os títulos em dólar.

Este produto, no entanto, foi o ponto fora da curva. A lista dos fundos de renda disponibilizada pela Economática mostra que os fundos com os melhores retornos no ano têm uma maior exposição a Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FDICs) de curto prazo que têm taxas de juros mais elevadas quando comparada a de outros títulos. “Esses produtos costumam dar uma rentabilidade superior ao CDI, entre CDI + 1% e CDI + 5%”, comenta Ângelo Belitardo Neto, diretor de Gestão da Hike Capital.

Publicidade

No geral, os fundos que investiram em títulos de prazo mais curtos conseguiram melhores resultados. “Fundo que se expôs a títulos de empresas com nota de crédito elevada e duração mais curta, inferior a dez anos, conseguiram se proteger da marcação a mercado e até se beneficiaram da volatilidade na curva de juros“, comentou.

Renda fixa que dá prejuízo

Por outro lado, da lista de 203 fundos de renda fixa da Economática mostra que 183 deles (90%) renderam menos do que o CDI acumulado de 2024, em 10,67%, sendo que 23 fundos registraram performance negativa. É o caso do Vitreo Inflação Longa FI RF, da Empiricus Gestão, que apresentou um resultado negativo de 9,06% até o dia 16 de dezembro, data da apuração.

A principal característica desses fundos foi a alta concentração em títulos com alta volatilidade, ou seja, a papéis com duration elevada. Quanto mais longo o vencimento do título, maior a sua sensibilidade à variação de juros. “Títulos indexados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não apresentaram um desempenho positivo nos últimos trimestres, assim como aqueles que têm como referência o IMA-B“, comenta Belitardo Neto.

O IMA-B é um índice de renda fixa calculado pela Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbima). Ele é composto por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA, conhecidos como NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B) ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Confira abaixo o desempenho dos fundos de renda fixa em 2024:

 

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Câmbio
  • Certificados de Depósitos Interbancários (CDI)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos
  • Juros
  • Renda fixa
  • Selic
  • Títulos públicos
  • volatilidade
Cotações
27/02/2026 22h18 (delay 15min)
Câmbio
27/02/2026 22h18 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto sobre herança deve mudar em SP

  • 2

    Imposto de herança: o que muda com a reforma tributária e como 2026 afeta seu planejamento

  • 3

    Instabilidade política nos EUA enfraquece o dólar como porto seguro e beneficia Trump

  • 4

    IR 2026: o que realmente muda e o que é mito na nova fase de fiscalização da Receita

  • 5

    Como analisar investimentos de políticos para identificar oportunidades na bolsa

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Imagem principal sobre o INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (27)?
Logo E-Investidor
INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (27)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a malha fina?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a malha fina?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário: veja 2 exemplos de bloqueio do saldo do FGTS
Logo E-Investidor
Saque-aniversário: veja 2 exemplos de bloqueio do saldo do FGTS
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 motivos para cair na malha fina
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 motivos para cair na malha fina
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quais são os canais de atendimento para os beneficiários?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quais são os canais de atendimento para os beneficiários?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como o valor do vale é definido?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como o valor do vale é definido?
Últimas: Investimentos
Dólar perde status de refúgio e muda a lógica da diversificação global: ‘Não é apostar na moeda, é investir em ativos’
Investimentos
Dólar perde status de refúgio e muda a lógica da diversificação global: ‘Não é apostar na moeda, é investir em ativos’

Após pior desempenho em décadas e queda frente ao real, moeda americana deixa de ser consenso; especialista defende foco em ativos globais e alternativos

27/02/2026 | 18h06 | Por Isabela Ortiz
Do ouro à inteligência artificial: descubra os ETFs recomendados pela XP para 2026
Investimentos
Do ouro à inteligência artificial: descubra os ETFs recomendados pela XP para 2026

Relatório organiza carteiras de ETFs para este ano combinando proteção, renda e temas estruturais em meio a tensões geopolíticas, juros altos e rotação de fluxos globais

27/02/2026 | 08h53 | Por Isabela Ortiz
Banco do Brasil: 8 sinais por trás da alta de 25% e 11 alertas no radar do investidor
Investimentos
Banco do Brasil: 8 sinais por trás da alta de 25% e 11 alertas no radar do investidor

Alta recente contrasta com lucro pressionado, inadimplência no agro e ROE abaixo dos pares; o 1T26 pode definir se o rali se sustenta

27/02/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Nubank no 4T25: analistas veem balanço 'menos empolgante' apesar de lucro recorde de US$ 894 mi; veja as recomendações
Investimentos
Nubank no 4T25: analistas veem balanço 'menos empolgante' apesar de lucro recorde de US$ 894 mi; veja as recomendações

Safra vê potencial de alta, enquanto XP Investimentos cita provisões e despesas como riscos

26/02/2026 | 12h39 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador