Investimentos

Muito além do dólar: como aproveitar mercado futuro de moedas estrangeiras

Investidor ganhou acesso a contratos em que dólar faz par com 15 moedas

Muito além do dólar: como aproveitar mercado futuro de moedas estrangeiras
Notas de dólar e de euro (Foto: Evanto Elements)
  • No Brasil, contratos de mercado futuro de moedas estrangeiras sempre se concentraram apenas no dólar norte-americano. A oferta de outras moedas era baixa, e isso gerava pouca demanda também, já que não havia liquidez suficiente
  • Com a chegada de empresas formadoras de mercado, investidor ganhou acesso a contratos em que o dólar faz par com outras 15 moedas. Isso abre novas oportunidades, pois passa a ser possível ganhar com as variações de preços dessas outras moedas também
  • Novidade pode interessar ao atual cliente de contratos de minidólar e mini-índice. Mas, como a volatilidade envolvida é muito grande, opção mais segura para a pessoa física ter exposição a moedas estrangeiras é buscar fundos com esse viés

Tentar se antecipar aos movimentos do câmbio é o que leva muitos investidores aos contratos de mercado futuro de moeda estrangeira. Quem adquire um desses contratos quer ter o direito de comprar ou vender a moeda, em uma data futura, a uma determinada cotação estabelecida previamente. Com isso, empresas podem fazer hedge e se proteger contra futuras altas da divisa. E especuladores experientes eventualmente conseguem obter ganhos rápidos, comprando e vendendo contratos no mesmo dia.

Se nada disso é exatamente novidade, no mercado brasileiro essas negociações sempre se concentraram apenas no dólar norte-americano. A oferta de outras moedas era baixa, gerando pouca demanda também, já que não havia liquidez suficiente.

Isso começou a mudar no final de 2019, quando passaram a ser oferecidos na B3 contratos de mercado futuro em que o dólar faz par com moedas de outros 15 países, como o yuan chinês, o rublo russo e os dólares canadense, australiano e neozelandês. Para o investidor, que antes tinha apenas acesso a contratos que trocavam dólar por real e vice-versa, isso pode abrir novas oportunidades.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O câmbio entre dólar e real é impactado por notícias do cenário doméstico brasileiro, como a crise política local, ou eventos externos como a política de juros dos EUA. Com outras moedas, o investidor não fica limitado a essas duas agendas”, explica Victor Hugo Cotoski, gestor de novos negócios da inglesa Infinox. “Uma notícia pode movimentar muito a coroa norueguesa, por exemplo, e ele tem a chance de ganhar com essa variação.”

Contratos em que o dólar americano faz par com outras moedas já eram negociados nas principais bolsas do mundo – em especial a de Chicago, nos EUA. Como por aqui não havia esse mercado, os fundos de investimento brasileiros precisavam negociá-los em Chicago.

Market makers injetam liquidez para outros pares de moedas

O lance decisivo para mudar essa situação foi a entrada de duas empresas na B3 como market makers, para dar liquidez a esses pares de moeda ainda pouco negociados no País. Uma dessas empresas é a própria Infinox; a outra é o Mitsubishi Financial Group. Ambas foram escolhidas por licitação juntamente com o Itaú, que depois se descredenciou.

“Para qualquer investidor que queira comprar, nós vendemos, e de qualquer um que queira vender, nós compramos”, explica Cotoski. “Com isso, o fundo não vai mais precisar abrir uma offshore para negociar nos EUA. As operações podem ser feitas pelo Brasil, com custos menores.”

Enquanto esse novo mercado está se formando, a maior parte das operações dos grandes fundos institucionais ainda se dá no exterior. Mas o volume vem crescendo muito nos últimos oito meses.

“Quando nós entramos como formadores de mercado, o par euro-dólar negociava em média 10 contratos por dia. Mas esse número foi dobrando mês a mês, e na sexta-feira passada tivemos 600 negócios”, comenta.

Publicidade

Cotoski estima que 50 mil brasileiros já negociam moedas no exterior, mas por meio de outro tipo de contrato, o chamado CFD ou Forex, não admitido no Brasil. “É um mercado popular, e a tendência de que esse fluxo migre para a B3 é considerável”, diz.

Operação pelo investidor de varejo é arriscada; fundos devem crescer

Embora esses contratos de mercado futuro sejam negociados em maior volume por fundos institucionais, principalmente em busca de proteção, a ampliação do leque de moedas estrangeiras também pode interessar um certo tipo de investidor de varejo: aquele que especula com contratos de minidólar e mini-índice.

Entretanto, embora seu manejo esteja ao alcance de um simples home broker, são poucos os traders que possuem o conhecimento necessário para navegar com propriedade nesses mares internacionais.

“É muito difícil prever para onde cada moeda vai, pois há vários elementos locais e externos que exercem impacto. Só os grandes bancos internacionais, com operação global, é que conseguem ter fluxo e efetividade nesse trade”, diz Ricardo Baraçal, sócio da Frente Corretora.

Ele diz que a falta de liquidez das moedas mais exóticas faz com que elas sofram oscilações muito maiores que as sofridas por dólar e euro. Por isso, ele acha pouco provável que o investidor pessoa física consiga tirar proveito desse mercado, pelo menos em um primeiro momento.

“Teria que ser um investidor qualificado e com muito apetite para o risco. Há inclusive poucas casas de investimentos com esse know-how. Em geral, são gestoras especializadas em moedas que oferecem fundos específicos para esse tipo de ativo”, afirma Baraçal.

Publicidade

Esses produtos, aliás, acabam sendo a via de acesso mais fácil para o investidor interessado em ter exposição a moedas menos triviais. Com tíquetes iniciais relativamente baixos e boa liquidez, eles tendem a ganhar espaço neste momento em que a queda da taxa Selic força os egressos da renda fixa a buscarem alternativas.

“Ao entrar em um fundo, o risco se dilui, pois o gestor consegue ficar alocado em vários cenários ao mesmo tempo”, explica Baraçal. “A volatilidade dessas moedas permite bons ganhos, desde que isso seja feito por uma gestão ativa qualificada.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos