Investimentos

Conheça “Novi”, o sistema de pagamento com criptomoedas do Facebook

Carteira digital será baseada em blockchain da Diem, criptomoeda criada pela rede social

Conheça “Novi”, o sistema de pagamento com criptomoedas do Facebook
Foto: Pexels
  • O sistema de pagamento Diem terá o mesmo valor da moeda dos países em que inicialmente será compatível: dólar, libra esterlina e euro
  • Em artigo publicado no Medium, David Marcus, diretor do setor de criptomoedas da rede social e ex-PayPal, cita o Novi como “novo concorrente da indústria de pagamentos"

O Facebook (FBOK34) está se preparando para entrar no setor de pagamentos digitais com a subsidiária Novi. O sistema de pagamento será baseado em blockchain da Diem, criptomoeda criada por membros do braço de serviços financeiros do Facebook.

O sistema de pagamento Diem terá o mesmo valor da moeda dos países em que inicialmente será compatível: dólar, libra esterlina e euro. “O objetivo é que, com o tempo, o sistema de pagamento Diem seja compatível com mais moedas digitais”, esclarece o site da Novi.

David Marcus, diretor do setor de criptomoedas da rede social e ex-PayPal, falou sobre o assunto no Twitter: “Muito foi dito sobre stablecoins, pagamentos e o papel potencial do Facebook e Novi para melhorar o que considero um status quo inaceitável de nossos sistemas de pagamento que ainda deixa muitas pessoas para trás” e indicou a leitura de seu artigo publicado no Medium.

No Medium, ele cita o Novi como “novo concorrente da indústria de pagamentos” e diz que a carteira digital, que vem sendo construída há mais de dois anos, foi pensada para que pessoas e eventualmente pequenas empresas movimentem dinheiro, nacionalmente e internacionalmente, de forma rápida e acessível.

Segundo ele, a atual “infraestrutura de pagamentos está quebrada” e a pandemia da covid-19 reforçou a necessidade de mudanças para um sistema que garanta mais agilidade e inclusão. “Os sistemas que existem hoje são caros, lentos, e não interligados. Atualmente existem cerca de 1,7 bilhão de pessoas sem banco em todo o mundo. Entre eles estão 62 milhões de americanos que não têm bancos – pessoas deixadas para trás pelo sistema atual e presas na economia de dinheiro”.

Segundo Marcus, a ideia é fazer com que o Novi inclua essas pessoas ao sistema. Marcus compara o serviço com o WhatsApp e Messenger, mostrando que assim como esses produtos ajudaram “bilhões de pessoas a se comunicarem por uma fração do custo que esses consumidores pagavam antes que esses aplicativos existissem”, o Novi pretende fazer o mesmo.

Ainda não há previsão de quando o Novi chegará ao mercado, mas o sistema de pagamento já conseguiu aprovação regulatórias em quase todos os estados dos Estados Unidos. O Novi estará disponível como um aplicativo independente na App Store e na Google Play Store e também será possível usar diretamente nos aplicativos do WhatsApp e do Messenger.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos