Publicidade

Mercado

PETR3 e PETR4: em qual ação da Petrobras vale a pena investir?

Entenda a diferença entre as duas ações da Petrobras, além de suas vantagens e desvantagens

PETR3 e PETR4: em qual ação da Petrobras vale a pena investir?
Saiba mais qual ação vale mais a pena investir e porquê. (Foto: Unsplash)
  • Investidores da PETR3 não têm um impacto significativo nas escolhas e elas acabam ficando na mão do poder público, o maior acionista
  • A maior vantagem da PETR4 é o fato de que o investidor sempre terá preferência quando se trata de receber os rendimentos das aplicações — inclusive em caso de falência da empresa
  • Um ponto-chave é que a PETR4 tende a apresentar um maior retorno quando se trata de dividendos, enquanto a PETR3 frequentemente tem uma maior valorização

(Mellanie Novais, Especial para o E-Investidor) – A Petrobras ainda é uma das empresas favoritas dos investidores, mas antes de comprar as ações da estatal é importante saber diferenciar as duas opções: PETR3 e PETR4. Cada uma delas conta com particularidades que devem ser conhecidas antes de começar a investir. Entenda melhor as vantagens e as desvantagens, sabendo qual vale mais a pena para cada perfil.

PETR3: o que é e quais são as vantagens e os riscos?

As ações PETR3 são chamadas de “ações ordinárias” e também podem ser representadas pela sigla ON. Essas são as mais conhecidas e comuns no mercado de investimentos, especialmente pela garantia que dão ao investidor de participar de forma direta na tomada de decisões da companhia. Isso ocorre a partir do direito ao voto em assembleias deliberativas ou semelhantes.

Vantagens e riscos de investir em PETR3

Considerando o cenário das ações PETR3, pode ser evidente que uma das vantagens é a possibilidade de participar na tomada de decisões. Entretanto, é preciso lembrar que o peso do voto é sempre proporcional aos títulos adquiridos: quanto mais ações, maior será a sua participação.

No caso da Petrobras, o investidor majoritário é o Governo Federal, de forma que os outros acionistas não têm um impacto significativo nas escolhas e elas acabam ficando na mão do poder público.

Há também outro ponto que pode representar tanto um benefício quanto um risco de investir nas ações PETR3: o tag along. Trata-se de um tipo de proteção para o caso de venda ou mudança no gerenciamento da companhia. Se isso acontecer e o investidor sentir a alteração como uma desvantagem aos seus rendimentos, o tag along concede o direito de vender as ações por um valor próximo ao oferecido aos sócios majoritários.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por outro lado, o tag along não garante que os acionistas ordinários recebam de forma prioritária os direitos das ações e os juros ou dividendos caso ocorra a falência da empresa.

Investir nas ações ON da Petrobras pode apresentar certo grau de segurança ao investidor e, ao mesmo tempo, desvantagem em caso de falência da companhia. (Foto: Sergio Moraes/Reuters)

PETR4: o que é e quais são as vantagens e os riscos?

As ações PETR4 são chamadas de “ações preferenciais”, podendo ser identificadas também pela sigla PN. O nome está relacionado à preferência que os acionistas têm no momento de receber o pagamento de dividendos e compensações.

Vantagens e riscos de investir em PETR4

No caso da PETR4, realmente a maior vantagem é o fato de que o investidor sempre terá preferência quando se trata de receber os rendimentos das aplicações — inclusive em caso de falência da empresa, estando à frente dos acionistas de PETR3.

Os riscos são maiores nessa modalidade, uma vez que o acionista não tem direito à participação nas decisões da companhia e não é protegido pelo tag along. Além disso, as ações PETR4 são títulos exigíveis, a empresa pode solicitar que o investidor “devolva” as ações a qualquer momento, podendo comprar os títulos sem dar nenhuma justificativa ao acionista (um risco maior aos minoritários).

No caso do direito ao voto em assembleias, os investidores de PETR4 só poderão ter voz se a Petrobras deixar de pagar o rendimento das ações por três anos seguidos.

Logo da Petrobras no prédio da empresa
Embora as ações PN não garantam voto em assembleia, são uma opção para quem quer investir na Petrobras e garantir o recebimento dos lucros, mesmo em um cenário não favorável à empresa. (Foto: Sergio Moraes/Reuters)

Ações Petrobras: o que saber antes de investir?

Entender a diferença entre as ações da Petrobras é o primeiro ponto antes de começar a investir, mas também é preciso considerar os fatores que podem ter influência negativa nos rendimentos da empresa. Três pontos importantes são:

  • A possibilidade de queda no preço do petróleo (como ocorreu no começo da pandemia de covid-19);
  • Uma possível valorização do real frente ao dólar;
  • A chance de que ocorram intervenções significativas do Governo Federal na estatal.

Ainda assim, deve-se ter em mente que a Petrobras conta com exclusividade na exploração das reservas do pré-sal e amplia constantemente o seu estoque petrolífero. Além disso, a empresa tem o controle total da exploração, refinaria e comercialização do petróleo e seus derivados no Brasil. Esse cenário traz uma segurança bastante grande ao investidor que deseja comprar ações da estatal.

Veja também: Por que o investidor desconfia das decisões das estatais de capital aberto

Qual é a ação que vale mais a pena: PETR3 ou PETR4?

Olhando friamente, as ações preferenciais apresentam uma maior liquidez. Mas esse não deve ser um fator decisório entre PETR3 e PETR4, já que os papéis da Petrobras têm uma alta procura, o que torna a liquidação de qualquer ativo fácil e rápida.

Um ponto-chave é que a PETR4 tende a apresentar um maior retorno quando se trata de dividendos, enquanto a PETR3 frequentemente tem uma maior valorização.

Publicidade

Desse modo, levando em consideração a estabilidade da Petrobras como companhia e a pouca variação da liquidez entre uma e outra, a decisão de qual ação vale mais a pena está diretamente relacionada aos objetivos pessoais do investidor.

Caso o desejo seja por renda passiva e o objetivo um investimento a longo prazo, focar dividendos e optar por comprar ações PETR4 pode ser a melhor opção. Em contrapartida, as ações PETR3 são ideais para quem vê relevância em participar das decisões da companhia — mesmo que de forma minoritária — e deseja maior segurança em caso de venda ou mudança de gerenciamento (o que é plausível, visto as possíveis intervenções governamentais).

Evidentemente, é possível também acompanhar as altas e baixas desses e outros títulos em tempo real aqui no E-Investidor. Com isso, favorecendo um investimento assertivo, com maiores chances de sucesso e rentabilidade!

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos