Mercado

Apesar da crise política, Petrobras lidera ações favoritas da Bolsa

Além da petrolífera, Vale e BTG aparecem no ranking das favoritas elaborado pela Smartbrain

Apesar da crise política, Petrobras lidera ações favoritas da Bolsa
(Foto: Sergio Moraes/Reuters)
  • Para chegar ao resultado, a plataforma de investimentos adotou uma metodologia de cálculo com base no volume financeiro e quantidade de investidores posicionados nos papéis
  • No caso da Petrobras, o episódio de intervenção política ajudou a movimentar as negociações com o papel neste ano

Os primeiros meses de 2021 provocaram muito estresse nas ações de empresas estatais, provocado por fatores políticos sobre as companhias. Um exemplo foi a Petrobras, que viu o seu risco subir após interferências do governo na gestão da empresa. Mesmo com todo o temor dos investidores, a ação preferencial PETR4 da petrolífera foi considerada como a “favorita” no mês de março.

A conclusão é de um levantamento realizado pela Smartbrain sobre os ativos mais comprados da Bolsa. Para chegar ao resultado, a plataforma de controle e consolidação de investimentos adotou uma metodologia de cálculo com base no volume financeiro e quantidade de investidores posicionados nos papéis.

“Não é um ranking de rentabilidade ou de performance risco/retorno, mas sim de tendências de mercado. Mostramos aquilo que os investidores estão fazendo”, diz Cassio Bariani, CEO da Smartbrain.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em fevereiro, após discordar da política de preços da estatal, o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da companhia, substituindo Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna no cargo de CEO.

Apesar da instabilidade refletir em queda acumulada de 13% neste ano, o episódio de intervenção política na Petrobras ajudou a movimentar as negociações. Segundo Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos, o aumento do risco fez a ação desvalorizar em 2021, mas gerou oportunidades para quem buscava rentabilidade.

“O mercado internacional mais positivo também favorece. O barril de petróleo ganhou força e está, em média, 28% mais alto no ano, decorrente de um cenário mais favorável com injeção de liquidez nos mercados”, afirma Bertotti.

O especialista lembra que a Vale (VALE3), em segundo lugar no ranking, sempre divide com a Petrobras a dianteira quando o assunto é volume de negociações, por se tratarem das maiores companhias do País. Em março, a petrolífera e a mineradora atingiram R$ 46,9 bilhões e R$ 65,6 bilhões em volume negociados, respectivamente.

No caso do BTG, que fecha o top 3, o papel BPAC11 ganhou destaque após o banco realizar uma série de aquisições, como a da plataforma Kinvo, em março. Além disso, o economista da Messem ressalta que várias casas de investimentos têm recomendado a compra da ação. “O mercado vem observando de uma forma muito positiva”, diz  Bertotti.

Ranking das ações favoritas em março de 2021

Posição Ação
Petrobras (PETR4)
Vale (VALE3)
BTG Pactual (BPAC11)
B3 (B3SA3)
Magazine Luiza (MGLU3)
Weg (WEGE3)
Banco do Brasil (BBAS3)
Itaú (ITUB4)
Locaweb (LWSA3)
10º Via Varejo (VVAR3)

*Fonte: Smartbrain

Publicidade

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos