Publicidade

Investimentos

Poupança tem maior rendimento desde o 1º mandato de Lula

Já o desempenho do CDI registra a maior rentabilidade desde o governo de Dilma Rousseff

Poupança tem maior rendimento desde o 1º mandato de Lula
(Foto: Beto Chagas/Shutterstock)
  • A poupança registrou um rendimento de 8,21% em 2023
  • A cifra foi a maior performance desde o primeiro mandato do governo Lula, quando a poupança atingiu um rendimento anual de 11,21%
  • No entanto, a rentabilidade real de 3,43% da poupança em 2023 ainda foi inferior aos 5,05% de retorno apresentado no primeiro ano do governo Temer

A poupança registrou um rendimento de 8,21% em 2023, mostra levantamento elaborado por Einar Rivero, da Consultoria Elos Ayta, nesta segunda-feira (15). De acordo com o estudo, a cifra foi a maior performance desde o primeiro mandato do governo Lula, quando a poupança atingiu um rendimento anual de 11,21%.

O menor desempenho da poupança em um primeiro ano de mandato ocorreu na gestão do governo Bolsonaro, com uma rentabilidade de 4,26%, enquanto o maior registro foi no de Fernando Henrique Cardoso (FHC), com uma valorização de 40,38%.

Já o rendimento da aplicação, descontando a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 3,43%. Em 2023, o IPCA teve alta de 4,62%. A rentabilidade real de 3,43% da poupança em 2023 ainda foi inferior aos 5,05% de retorno apresentado no primeiro ano do governo Temer.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“É relevante notar que, no atual governo, o poupador voltou a ter ganho de poder aquisitivo, após uma perda de -0,05% durante o governo Bolsonaro”, diz o levantamento.

Esse rendimento aconteceu por causa dos juros em um patamar menor no governo Bolsonaro. A taxa básica de juros da economia, a Selic, encerrou 2019 a 4,5% ao ano. Já em 2023, a taxa ficou em 11,75% ao ano.

Esse fator também acabou favorecendo outras classes de ativos no primeiro ano do governo Bolsonaro, como o mercado de ações, visto que o Ibovespa rendeu 31,6% no primeiro naquele período, contra 22,3% no governo primeiro ano do Lula 3.

CDI tem melhor desempenho desde o governo Dilma

Já o CDI teve uma rentabilidade de 13% em 2023, a melhor rentabilidade desde o segundo governo Dilma Rousseff, quando atingiu 13,2%.

Os melhores registros  apontados ao longo do levantamento de Rivero aconteceram no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (FHC), com uma valorização de 53,1%, seguido pelo segundo mandato de FHC, com 25,1%, e o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com 23,3%.

Publicidade

“O menor valor da amostra foi registrado no primeiro ano do governo Bolsonaro, com uma valorização de 6,0%”, diz o levantamento.

Quando ajustamos os valores pela inflação medida pelo IPCA, a rentabilidade real do CDI no atual governo é de 8,1%, posicionando-se como o quinto melhor desempenho dos nove governos analisados.

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos