Investimentos

Preservar o capital deve ser a maior preocupação do investidor brasileiro, diz Roberto Lee

Oportunidades devem ser vistas com cautela

Preservar o capital deve ser a maior preocupação do investidor brasileiro, diz Roberto Lee
Roberto Lee (ao centro) no toque da campainha na Nasdaq (Foto: divulgaçã)
  • Era esperada uma correção de preços, mas nem perto do que a gente vê
  • Nos EUA temos visto mais buscas por proteção e menos buscas por oportunidades
  • A diversificação financeira internacional é fundamental para proteção e preservação de capital

A Avenue Securities é uma corretora americana que fala português. Aberta no ano passado por um grupo de brasileiros, a empresa concluiu na semana passada sua primeira aquisição: a carteira de clientes da plataforma Drive Wealth. O negócio fez o número de investidores praticamente dobrar e ficar próximo de 100 mil. Isso significa um total de ativos sob custódia de US$ 200 milhões. O sócio Roberto Lee, ex-XP, Clear e Ágora, diz que esse foi um passo importante para a internacionalização da Avenue, que em breve vai oferecer, também, outros serviços financeiros na plataforma. Nessa crise, ele enxerga um movimento de flight to quality, ou seja, a procura de qualidade de ativos para preservação de patrimônio. “A diversificação internacional para proteção de poder de compra é uma transformação que vamos ver acontecer”, diz Lee, que está em Miami. Acompanhe os principais trechos da entrevista:

E-Investidor: Qual era a percepção do sr. sobre as bolsa de valores antes da crise?
Roberto Lee: Os mercados estavam nas máximas histórias, mas com múltiplos dentro da normalidade, diferentemente do que acontecia em 2001. Era esperada uma correção de preços, mas nem perto do que a gente vê.

E-Investidor: A crise tem sido diferente nos EUA e ao redor do mundo?
Roberto Lee: Quando se fala no sistema financeiro, sinto uma diferença sobre como a crise tem sido tratada aqui nos EUA em comparação aos países emergentes, principalmente o Brasil. Enquanto aqui vemos uma cautela um pouco maior, no Brasil sinto um pouco de euforia nas pessoas que chegaram agora no mercado financeiro. Aqui temos visto mais buscas por proteção e menos buscas por oportunidades. O americano usa a máxima de esperar a faca cair para começar a olhar as oportunidades.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

E-Investidor: Há ligação entre a maturidade do mercado americano em comparação com a do mercado brasileiro?
Roberto Lee: Não tenho dúvida. A maturidade não é só em achar o momento certo para se expor, que até pode ser o atual, mas achar o capital correto para se expor. O que a gente percebe daqui é a busca pela preservação de capital, as pessoas estão mais conservadoras. No Brasil, obviamente à distância, tenho me preocupado com o movimento de busca por oportunidades em vez de segurança.

E-Investidor: Como o mundo vai sair dessa crise?
Roberto Lee: Há dois tipos de crise, as financeiras e as sociais. As financeiras não promovem tantas transformações, mas as sociais sim. Em 2001, depois do ataque terrorista às Torres Gêmeas em Nova York, o mundo se transformou e até hoje vivemos os efeitos dessa transformação. Desta vez tende a acontecer a mesma coisa. O mundo vai sair muito mais global, mais conectado. As informações vão rodar mais fluidamente de uma região para outra.

E-Investidor: Haverá, também, uma mudança no perfil das carteiras de investimento?
Roberto Lee: Com certeza. O que temos visto aqui, até pelos picos de demanda dos últimos dias, infelizmente pela dor do momento, é uma percepção de que a diversificação financeira internacional é fundamental não só para busca de oportunidades, mas fundamentalmente para proteção e preservação de capital. É o que tem acontecido neste momento.

E-Investidor: Isso significa ter ativos de todos os lugares do mundo?
Roberto Lee: Essa demanda vai crescer muito. Sempre houve uma tendência, mas o acesso nunca foi dado no Brasil, a não ser para investidores muito grandes e institucionais. O varejo sempre ficou fora desse acesso. O que acontece quando vem um momento como esse é que a nação, em termos de população, empobrece tremendamente. Agora, com a demanda latente, aprende-se pela dor que a diversificação internacional para proteção de poder de compra é uma transformação que vamos ver acontecer.

E-Investidor: Mas esse pequeno investidor tem receio de enviar dinheiro para o exterior, não?
Roberto Lee: No imaginário popular diversificação internacional beira a ilegalidade. Enquanto a parcela mais rica e informada tem exposição internacional há muitos anos, a população fica à merce de uma poupança puramente doméstica. O acesso nunca foi dado, e entenda-se por informação e educação financeira. A internacionalização de poupança é uma das transformações que a gente deve ver nas sociedades.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos