Investimentos

Projeto de lei prevê cobrança de IR sobre lucros e dividendos

O texto do deputado José Nelto prevê a cobrança de IR com alíquota de 10%

Projeto de lei prevê cobrança de IR sobre lucros e dividendos
Deputado José Nelto (Pode-GO) (FOTO:Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
  • O texto altera a Lei do Imposto de Renda das empresas e prevê cobranças de resultados apurados a partir de 2022
  • Na opinião do autor, a atual isenção de IR sobre os lucros e dividendos no Brasil não encontra respaldo em nenhum outro país

Um projeto de lei de autoria do deputado José Nelto (PodeGO) visa estabelecer a cobrança de Imposto de Renda (IR) com alíquota de 10% sobre os lucros e dividendos distribuídos pelas companhias para pessoas físicas e jurídicas. As informações foram divulgadas na segunda-feira (1) pela Agência Câmara de Notícias

O texto do PL 307/21, protocolado no dia 8 de fevereiro, altera a Lei do Imposto de Renda das empresas e prevê cobranças de resultados apurados a partir de 2022, executando as optantes do Super Simples, regime tributário para micro e pequenas empresas.

Na opinião do autor, a isenção de IR sobre os lucros e dividendos no Brasil não tem respaldo em nenhum outro país. Nelto acredita que o seu projeto  vai contribuir para melhorar a saúde financeira do país.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Estima-se que, aplicando-se uma alíquota de 10% a título de tributação de lucros e dividendos a partir de fevereiro de 2022, a arrecadação do nosso país receberá cerca de R$ 35 bilhões por ano”, projeta. “Portanto, a presente proposta corrige distorções e traz relevante hipótese de melhoria ao sistema tributário nacional, para que este seja mais justo, deixando de favorecer os mais ricos em detrimento dos mais pobres.”

Segundo o parlamentar, a proposta corrige distorções e traz relevante hipótese de melhoria ao sistema tributário nacional, para que este seja mais justo, deixando de favorecer os mais ricos em detrimento dos mais pobres”, conclui. O texto aguarda o despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

 

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos