Investimentos

Queda do dólar: onde investir?

Saiba como aproveitar a baixa da moeda para investir e se proteger das incertezas econômicas

Queda do dólar: onde investir?
(Fonte: Shutterstock/Nepdar/Reprodução)
  • Embora o impacto da desvalorização tenha vários efeitos sobre os investimentos, há muitas maneiras de lucrar com um dólar mais fraco
  • Sempre que a cotação da moeda cai ou sobe, os salários, o preço dos alimentos e da gasolina, as taxas de juros dos empréstimos e os investimentos são afetados

(Aléxis Cerqueira Góis, especial para o E-Investidor) – A oscilação do dólar não é um movimento que preocupa apenas os economistas: também tem um grande efeito na vida cotidiana de qualquer pessoa. Sempre que a cotação da moeda cai ou sobe, os salários, o preço dos alimentos e da gasolina, as taxas de juros dos empréstimos e os investimentos são afetados.

A força da moeda norte-americana frente ao real é uma combinação do reflexo atual de como estão as economias dos Estados Unidos e do Brasil. Por exemplo, o dólar teve uma longa baixa de 2003 a 2008 e também nos anos de 2016 e 2017.

Olhar para trás e ver todos os fatores associados à queda pode ajudar a identificar oportunidades de investir na moeda. Embora o impacto da desvalorização tenha vários efeitos sobre os investimentos, há muitas maneiras de lucrar com um dólar mais fraco.

O que pode fazer o dólar cair?

A queda do dólar gera oportunidade para investir na moeda. (Fonte: Shutterstock/ FOTOGRIN/Reprodução)

O desempenho econômico dos EUA está no centro da decisão de comprar ou vender dólares. Os investidores sempre buscam o rendimento mais alto. Assim, uma melhoria da economia norte-americana atrai investimentos de todo o mundo devido à segurança percebida e à capacidade de atingir uma taxa aceitável de retorno sobre o investimento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por outro lado, quando existem indicadores de que a economia dos EUA pode desacelerar, esses investidores internacionais começam a procurar outras oportunidades em outros lugares, desvalorizando o dólar. Nesse cenário, a economia dos países emergentes, como o Brasil, podem se tornar atrativas.

Conheça os principais fatores que contribuem para a queda do dólar no mercado nacional.

Elevação da Selic

A Selic, conhecida como a taxa básica de juros da economia brasileira, é o principal instrumento do Banco Central do Brasil para controlar a inflação. O índice é utilizado como referência na remuneração dos títulos da dívida pública nacional. Com a elevação da Selic, os investidores internacionais têm uma oportunidade de rendimento mais atrativo no Brasil, atraindo recursos para o País e contribuindo para a tendência de baixa da cotação do dólar.

Queda no risco-país

Publicidade

O risco-país é calculado pelo grau de confiabilidade do Brasil. Como a instabilidade política pode afetar os investimentos, esse risco é elevado. Um risco-país alto pode reduzir o retorno esperado sobre o investimento de títulos emitidos pelo Brasil ou por empresas brasileiras. Entretanto, quando esse índice está em queda, os investidores estrangeiros se sentem mais seguros para aportar recursos no País.

Balança comercial positiva

A balança comercial é a soma líquida das exportações e importações de bens de um país, sem levar em conta todas as transferências financeiras, investimentos e outros componentes financeiros. Um superávit na balança comercial é sinal de uma maior entrada de dólares na economia brasileira. Com uma maior oferta da moeda norte-americana, a sua cotação cai.

Intervenção cambial do Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil (BC) pode comprar ou vender dólar no mercado brasileiro, bem como realizar operações com títulos cambiais para tentar atenuar as oscilações bruscas e garantir um cenário econômico mais estável. Uma maior oferta da moeda americana pelo BC tem um efeito imediato no mercado e derruba a cotação do dólar.

Onde investir com o dólar em queda?

A desvalorização da moeda norte-americana é uma oportunidade para garantir proteção para carteira contra crises financeiras, diversificar os investimentos e aumentar a possibilidade de lucro nas operações cambiais. O mercado oferece diversas opções para investir em dólar, que não envolvem, necessariamente, a compra direta.

Publicidade

Conheça as principais formas de investimento para aproveitar a baixa da moeda norte-americana.

Ações de empresas

A oscilação da moeda tem influência em diversas ações na bolsa de valores. A queda do dólar beneficia empresas brasileiras que dependem da importação de produtos e podem ser uma oportunidade de investimento em um cenário de desvalorização.

BDRs

Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são uma forma de investimento em ações de empresas estrangeiras de forma mais simplificada e com cotações em real. Com o dólar mais barato, esses títulos se tornam mais atrativos.

Publicidade

COEs

Os Certificados de Operações Estruturadas (COEs) combinam elementos de renda rendas fixa e variável, com retornos atrelados a diversos ativos e índices, como o câmbio. Esses investimentos são compostos de derivativos combinados a partir de cenários de ganhos e perdas, como também podem oferecer uma garantia mínima de retorno sobre o capital investido.

Fundos cambiais

Os fundos cambiais são influenciados diretamente pela alta e queda do dólar, uma vez que o seu rendimento é prefixado justamente à variação cambial. Com a moeda americana em baixa mais a perspectiva de crescimento, é o momento ideal para aplicar nesses fundos.

Fundos de Investimentos Imobiliários

Publicidade

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são afetados indiretamente pelas variações cambiais. O cenário de queda do dólar pode diminuir os preços do material de construção, favorecendo o mercado imobiliário e  levando a uma valorização desse título. Entretanto, essa influência não acontece de forma igual em todos os títulos. Os fundos que são mais beneficiados com esse movimento são aqueles que investem em terrenos para construir e revender.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos