• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Poupança substitui aplicação na renda fixa

O auxílio emergencial ajudou a captação bater recorde em abril

Por Jenne Andrade

11/05/2020 | 3:00 Atualização: 11/05/2020 | 12:46

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Depois de passar 15 anos refém de empréstimos para fazer as contas fecharem no fim do mês, a professora de 42 anos, Marcele Pontes, decidiu dar um basta nas dívidas e retomar o controle sobre o orçamento pessoal. Isso aconteceu em 2017, quando começou a guardar uma parte do dinheiro para aplicar em títulos do tesouro direto.

Leia mais:
  • Renda fixa é opção segura, mas você também pode perder dinheiro
  • Como diversificar investimentos em renda fixa?
  • 31 cursos gratuitos de educação financeira para fazer na quarentena
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Depois de um divórcio, fiquei com todas as dívidas do ex-marido que usava o meu cartão de crédito”, diz Marcele. “Investir no Tesouro era uma forma de eu não mexer nos recursos que eu poupava, além de ser uma aplicação segura.”

Tudo mudou em março deste ano, quando a crise do coronavírus derrubou as perspectivas positivas para a economia e virou o mercado financeiro de cabeça para baixo. Nesse turbilhão que se desdobrou em uma crise sanitária, política e econômica, nem a renda fixa ficou de fora.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Devido a alta volatilidade nas taxas de juros durante os pregões, a plataforma do Tesouro Nacional pegou todos de surpresa ao parar quatro vezes no dia 18 de março.

A partir daí, a professora decidiu que durante a crise os recursos iriam para uma velha conhecida: a caderneta de poupança. “Pela primeira vez após minha jornada de educação financeira, decidi guardar todas as minhas economias na poupança.”

Investimento mais popular entre os brasileiros, a poupança rende hoje 70% da taxa básica de juros da economia, SELIC, fixada em 3% pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na última quarta-feira (6). Isso significa que a aplicação rende 2,1% ao ano – uma das rentabilidades mais baixas na renda fixa.

Mesmo com pouco retorno, Marcele não foi a única a fazer esse movimento. Milhares de brasileiros colocaram dinheiro na poupança em abril, fazendo com que a captação líquida do investimento fosse positiva e a maior desde 1995, fechando o mês em R$ 30,4 bilhões.

Publicidade

Para efeito de comparação, durante todo o ano de 2019, a captação líquida total foi de R$ 13,3 bilhões, segundo dados divulgados pelo Banco Central. O resultado, tão além do esperado em um momento de crise e na contramão da tendência observada nos últimos anos, deixa a curiosidade: o que motivou a alta?

A queridinha dos brasileiros não é o melhor investimento

Os tempos áureos da poupança foram na década de 90, quando o investimento rendia a uma taxa real de 14% ao ano. Nos dias de hoje, porém, a rentabilidade não passa de 2,1%, sem descontar a inflação. Mesmo assim, ela continua forte na memória do brasileiro como uma das aplicações mais seguras.

Em 2012, a regra para a rentabilidade da poupança foi alterada de 0,5% ao mês para 70% da SELIC. Ela só volta ao patamar antigo quando a taxa de juros está acima de 8,5% ao ano.

“A caderneta é historicamente vinculada ao financiamento de habitação”, diz a economista Claudia Yoshinaga, coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP. “É um dinheiro carimbado.”

Como os empréstimos para habitação costumam ser mais longos e com juros mais baixos, essa ‘trava’ na rentabilidade foi criada. Na medida em que a SELIC foi caindo, a aplicação ficou prejudicada e afugentou os investidores.

O que trouxe os investidores de volta?

Para Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da ANEFAC, a alta captação em abril foi puxada pelos cidadãos que receberam a primeira parcela do auxílio emergencial e por outros dois tipos de investidores: os que perderam dinheiro na renda variável e os que se decepcionaram com o baixo rendimento de fundos de renda fixa no mês de março.

Publicidade

“Essa elevação não vai se repetir nos próximos meses. A tendência da poupança é perder depósitos, frente a uma situação de crise, em que as pessoas precisam sacar suas reservas financeiras para suprir as necessidades”, afirmou o diretor.

Essa também é a opinião da economista Yoshinaga. “Infelizmente, a poupança é uma questão histórica. Quando acontece uma crise, as pessoas já pensam nessa aplicação em primeiro lugar”, disse. “Não é um bom investimento, nem o mais seguro”, completou.

Já para Daniel Pegorini, CEO da Valora Investimentos, a corrida para a caderneta tem uma explicação só. “A maioria dos fundos e a renda fixa ficaram negativos no mês de março e em abril. Isso aconteceu por problemas de marcação de papéis a mercado, coisa que não acontece na poupança”, explicou.

Ter “marcação a mercado” quer dizer que os preços das ações nos fundos de renda fixa estão sujeitos as regras de oferta e demanda, podendo desvalorizar ou valorizar. Com o mercado volátil por conta da crise econômica, muitos venderam seus ativos e os preços foram pressionados para baixo. Isso não aconteceu com a poupança, já que a aplicação vai sempre render 70% da SELIC.

Publicidade

De acordo com o levantamento exclusivo feito pela Economática a pedido do E-Investidor, enquanto a poupança rendeu cerca de 72,29% no mês de março, considerando como parâmetro a taxa CDI, os fundos de renda fixa renderam cerca de 30,04%, uma queda monumental em relação aos meses anteriores. Mas isso não quer dizer que quem trocou os fundos pela poupança na virada de março para abril se deu bem.

“Em abril, os fundos de renda fixa voltaram a ganhar da poupança. O investidor tem que ter visão de longo prazo e evitar o efeito manada”, ressaltou Einar Rivero, gerente de relacionamento institucional e comercial da Economática. De fato, enquanto os fundos de renda fixa se recuperaram e renderam 95,31% do CDI na mediana de abril, a poupança continuou travada em 75,8%.

Apesar da rentabilidade média dos fundos em 2020 perder para a “queridinha dos brasileiros”, nos últimos 12 meses o cenário ainda é favorável: a rentabilidade foi de 97,47% do CDI entre abril de 2019 e abril deste ano, contra 71,84% da poupança.

Igualmente seguros e rendem mais: alternativas à poupança

Muita gente não sabe, mas existem várias alternativas em renda fixa que são tão seguras quanto a poupança e proporcionaram uma rentabilidade maior. Para quem está começando no universo das finanças, o Tesouro SELIC pode ser uma boa opção, já que que rende 100% da taxa de juros, tem aplicação mínima baixa e o investidor pode ter acesso pelo site do Tesouro Nacional.

O auxiliar administrativo de 20 anos, Gustavo Oliveira, está planejando fazer exatamente isso. “Meus pais fizeram uma poupança para mim quando eu era criança, e estou estudando há um tempo para começar a investir no Tesouro”, afirmou. “Tenho o objetivo de morar fora do país com esse dinheiro, e a poupança estava rendendo pouco”.

Publicidade

Já para quem ainda é totalmente leigo no assunto, o planejador financeiro Rodrigo Bussab recomenda apostar em Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) de bancos médios e grandes ou em Fundos DI, ambos de liquidez diária. “O investidor pode pedir por essas opções nas agências bancárias, não precisa ter tanta bagagem de educação financeira”, afirmou o planejador. “Essas aplicações serão tão seguras quanto a poupança e irão render mais”, completou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investimentos
  • Poupança
  • Tesouro Direto
Cotações
28/04/2026 15h50 (delay 15min)
Câmbio
28/04/2026 15h50 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje fecha abaixo de 190 mil pontos com tensão EUA-Irã, Focus e Super Quarta no radar; dólar cai

  • 2

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 3

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 4

    Resultados 1T26: 53% das empresas devem reportar lucro maior mesmo com cenário adverso, diz Itaú BBA

  • 5

    Ibovespa hoje recua com aceleração do IPCA-15 pressionando corte de juros no País

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Imagem principal sobre o Passaporte EUA: quanto custa a emissão do 1º documento para assistir à Copa do Mundo 2026?
Logo E-Investidor
Passaporte EUA: quanto custa a emissão do 1º documento para assistir à Copa do Mundo 2026?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar o dinheiro em lotéricas?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar o dinheiro em lotéricas?
Imagem principal sobre o Starlink mini para viagem: veja quanto tempo dura o período de teste do plano
Logo E-Investidor
Starlink mini para viagem: veja quanto tempo dura o período de teste do plano
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que acontece com o dinheiro quando o aluno encerra a conta no Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que acontece com o dinheiro quando o aluno encerra a conta no Caixa Tem?
Últimas:
UBS projeta rali de ações em 2026 impulsionado por IA, mas vê dívida e geopolítica como ameaças
Mercado
UBS projeta rali de ações em 2026 impulsionado por IA, mas vê dívida e geopolítica como ameaças

Banco projeta rali liderado por tecnologia e lucros, com S&P 500 a 7.700 pontos, mas destaca riscos com dívida global, inflação e tensões entre EUA e China

28/04/2026 | 15h39 | Por Isabela Ortiz
Ouro fecha em queda com expectativa de juros elevados ante impasse no Oriente Médio
Tempo Real
Ouro fecha em queda com expectativa de juros elevados ante impasse no Oriente Médio

Para o MUFG, a contínua interrupção do Estreito de Ormuz intensifica as preocupações com a inflação global

28/04/2026 | 15h32 | Por Letícia Araújo
Bolsas da Europa fecham sem direção única com dúvidas sobre negociações entre EUA e Irã
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham sem direção única com dúvidas sobre negociações entre EUA e Irã

Expectativas dos consumidores para a inflação na zona do euro saltaram para 4% nos próximos meses, segundo o BCE

28/04/2026 | 14h50 | Por Isabella Pugliese Vellani
Mega-Sena terá sorteio especial em comemoração aos seus 30 anos; veja o valor do prêmio que não acumula
Loterias
Mega-Sena terá sorteio especial em comemoração aos seus 30 anos; veja o valor do prêmio que não acumula

As vendas paralelas da modalidade já iniciaram, permitindo que apostadores registrem seus palpites

28/04/2026 | 14h38 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador